Em 2002, Varig propôs F-16 da Holanda à FAB

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BRASÍLIA – A Varig decidiu entrar na disputa pela compra dos caça supersônicos que irão substituir os atuais aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) entre 2005 e 2007. Este é o plano de emergência que o Comando da Aeronáutica será obrigado a montar, uma vez que o lote definitivo de caças para renovar a frota só começaria a chegar em 2007.

Os caças Mirage em funcionamento deixam de operar em 2005. Nos próximos dias, a Varig deve apresentar uma proposta de compra de dezoito F-16, de fabricação americana – o mesmo modelo usado pelas forças da Otan -, que estão em funcionamento na Holanda. A proposta é para a compra de 18 caças no valor total de US$ 120 milhões. No acordo com o governo holandês, a Varig se encarregará de fazer uma revisão geral dos aviões, inclusive com troca de motores.

A licitação para compra de caças novos foi deixada para o governo Lula depois que foram levantadas suspeitas de favorecimento à Gripen, fabricante anglo-sueca. O negócio chega a US$ 788 milhões. A Gripen tem como parceira tecnológica, no Brasil, uma subsidiária da Varig.

Até agora, para os ”aviões de transição” estava na disputa apenas o modelo israelense Kfir. Seriam adquiridos doze caças, no valor total de US$ 93 milhões. Os aviões, no entanto, foram fabricados na década de 70.

Jornal do Brasil – 30.10.02

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asbueno

E lá se foram para o Chile.

Suspeita de favorecimento para a SAAB? Foi barriga ou ocorreu isso mesmo?

Fernando "Nunão" De Martini

A possibilidade de oferecer F-16 usados e essa oferta ligada à Varig é citada num “wikileaks” de 2004: http://www.aereo.jor.br/2011/01/21/lembrancas-do-%E2%80%98f-x1%E2%80%B2-via-wikileaks-%E2%80%93-parte-3/ Ao menos na visão dos americanos nesse texto, se havia algum lobby mais forte era em relação ao competidor Mirage 2000 (não confundir com os usados, o assunto é o F-X1), mas é citado também o fato de que “até mesmo” o Gripen tinha lobby. Interessante é que, praticamente na mesma época (entre 2002 e 2004) a Saab conversava sobre compra e sobre leasing com Hungria e República Tcheca. Se havia “favorecimento” em relação ao Gripen na época aqui no Brasil,… Read more »

asbueno

Desde o FX, quantas oportunidades não foram desconsideradas? Além de corrupção, os governos são pródigos, como sabemos há tempo, em fechar os olhos aos interesses da Nação.

marciomacedo

Estão vendo: procrastinação e indecisão em relação a assuntos militares não é exclusividade petista. Nunão, ainda existem F-16 disponíveis, de preferência MLU, além do Amarc para tampão na FAB.

Fernando "Nunão" De Martini

Márcio, não entendi. Você fez uma pergunta ou uma afirmação na sua última frase? Quanto a “procrastinação e indecisão em relação a assuntos militares não é exclusividade petista”, de fato você está mais do que certo. Mas no caso dos últimos governos, ao menos quanto aos caças cujo processo começou em 1997 e se arrasta até hoje, os governos petistas, com 10 anos de procrastinação (2003-2013), já bateram de longe o recorde dos tucanos, com cinco (1997-2002). Grosso modo, é claro, pois parte desse tempo foi gasto não em indecisão, mas no andamento dos processos do F-X e F-X2. Ainda… Read more »

ricardo_recife

“asbueno disse: 10 de julho de 2013 às 16:41” A questão do favorecimento é mais um daqueles mitos saídos do processo do FX-I. Dois erros foram fundamentais no governo FHC para detonar a compra de caças: 1) deixar a Dassault se unir a Embraer para oferecer o Mirage 2000 e 2) o excesso de politização do processo. Ao permitir o chamado M2000Br o governo FHC tornou todos os politicos favoráveis ao caça francês contra os outros concorrentes (rolou a história da FAB pedir ao governo usar o golden share para impedir esta aliança, mas o governo FHC negou o pedido).… Read more »

asbueno

ricardo_recife disse:
10 de julho de 2013 às 20:22

Obrigado pela recuperação dos fatos.
Tudo isso mostra aquilo que já sabemos: por conta da falta de responsabilidade e de interesse a casta política empurra com a barriga. E não é apenas em relação a decisão da compra dos caças. Permitir a aliança Embraer-Dassault e depois ainda criar uma concorrência é outro caso desse tipo, algo mal pensado
E vamos tocando a canoa….

