Rafale na Índia: impasse sobre contrato foi superado e há motivos para otimismo
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Reportagem do jornal francês La Tribune afirma que impasse sobre assinatura de dois contratos separados entre a Dassault francesa e a HAL indiana foi superado, e desde então as negociações ganharam ritmo, justificando otimismo da empresa e do Governo Francês
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Com o título “Rafale: porque a Dassault e a França continuam otimistas sobre a assinatura de um contrato na Índia”, reportagem publicada pelo jornal francês La Tribune na terça-feira, 25 de junho, traz a informação de que um importante impasse foi vencido nas negociações do contrato do programa indiano que prevê a compra de 126 novos caças multitarefa de porte médio (MMRCA). A Dassault teria concordado com a assinatura de um único contrato cobrindo os 126 caças.
Segundo notícias anteriores, as conversações que ocorrem desde o anúncio da seleção da oferta do Rafale para negociações exclusivas no início do ano passado haviam chegado a um impasse, nos últimos meses, devido à Dassault desejar a assinatura de dois contratos separados: um para o fornecimento de 18 aeronaves diretamente pela Dassault e outro para a produção sob licença dos 108 restantes na estatal indiana HAL (Hindustan Aeronautics Limited). A empresa francesa desejava contratos diferentes para que a HAL, e não a Dassault, se responsabilizasse pela qualidade dos caças produzidos na Índia, enquanto os indianos insistiam na assinatura de um só contrat0, envolvendo toda a encomenda e cobrindo toda a transferência de tecnologia (incluindo os fornecedores subcontratados).
A reportagem de terça-feira, “baseada em fontes confiáveis”, informou que esse impasse foi superado e agora as negociações avançam rapidamente em diversas direções. A mídia indiana também reportou que a Dassault, após receber diversas garantias, concordou com a assinatura de um só contrato.
O otimismo com a retomada do ritmo das negociações refletiu nas declarações dadas na última semana no Paris Air Show, realizado em Le Bourget, o que incluiu um pronunciamento conjunto entre a Dassault Aviation e a HAL, com a presença de seus principais executivos. Na ocasião, estes expressaram oficialmente a satisfação com o andamento do processo e, em entrevistas durante o evento, falaram da expectativa de assinar o contrato o mais cedo possível, ainda neste ano. A reportagem do La Tribune também destacou que a Índia tem pressa em colocar em operação as aeronaves e, no caso de fracasso das negociações com a Dassault, o resultado seria dois anos perdidos na já bastante atrasada substituição de velhos e perigosos caças MiG da Força Aérea Indiana.
Como único aspecto pessimista, a reportagem do jornal francês citou as eleições gerais na Índia, que teriam potencial para retardar novamente o ritmo das negociações do contrato. Em julho, os indianos deverão decidir a data das eleições. Caso elas sejam marcadas para a primavera de 2014 (segundo trimestre no Hemisfério Norte), a Dassault teria uma boa chance de finalizar as negociações e assinar um contrato antes do final de 2013. Porém, se forem marcadas para o final deste ano, é possível que a fabricante francesa precise aguardar por vários meses a mais essa assinatura.
FONTE: La Tribune (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)
FOTOS: Dassault
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OFF TOPIC
Há um interessante vídeo no youtube, feito pela Aviation Week, sobre o B.787 e seu fly-by-wire. No vídeo, há simulação real de pane de um dos motores e a atuação imediata do sistema, compensando automaticamente a perda desse motor.
Agora vai!
Poxa, Poggio. Eu tô esperando é ouvir: Agora vem!
kkk.