O fim do F-X3 poderá chegar na semana que vem…

28

F-35A visto de um avião reabastecedor - foto Lockheed Martin

… obviamente, estamos falando da Coreia do Sul, pois aqui no Brasil nem o F-X2 consegue acabar – porém, esse ‘fim’ do programa poderá até se tornar um recomeço, devido às ofertas não chegarem ao orçamento

Segundo notícia da Reuters veiculada na quinta-feira, 11 de julho, a Coreia do Sul deverá decidir na semana que vem se prosseguirá com seu programa F-X3 (ou F-X III) de aquisição de 60 caças de nova geração, estimado em 7,3 bilhões de dólares, após o fracasso das rodadas de ofertas dos concorrentes. A informação foi dada por um integrante da Defesa do país.

O ministro da Defesa presidirá uma reunião na próxima quarta-feira para rever o processo fracassado até o momento. Várias opções poderão ser consideradas, incluindo reiniciar o processo “do zero”, segundo fonte da DAPA (Defense Acquisition Program Administration – Administração do Programa de Aquisição de Defesa).

F-15-SE com baia de armamentos aberta - foto Boeing

Typhoon RAF do esquadrão 11F - foto Eurofighter

Uma outra solução que poderá ser analisada é a divisão da compra. A DAPA suspendeu o processo de ofertas após nenhum dos ofertantes ter atingido o preço requisitado. Concorrem no programa sul-coreano a Lockheed Martin com o F-35, a Boeing com o F-15 “Silent Eagle” e a EADS com o Eurofighter Typhoon.

FONTE: Reuters (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS: Lockheed Martin, Boeing e Eurofighter (segundo a ordem citada na matéria original)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments