Em 2002, Varig propôs F-16 da Holanda à FAB
BRASÍLIA – A Varig decidiu entrar na disputa pela compra dos caça supersônicos que irão substituir os atuais aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) entre 2005 e 2007. Este é o plano de emergência que o Comando da Aeronáutica será obrigado a montar, uma vez que o lote definitivo de caças para renovar a frota só começaria a chegar em 2007.
Os caças Mirage em funcionamento deixam de operar em 2005. Nos próximos dias, a Varig deve apresentar uma proposta de compra de dezoito F-16, de fabricação americana – o mesmo modelo usado pelas forças da Otan -, que estão em funcionamento na Holanda. A proposta é para a compra de 18 caças no valor total de US$ 120 milhões. No acordo com o governo holandês, a Varig se encarregará de fazer uma revisão geral dos aviões, inclusive com troca de motores.
A licitação para compra de caças novos foi deixada para o governo Lula depois que foram levantadas suspeitas de favorecimento à Gripen, fabricante anglo-sueca. O negócio chega a US$ 788 milhões. A Gripen tem como parceira tecnológica, no Brasil, uma subsidiária da Varig.
Até agora, para os ”aviões de transição” estava na disputa apenas o modelo israelense Kfir. Seriam adquiridos doze caças, no valor total de US$ 93 milhões. Os aviões, no entanto, foram fabricados na década de 70.
Jornal do Brasil – 30.10.02
E lá se foram para o Chile.
Suspeita de favorecimento para a SAAB? Foi barriga ou ocorreu isso mesmo?
A possibilidade de oferecer F-16 usados e essa oferta ligada à Varig é citada num “wikileaks” de 2004: http://www.aereo.jor.br/2011/01/21/lembrancas-do-%E2%80%98f-x1%E2%80%B2-via-wikileaks-%E2%80%93-parte-3/ Ao menos na visão dos americanos nesse texto, se havia algum lobby mais forte era em relação ao competidor Mirage 2000 (não confundir com os usados, o assunto é o F-X1), mas é citado também o fato de que “até mesmo” o Gripen tinha lobby. Interessante é que, praticamente na mesma época (entre 2002 e 2004) a Saab conversava sobre compra e sobre leasing com Hungria e República Tcheca. Se havia “favorecimento” em relação ao Gripen na época aqui no Brasil,… Read more »
Desde o FX, quantas oportunidades não foram desconsideradas? Além de corrupção, os governos são pródigos, como sabemos há tempo, em fechar os olhos aos interesses da Nação.
Estão vendo: procrastinação e indecisão em relação a assuntos militares não é exclusividade petista. Nunão, ainda existem F-16 disponíveis, de preferência MLU, além do Amarc para tampão na FAB.
Márcio, não entendi. Você fez uma pergunta ou uma afirmação na sua última frase? Quanto a “procrastinação e indecisão em relação a assuntos militares não é exclusividade petista”, de fato você está mais do que certo. Mas no caso dos últimos governos, ao menos quanto aos caças cujo processo começou em 1997 e se arrasta até hoje, os governos petistas, com 10 anos de procrastinação (2003-2013), já bateram de longe o recorde dos tucanos, com cinco (1997-2002). Grosso modo, é claro, pois parte desse tempo foi gasto não em indecisão, mas no andamento dos processos do F-X e F-X2. Ainda… Read more »
“asbueno disse: 10 de julho de 2013 às 16:41” A questão do favorecimento é mais um daqueles mitos saídos do processo do FX-I. Dois erros foram fundamentais no governo FHC para detonar a compra de caças: 1) deixar a Dassault se unir a Embraer para oferecer o Mirage 2000 e 2) o excesso de politização do processo. Ao permitir o chamado M2000Br o governo FHC tornou todos os politicos favoráveis ao caça francês contra os outros concorrentes (rolou a história da FAB pedir ao governo usar o golden share para impedir esta aliança, mas o governo FHC negou o pedido).… Read more »
ricardo_recife disse:
10 de julho de 2013 às 20:22
Obrigado pela recuperação dos fatos.