Baschera

O que falta é culhão para decidir !!

E a Tia… não os tem !!

Avião de caça é coisa de macho…. de testosterona…. de bravura indômita…. de gaudério…. o que também não temos mais em desgoverno nenhum.

Só o que nos sobrou foi um bando de lesa pátrias… um bando de frouxos e corruptos.

Sds.

asbueno

Baschera disse:
10 de julho de 2013 às 21:20

Apoiado Baschera. Falta-nos um (monte de) John Wayne!

Baschera

Eu diria um hibrido de Jonh Wayne com Chuck Noris…. é sair dando sopapos e porrada a torto e a direito nesta cambada de frouxos !

Sds.

Oganza

Sério, na camaradagem, precisamos de uma guerra básica, alguém tinha que invadir, tomar ou bloquear alguma coisa do Brasil, sei lá, uma Guerra da Lagosta parte II, ou fazerem com a gente o que os EUA fizeram com o Japão no século XIX, onde eles fecharam e bombardearam alguns portos nipônicos.

Temos que sentir na pele a surra, para só depois descobrir a necessidade de certas coisas. Só ai, depois de 30 anos do ocorrido, teríamos uma geração mais, digamos, responsável.

André

Concordo com o Oganza!

Creio que falta mesmo é uma guerra, pois talvez só assim os nossos políticos, de uma maneira geral, passem a olhar com outros olhos para as carências das FA´s.

Sds

Vader

Lobby do Gripen? E o lobby da Dassault com a Embraer que, esse sim, DETONOU com a lisura com que a FAB vinha conduzindo o FX1???? E alguém aqui já se perguntou porque que o governo do PT quebrou e depois DOOU a Varig a preço de banana para a Gol dos “Constantinos”? Será que foi retaliação por melar o negócio da Dassault/Embraer, que daria dinheiro pra muita gente graúda, ou eu que terei imaginação demais? 😉 Realmente, há mais coisas entre o FX1 e o FX2 do que supõe nossa vã filosofia… O fato é: Dassault: empresa suja detonando… Read more »

Oganza

Dassault: é uma das coisas privadas mais estatais que eu já vi… parece coisa de brasileiro, talvez seja por isso a empatia por parte do Rei Sol.

Antonio M

Se foi favorecimento o que impediu a compra do Gripen, foi porque não veio para os bolsos dos companheiros …..

marciomacedo

Prezado Nunão, era para ser uma pergunta, faltou o ponto de interrogação. Se puder respondê-la ainda será bom. FHC, porém não ficou cinco anos no poder, mas oito. Seu ministro da Fazenda, o nem um pouco saudoso Mallan, ante a pressão do brigadeiro Baptista pela renovação dos caças da FAB saiu com essa pérola: “Será que o FMI vai concordar?”

Fernando "Nunão" De Martini

“marciomacedo em 11/07/2013 as 10:20” Márcio, então respondendo à sua pergunta: atualmente há F-16 MLU excedente sendo oferecido pela Holanda (mas há uma preferência para aquisição pelo Chile) e em Portugal (a serem adquiridos pela Romênia). Tempos atrás, havia um excedente Belga, se não me engano e um punhado aqui ou ali talvez na Dinamarca e Noruega, mas nesses casos eles estão esticando ao máximo a vida útil devido aos atrasos do F-35. Mas eu creio que daria para garimpar meia dúzia aqui, meia dúzia acolá (não que eu ache isso interessante). Daqui a uns 15 anos deverá haver novas… Read more »

Vader

Caro Márcio, embora pareça uma “pérola”, cabe lembrar que o Brasil era DEVEDOR do FMI desde o governo Sarney, FMI este que dentre outras coisas controlava estritamente os gastos públicos, para pagamento da dívida assumida. Nada que a Caixa Econômica Federal não faça com quem tem que pedir empréstimo para construir a casa própria, por exemplo. De modo que o questionamento do Ministro Pedro Malan tinha procedência. Depois que o “iluminado de Garanhuns” assumiu o poder o Brasil, ao menos na propaganda PeTralha, “pagou a dívida externa” (claro que eles esquecem de dizer que internalizaram-na, triplicando seu custo). Na era… Read more »