Rússia possui 18 Su-30MK para venda imediata
Caças pertenciam à Índia. Negociações estão em andamento com a Etiópia
A Rússia está em contato com autoridades da Etiópia com o propósito de fornecer um lote de 18 caças Sukhoi Su-30K usados, informou o diretor geral da agência estatal de negociação de material bélico Rosoboronexport, Alexander Mikheyev ao noticiário RIA Novosti.
Os aviões foram devolvidos pela Índia como parte do pagamento que aquisição da variante mais moderna Su-30MKI.
“Estamos negociando com a Etiópia a possibilidade da venda desses caças. Propusemos um pacote de modernização dessas aeronaves, com aumento da capacidade tática e melhoria das características técnicas, incluindo a integração de mísseis ar-ar e ar-superfície mais modernos”, disse Mikheyev.
Ele informou que os primeiros quatro Su-30K estão passando por manutenção em uma instalação russa. “Com a disponibilidade de fundos provenientes de um cliente externo, nós podemos renovar e modernizar a frota por inteiro em quatro ou seis meses”, informou o executivo da Rosoboronexport.
FONTE: РИА Новости (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em russo)
NOTA DO EDITOR: seria este um bom caça para preencher a lacuna do GDA?
Qualquer coisa que voe preencheria a lacuna no GDA…
Agora, falando sério, se não consideramos hangaragem, treinamento, custos de manutenção, o SAC russo…, e coisas tais, para uma realidade completamente revolucionária a nossa… É um maravilhoso caça.
Acho perfeito, mas tem que saber fazer o negócio direito. Dezoito assim de uma vez só pode ser muito para a Etiópia, uma dúzia desses fantásticos caças está de ótimo tamanho para fazer frente a Sudão, Quênia, Uganda, Somália, e Eritreia. Assim, pode-se propor um bom negócio para eles se aliviarem dessa carga excessiva, e que valha a pena para todas as partes envolvidas. A Etiópia adquire todos os 18 mas logo em seguida, numa triangulação (na verdade “quadrangulação”…) devidamente intermediada pelos Governos dos quatro países envolvidos, seleciona a meia dúzia que estiver em piores condições e vende a um… Read more »
Nunão
Minha ideia é um pouco diferente.
A gente compra os Su-30 com a desculpa de que ele será o novo “jatinho” da FAB. Como é biposto, o Su-30 pode levar qualquer parlamentar para qualquer lugar (lembremos da enorme autonomia desse avião) do país na metade do tempo dos atuais “jatinhos” da FAB.
Não precisa nem mudar o nome da unidade. GDA, GTE, tanto faz. Começa tudo com “G” mesmo e ambos possuem “jatinhos”. Eles, os parlamentares, nem vão reparar nisso.
Excelente ideia, Poggio! Aí dá pra comprar todos os 18 e, se vacilar, ainda pedir uns novos, porque avião usado é coisa pra piloto de caça, não de transporte de autoridades! Se bem que me surgiu uma dúvida cruel e que me atormenta: nesse caso o GDA vai ter que mudar de Anápolis pra Brasília ou os jatinhos do GTE vão ter que fazer o traslado entre as duas cidades, para que os passageiros ilustres embarquem nos Su-30??? De qualquer forma, pouco importa esse voo a mais, pois dinheiro para voos de autoridades nunca falta. E, para carregar toda a… Read more »
Nunão, mas esse jatinho vem de fábrica com o botão de ejetar apenas o passageiro ou teria que ser comprado como item opcional?
Será que as autoridades vão gostar do sistema de climatização desses novos jatinhos?
Nunao tu tens tino pro negócio estilo bastidores do poder hein fiot!!rs
Falando sério seria uma ótima pra Fab segurar a onda com estes 18 filés(em comparaçao c/ F-5 e Amx )!!
Niet, spasiva!!
Muito bem pensado Poggio ,já que só compram quando é pro bel prazer deles a Fab pode usar esta disculpa e se equipar c/ este jatinho enorme !!
Esqueçam… o GDA vai de Super Tucano mesmo…..
Sds.
Esqueçam… o GDA vai de Super Tucano mesmo…..
Baschera
Essa foi uma das possibilidades levantadas por nós e que está publicada em uma matéria na Revista Forças de Defesa n.7
É só ir até o jornaleiro 😉
Poggio,
Esta é a decisão !
Sds.