Tudo isso mostra aquilo que já sabemos: por conta da falta de responsabilidade e de interesse a casta política empurra com a barriga. E não é apenas em relação a decisão da compra dos caças. Permitir a aliança Embraer-Dassault e depois ainda criar uma concorrência é outro caso desse tipo, algo mal pensado
E vamos tocando a canoa….
O que falta é culhão para decidir !!
E a Tia… não os tem !!
Avião de caça é coisa de macho…. de testosterona…. de bravura indômita…. de gaudério…. o que também não temos mais em desgoverno nenhum.
Só o que nos sobrou foi um bando de lesa pátrias… um bando de frouxos e corruptos.
Sds.
Baschera disse:
10 de julho de 2013 às 21:20
Apoiado Baschera. Falta-nos um (monte de) John Wayne!
Eu diria um hibrido de Jonh Wayne com Chuck Noris…. é sair dando sopapos e porrada a torto e a direito nesta cambada de frouxos !
Sds.
Sério, na camaradagem, precisamos de uma guerra básica, alguém tinha que invadir, tomar ou bloquear alguma coisa do Brasil, sei lá, uma Guerra da Lagosta parte II, ou fazerem com a gente o que os EUA fizeram com o Japão no século XIX, onde eles fecharam e bombardearam alguns portos nipônicos.
Temos que sentir na pele a surra, para só depois descobrir a necessidade de certas coisas. Só ai, depois de 30 anos do ocorrido, teríamos uma geração mais, digamos, responsável.
Concordo com o Oganza!
Creio que falta mesmo é uma guerra, pois talvez só assim os nossos políticos, de uma maneira geral, passem a olhar com outros olhos para as carências das FA´s.
Sds
Lobby do Gripen? E o lobby da Dassault com a Embraer que, esse sim, DETONOU com a lisura com que a FAB vinha conduzindo o FX1???? E alguém aqui já se perguntou porque que o governo do PT quebrou e depois DOOU a Varig a preço de banana para a Gol dos “Constantinos”? Será que foi retaliação por melar o negócio da Dassault/Embraer, que daria dinheiro pra muita gente graúda, ou eu que terei imaginação demais? 😉 Realmente, há mais coisas entre o FX1 e o FX2 do que supõe nossa vã filosofia… O fato é: Dassault: empresa suja detonando… Read more »
Dassault: é uma das coisas privadas mais estatais que eu já vi… parece coisa de brasileiro, talvez seja por isso a empatia por parte do Rei Sol.
Se foi favorecimento o que impediu a compra do Gripen, foi porque não veio para os bolsos dos companheiros …..
Prezado Nunão, era para ser uma pergunta, faltou o ponto de interrogação. Se puder respondê-la ainda será bom. FHC, porém não ficou cinco anos no poder, mas oito. Seu ministro da Fazenda, o nem um pouco saudoso Mallan, ante a pressão do brigadeiro Baptista pela renovação dos caças da FAB saiu com essa pérola: “Será que o FMI vai concordar?”
“marciomacedo em 11/07/2013 as 10:20” Márcio, então respondendo à sua pergunta: atualmente há F-16 MLU excedente sendo oferecido pela Holanda (mas há uma preferência para aquisição pelo Chile) e em Portugal (a serem adquiridos pela Romênia). Tempos atrás, havia um excedente Belga, se não me engano e um punhado aqui ou ali talvez na Dinamarca e Noruega, mas nesses casos eles estão esticando ao máximo a vida útil devido aos atrasos do F-35. Mas eu creio que daria para garimpar meia dúzia aqui, meia dúzia acolá (não que eu ache isso interessante). Daqui a uns 15 anos deverá haver novas… Read more »
Caro Márcio, embora pareça uma “pérola”, cabe lembrar que o Brasil era DEVEDOR do FMI desde o governo Sarney, FMI este que dentre outras coisas controlava estritamente os gastos públicos, para pagamento da dívida assumida. Nada que a Caixa Econômica Federal não faça com quem tem que pedir empréstimo para construir a casa própria, por exemplo. De modo que o questionamento do Ministro Pedro Malan tinha procedência. Depois que o “iluminado de Garanhuns” assumiu o poder o Brasil, ao menos na propaganda PeTralha, “pagou a dívida externa” (claro que eles esquecem de dizer que internalizaram-na, triplicando seu custo). Na era… Read more »