Gripen NG de frente - foto Saab

Em nota divulgada nesta quarta-feira, 3 de julho, a empresa sueca de defesa e segurança Saab informou que foi iniciada a montagem do Gripen de próxima geração, o Gripen E. A primeira parte a ser construída é a fuselagem frontal do primeiro avião de testes denominado 39-8, de pré-produção.

O avião de testes 39-8 será o primeira versão completa de pré-produção do Gripen E, e será utilizado para demonstrar novas características e capacidades. Os saltos tecnológicos do Gripen E já foram provados no programa do demonstrador do Gripen com a aeronave Gripen E/F demo. Esta voou mais de 250 horas na Suécia, Reino Unido, Índia e Suíça desde 2008. Na Suíça, os voos foram feitos a partir de Emmen em outubro de 2012 e em janeiro e abril de 2013.

provas de voo na aeronave de testes do Gripen E/F por delegação suíça - foto 2 Saab

Segundo a empresa, essa montagem foi precedida de um curto e intenso período de projeto, utilizando os mais recentes métodos e ferramentas, do chamado “Model Based Design” (projeto baseado em modelo). Agora, a construção do Gripen E se inicia com a fabricação e montagem de todas as partes da fusejagem, que é a parte da aeronave de maior tamanho e que mais tempo leva para ser produzida. Essas partes serão unidas e montadas para formar uma célula completa, fase que será seguida de um período intensivo de construção destinado a instalar cabos, montar sistemas, a cobertura externa e outros equipamentos.

Mais de 1.000 pessoas, na Saab, estão no momento trabalhando de forma dedicada ao desenvolvimento e produção do Gripen E, segundo a nota. Lennard Sindahl, chefe da área de negócios aeronáuticos da Saab, afirmou: “O que estamos experimentando agora é um salto em tecnologia para a Saab e a indústria aeronáutica global, pois podemos presenciar o mais recente e moderno caça sendo construído com o emprego dos mais recentes processos, métodos e ferramentas. Isso nos permite oferecer um caça ainda mais capaz e com custo do ciclo de vida ainda mais favorável.”

Gripen NG Demo - trem de pouso baixado em voo- foto Saab

Sindahl completou: “Após anos de investimentos em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) em projeto aeronáutico, podemos oferecer oportunidades únicas para transferência de conhecimento e de tecnologia, convidando indústrias de países clientes para trabalhar no Gripen E. O programa do Gripen E também vai continuar a fomentar o desenvolvimento tecnológico assim como a criação de empregos, tanto na Suécia quanto em outros países”.

Ainda segundo a Saab, o Gripen E se baseia no projeto de versões anteriores do sistema Gripen, oferecendo uma suíte de sensores de próxima geração, novos links (enlaces) de comunicação, arquitetura revolucionária de aviônicos, mais empuxo, tempo de voo aumentado, mais estações de armas e capacidade de carga, um painel totalmente digital incluindo HUD (visor ao nível dos olhos) e um sistema de guerra eletrônica totalmente novo.

Gripen com Raven ES-05 AESA - ampliação foto SAAB

Em 15 de fevereiro, a Saab assinou um acordo com a FMV (Swedish Defence Materiel Administration – administração sueca de material de defesa) referente ao desenvolvimento e modificação de 60 aeronaves Gripen E para a Suécia, durante o período 2013-2026, assim como para uma possível encomenda de Gripen E novos de produção para a Suíça.

FONTE / IMAGENS: Saab (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

NOTA DO EDITOR: os destaques em negrito são nossos, referentes a assuntos de interesse para o F-X2, programa sobre o qual temos discutido nos últimos dias, neste espaço, se ainda oferece alguma chance de ser decidido. Afinal, “a fila anda” e outros países têm negociado participações importantes em programas de pelo menos dois dos concorrentes do F-X2: a Suíça em relação ao Gripen e a Índia em relação ao Rafale.

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