GTA com 18 Sukhoi Su-30K não vai dar. Não tem espaço para levar os asseclas, famílias, “primas”, etc…
Abs,
Ricardo
Baschera, então a defesa aérea do Planalto Central será feita por F5M desdobrados e a proficiência dos pilotos do GDA será feita em Super Tucano, correto?
Senhores,
O Ministro Margarina anunciará nos próximos dias um corte de R$ 15 bilhões nas despesas governamentais.
Pouca coisa sobreviverá no MD.
Sds.
asbueno disse:
5 de julho de 2013 às 17:57
Muito provavelmente… pois as horas de voo dos F-5 devem ser “economizadas” a fim de atingirem a meta de 2017….. caso contrário, ba-baus….
Sds.
Estão tentando uma audiência com Sua Eminência o Papa Francisco….. para tentar “abençoar” ou quem sabe “ressuscitar” o FX-2 ….. até o terceiro dia dá……
Sds.
Senhores,
muito já foi dito sobre isso, mas torno a dizer. Seria possível, com recursos próprios (haverá algum após a canetada da equipekonômika?), a FAB adquirir, por exdmplo, uma dezena (2 bi + 8 monopostos) de Gripen C/D?
SU 30 MKI , refugo Indiano, muito obrigado, recém jantei….
Grande abraço
Esqueçam tudo, nem mesmo um velho Xavante vem para o lugar do Jaguar. A tesoura será enorme!
Sukhoi para o Brasil??? Brincadeira. Isso é pra pais sério como a Etiópia. Quando expirarem as propostas do FX-2 em poucos dias sem nenhuma decisão de novo, até o Zimbabwe terá mais credibilidade que o Brasil.
“Edgar disse:
5 de julho de 2013 às 17:44
Nunão, mas esse jatinho vem de fábrica com o botão de ejetar apenas o passageiro ou teria que ser comprado como item opcional?”
Edgar, eu acho que já vem de fábrica. Veja essa foto, por exemplo:
🙂
hehehehe Nunão, o lance é que os pára-quedas do assento deveriam apresentar mal funcionamento em todos os “lançamentos” bem-sucedidos 😀
“seria este um bom caça para preencher a lacuna do GDA?”
Respondendo:
SIM….já deveriam ter chegado a muito tempo………
Mas tenho uma opinião quer armamentos Russo só eles sabem usar.
Mas acredito na capacidade de nossos pilotos dominarem essas maquinas, porque são os melhores….
Não, nem que a vaca tussa!!!
Entre esses refugos indianos e os Typhoon Tranche 1, fico c/ o Eurofighter.
Apesar de certas maquinações da EADS, contrárias aos interesses da FAB.
Concordo com o comentário acima. Só existem dois tampões imediatos, os Gripens C/D dos estoques suecos e os EF2000 T1 da RAF (a Itália e a Espanha também querem vendê-los). Os outros, para virem para a FAB, ou tem que ser revisados para serem postos em condições de voo, ou os atuais operadores receberem novas aeronaves para substituí-las.
Maurício, que conspiração da EADS
é essa a que você alude em seu post?
Edgar:
Essa mania russa de andar em aviões sem canopy é fogo!!! rsrsrsrsrsrsrs
Mas concordo em ejetar os políticos sem paraquedas no assento traseiro!!!
Grandes piadistas aqui no post (kkkk),
GDA com os SU??
E a falácia da transferência de tecnologia, desenvolvimento da industria nacional, bla, bla…
Tenho impressão de ser impossível tal aquisição.
O caminho será mesmo a troca dos 2000 pelos “novos” F-5EM.
Pela importância estratégica do GDA para o “país” também difícil sua desativação, o caminho será a redistribuição dos F-5EM entre as unidades ou até o fim do 1º/1º GAvCa ou do 2º/1º GAvCa transformando em um só esquadrão para “melhor” aproveitamento dos caças.
Vamos esperar os próximos capítulos…
Amigos, esses caças só dariam dor de cabeça pra FAB. Na hipótese de sua adoção só a adaptação logística e doutrinária já iria esgotar os recursos da Força.
Mirem-se no exemplo da FAV e vejam se estou mentindo. Os Su-30 MKV mal servem pra desfile aéreo.
O Sukhoi 27 é um caça gastão e caro. E para quem não tem tradição alguma com equipamentos russos, como forças aéreas sul americanas (exceção ao Peru), tal verdade é de simples constatação.