A baia de armas do caça ‘stealth’ chinês J-20
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SAIBA MAIS:
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- Segundo modelo de caça de 5ª geração chinês voa pela primeira vez
- J-20 chinês: uma análise de suas fraquezas e de seus potenciais
- J-20, MiG 1.44, F-22, PAK FA e YF-23: qualquer semelhança…
- Sim, ele voa! J-20 decola pela primeira vez
Uma baia com capacidade igual à do F-22: 6 BVRs. +2 misseis WVR nas laterais. Nada mal. 🙂
[]’s
Eles não estão pra brincadeira nada.
Enquanto isso em terras sem dono e sem lei tupiniquins, segue o drama de uma força aérea que vive de sucatas voadoras.
Engraçado que não vi nada que indique como os mísseis são soltos.
É interessante essa mudança da mentalidade chinesa, com relação aos programas militares. Se pararmos para pensar eles são mai abertos que boa parte (para não dizer todos) os programas militares ocidentais. Alguém aqui já viu fotos do F-35, ou um nEUROn, em alta resolução, em voo de testes, tiradas por civis? Os programas da Embraer mesmo, são guardados a sete chaves, mesmo aeronaves civis. Dia desses um jatinho executivo decolou pela primeira vez e para achar imagens dele era difícil. Claro que toda essa abertura chinesa serve como propaganda e só estão sento tiradas com o consentimento do governo chinês.… Read more »
Essa parte de baixo desse avião não deveria ser um pouco mais ondulada ??
Pq ela parece ser meio reta, horizontal demais, não deveria ter umas saliências ??
Wagner, pelo contrário, quanto mais saliências, mais ecos no radar.
AAH OBRIGADO 🙂
Para começarmos o dia, sugestão ao blog ( mais uma das minhas né kkkk !)
http://en.rian.ru/military_news/20130717/182283317/Over-40-Aircraft-Start-War-Games-in-W-Russia.html
Sds
🙂
Projeto interessante, mas falta comprovar as habilidades, principalmente frente ao radar inimigo!!!
Ninguém vê nada de errado nesse avião?
Todo o peso está na parte traseira da aeronave, praticamente onde estão os motores. Na frente não há peso. Por isso da asa tão recuada para trás.
Já adianto que não entendo coisa nenhuma dessa questão.
Então posso muito bem estar fazendo uma pergunta idiota.
Mas…
Canards e barbatanas ventrais, esse “troço” será stealth mesmo?
Amigos, boa tarde. Alguns comentários: 1. Como acontece em várias outras aeronaves, os mísseis são ejetados para baixo antes de sua ignição. Esse sistema é usado para todos os mísseis que não são lançados por trilho. O maior problema é o tempo perdido nesse processo. Se for feito durante um combate, a “arena” pode ter girado bastante até que o míssil consiga navegar, podendo causar que ele tenha que manobrar muito até que consiga colocar o alvo em seu campo de visada. Mísseis para dogfight normalmente são lançados de trilho. 2. Superfícies planas refletem muito as ondas de radar, mas… Read more »
Justin
Pois justamente isso: note que todo o armamento está instalado à frente do CG da aeronave.
Os canards tem ângulo diverso dos das asas;
As aletas ventrais também tem ângulo diferente dos estabilizadores;
Há uma superfície curva entre o canard e a asa, o que não condiz com uma aeronave furtiva.
Esse caça é tão stealth quanto um Boeing 747
Na boa, isso aí pra mim não é nem nunca foi caça. Tá mais pra caça bombardeiro ou avião de ataque.
Quanto a função principal, isso pouco importa. O ponto é que esse avião está sendo “vendido” como furtivo. Eu duvido que seja, aposto que quando (e esse “quando” é sem otimismo algum) estiver voando operacional nos esquadrões chineses vai ser detectado pela defesa aérea japonesa fácil fácil.
Vou dizer como exergo esta aeronave:
O J-XX será um caça, mas nem um pouco convencional, será mais como um MIG-31, atacará os alvos de longe, aproveitando seu baixo RCS, evitando os confrontos Dog Fight. Pelo tamanho de suas entradas de ar, é obvio que se planeja ter uma aeronave bastante rápida!
E claro, deverá ser um caça bombardeiro, que evitará as missões de apoio aéreo aproximado e se concentrará no ataque a distância, fazendo uso dos novos mísseis de precisão que estão sendo desenvolvidos pelos chineses.
Justin Case disse:
17 de julho de 2013 às 14:04
(…)Mísseis para dogfight normalmente são lançados de trilho.(…)
Justin,
No J20, o lançamento de misseis WVR tmb é feito por trilhos…
O trilho é ejetado da baia de armas nas laterais, junto com o missil, e esse é disparado da forma convencional…
A baia lateral de armamentos do J20 já foi objeto de um post, aqui no Aéreo…
Justin
Vc postou ali ” 2. Superfícies planas refletem muito as ondas de radar, mas esta reflexão está restrita a uma direção principal, que não deve constituir um retorno para o caçador. Superfícies arredondadas dão reflexão menor, mas em várias direções, facilitando que o caçador receba algum retorno. ”
Como assegurar que a direção principal não de retorno ao caçador ??
Isso é possível ??
Sds
Olá, Wagner. Na concepção da aeronave, devem ser evitadas superfícies que fiquem perpendiculares ao feixe radar do inimigo. Por isto, considera-se principalmente que o feixe virá do setor frontal e lateral. Nesses setores, evitam-se superfícies verticais. Elas já são poucas no setor frontal, por fatores aerodinâmicos. No entanto, ainda há problemas com as palhetas de motores que não têm entrada de ar em S e com outras áreas tais como antenas, arcos de canopis, o bulkhead atrás dos assentos, etc. No setor lateral, não temos mais aquelas “paredes” tradicionais, e os estabilizadores verticais agora são inclinados (o que obriga a… Read more »
Alfredo Araujo disse:
17 de julho de 2013 às 16:21
Boa noite, Alfredo.
Eu ainda não tinha atentado para essa solução. Muito boa ideia.
Valeu pela informação.
Abraço,
Justin
“Marcos disse:
17 de julho de 2013 às 14:12
Justin
Pois justamente isso: note que todo o armamento está instalado à frente do CG da aeronave.”
No F-22 é a mesma coisa. No YF-23 também. Pode ficar sossegado que os projetistas dessa e de várias outras aeronaves sabiam muito bem o que estava fazendo.
Bonito esse Revell chines…bacana como eles conseguiram colar os misseis (mock ups) na estrutura de polyetireno do “caca”…kkkkk….
Comunista = Propagandista.
Bullshit.
O tamanho desta aeronave, é ditado pela falta de reabastecedores em qntidade.
Caro Justin Case, excelentes comentários. Obrigado.