Gripen de volta à mídia na Suíça – parte 1: o caça não é mais ‘de papel’

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Gripen F demonstrador - foto Departamento de Defesa da Suíça

Após alguns meses de pouca presença em notícias na mídia suíça devido à ‘entressafra’ das discussões no Parlamento, o caça sueco Gripen volta a aparecer em matérias de jornal e TV na Suíça, uma delas destacando o início da produção do primeiro protótipo de testes no padrão de pré-série

O “radar”  do Poder Aéreo costuma acompanhar alguns “alvos” na mídia de outros países, especialmente onde há concorrências de caças em andamento. Assim, temos trazido com frequência notícias sobre o programa F-X III sul-coreano, o MMRCA da Índia e o TTE da Suíça. Quanto a este último, desde o início de abril o assunto andava meio ausente na mídia suíça, ao contrário dos meses anteriores, quando os senadores suíços aprovaram a compra (mas não a verba) do caça sueco Gripen escolhido pelo Governo, adiando assim para agosto uma decisão mais consistente, que terá que ser feita pela Câmara.

Enquanto isso, o Comitê de Defesa do Parlamento manobrou politicamente para suspender as discussões sobre o negócio (cujo processo de avaliação havia aprovado anteriormente), aguardando mais explicações do Departamento de Defesa frente a diversas questões novamente levantadas.

Gripen F em Axalp - foto Depto de Defesa da Suíça

Todas essas discussões acaloradas podem ser vistas na lista de links ao final desta matéria. Nos últimos meses, o assunto esfriou aguardando o próximo “round” previsto para agosto, e o pouco que se viu na mídia suíça foram matérias requentadas mostrando a movimentação de lobbies concorrentes. Um deles é o que propõe a compra de caças Eurofighter Tranche 1 usados da Alemanha, que jornais de língua alemã (clique para ver uma das matérias) defenderam em maio em reportagens com o argumento de que o Eurofighter recebeu uma pontuação superior ao Gripen na seleção suíça e, com preço menor dessa oferta de usados, representaria uma opção mais econômica e de maior capacidade.

Curiosamente, as reportagens em questão “esqueceram” o fato de que o modelo do Eurofighter avaliado na disputa foi o Tranche 3, que oferece a capacidade multimissão solicitada pelo programa de seleção, enquanto os usados Tranche 1 são caças principalmente de defesa aérea, com padrão de hardware e software que oferece apenas uso limitado em outras arenas.

Algumas poucas matérias também acompanharam a turnê da Saab sueca em diversas localidades suíças, numa série de encontros com representantes das indústrias do país para apresentar as oportunidades de participação no programa do Gripen e forjar parcerias. Curiosamente, só foram publicadas reportagens (e praticamente apenas na mídia de língua alemã) que mostrassem algum desinteresse pelo programa por parte das indústrias de uma ou outra localidade específica, ignorando-se o resultado das discussões em outros locais. A exceção mais “positiva” para a imagem do caça foi a divulgação de testes de emprego do canhão de caças Gripen suecos no estande de tiro de Axalp, na Suíça, mas ainda assim isso se deu em meados de abril.

Nos últimos dias, porém, o assunto Gripen voltou a aparecer, ainda que no momento apenas nos meios de língua alemã. Esse reaparecimento pode ser creditado à proximidade da retomada das discussões parlamentares sobre o assunto, previstas para agosto, o que pode ter motivado um dos jornais a pautar uma entrevista com o CEO da Saab. Por outro lado, houve uma novidade de fato, que foi o anúncio, pela Saab, do início da construção do primeiro protótipo de testes do Gripen E, no padrão de pré-produção, visando tanto a possível encomenda de 22 jatos pela Suíça quanto atender à necessidade sueca de 60 exemplares.

Vamos começar a retomar o assunto por reportagem da SFTV suíça, veiculada no último dia 3 de julho, e que trata do início da produção do protótipo de testes do Gripen E.

Gripen F demonstrador em voo de testes - foto 2 Depto Def Suíça

Segundo a matéria da SFTV (clique no link para acessar original em alemão – a tradução a seguir é do Poder Aéreo), o caça Gripen sueco foi motivo de muito debate político na Suíça, ao tempo em que a aeronave “apenas existia no papel”. Agora, começou a construção de fato, com o objetivo de entregar 22 caças à Suíça a partir de 2018.

A reportagem destaca que a informação sobre o início da construção do Gripen E é da Saab, e que a encomenda de 22 caças do tipo à Suíça é desejo do Governo Suíço. A decisão pelo programa que chega a 3,12 bilhões de francos suíços (que na cotação atual corresponde a cerca de 3,25 bilhões de dólares ou 7,34 bilhões de reais) está agora nas mãos do Parlamento, onde dúvidas a respeito das capacidades técnicas do caça foram expressas de diversas formas.

 

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Já a Saab, fabricante do caça, atesta segundo a matéria as qualidades “de classe mundial”, e afirmou que a aeronave atualmente em início de construção, denominada avião de testes 39-8, será o primeiro exemplar de pré-série do Gripen E. A reportagem também informou que esse exemplar do Gripen E se segue ao modelo anterior de dois lugares (F) que serviu para testar diversas inovações da nova versão, o que incluiu voos na Suíça, a partir da Base Aérea de Emmen.

Por fim, a matéria da SFTV ressaltou que, enquanto na Suíça a decisão final pela aquisição de 22 caças Gripen ainda está pendente, no caso da Suécia o Governo já deu o sinal verde para a encomenda de 60 unidades.

Gripen F em Emmen - foto Depto de Defesa da Suíça

FOTOS: Departamento de Defesa da Suíça e Blog oficial do Gripen

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