Esquadrão operacional francês está para receber Rafale com AESA
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Outro jato que já foi entregue com o radar RBE2 AESA vem sendo utilizado para desenvolver táticas de emprego
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Segundo reportagem do site Flightglobal, executivo da Thales informou no Paris Air Show 2013, que ocorre em Le Bourget, que um esquadrão operacional francês receberá, nas próximas semanas, seu primeiro caças Dassault Rafale equipado com um novo radar AESA (varredura eletrônica ativa).
A declaração foi dada por Bruno Carrara, diretor do programa Rafale na Thales, que é a empresa fornecedora do radar RBE2 AESA. Carrara informou: “O primeiro avião equipado com a nova antena será entregue às forças no final de junho ou início de julho. ” Ele acrescentou que o sensor em questão foi entregue à linha de montagem final da Dassault, em Merignac, no final de 2012, dizendo também que a produção da antena AESA atualmente está numa cadência de 11 por ano.
Ainda segundo o executivo, “Mont-de-Marsan* está responsável por definir táticas sobre como se utilizará esse novo equipamento. As respostas que recebemos a respeito dos testes que eles realizam mostram que conseguimos atender a todas as expectativas.”
Entre os benefícios do novo sistema, são divulgadas características como a duplicação do alcance de detecção, frente a ameaças aéreas, e a capacidade de produzir imagens do terreno em apoio a operações ar-solo. O equipamento faz parte de propostas de exportação do Rafale. A Thales também realiza trabalhos de redução de riscos para o Ministério da Defesa da França, referentes a um novo pod (casulo) laser de designação de alvos. O equipamento deverá suceder o atual pod Damocles empregado no Rafale.
FONTE: Flightglobal (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
*NOTA DO EDITOR: como a matéria original não traz informações adicionais sobre esse emprego, vale dizer que a Base Aérea de Mont-de-Marsan abriga tanto um esquadrão operacional recentemente reativado e reequipado com o Rafale, o 2/30 “Normandie-Niemen”, quanto o Esquadrão de Caça e de Experimentações 5/330 “Côte d’Argent”, responsável por testes e desenvolvimento de táticas de emprego, que opera não só alguns exemplares do Rafale quanto de outras aeronaves.
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