Todo entusiasta da aviação tem seus aviões preferidos ou passa por fases que prefere determinada aeronave. Eu, quando tinha uns quatorze ou quinze anos, tinha um predileção irresistível pelo SR-71, pensava no avião dia e noite, colecionava recortes, fotos e textos; raríssima informação na época de inexistente internet e de um Brasil bem atrasado. Lembro que com muito esforço, consegui adquirir um livro sobre o avião, Squadron Signal, ficou até sujo de tanto manuseá-lo. Eu até, literalmente, sonhava com o avião algumas vezes. Anos depois, já adulto, em uma cidade da América, em hangar de aviação, num de seus corredores… Read more »
Ozawa
Visitante
11 anos atrás
Para quem se impactou com o vídeo e mais ainda com o testemunho pessoal e passional, rs, do Roberto Santana, e não puder mais resistir…, eis o melhor diecast, a última dentre 9 versões existentes da Century Wings, em escala 1:72 do mítico Black Bird…
Reservem um bom espaço nas prateleiras… Sei do que estou falando…
Guizmo
Visitante
11 anos atrás
Excelente relato Roberto Santana, parabéns! O meu sempre foi o Tomcat, tive uma passagem similar à sua, quando o vi (e toquei) no convôo do USS Intrepid, hoje museu, em NYC.
Abs
E foi lá no Intrepid que eu vi o meu segundo Blackbird, um A-12 monoplace (?), muito bem conservado. Na época, vi também o meu primeiro F-14, era o protótipo do Super Tomcat, ficava num dos porões do porta-aviões, tinha uma escadinha para ver o cockpit, esse foi outro que era grande, mas a cabine do piloto bem apertada.
Pra quem gosta de “tocar” aeronaves (e não só as americanas), recomendo o imenso Pima Air & Space Museum em Tucson, Arizona. No meio do deserto e ao ar livre, você pode rodear, tocar, passar por baixo, enfiar a cara na tomada de ar ou na tubeira, sem grades nem cordinhas, em tudo. De bombardeiros a caças, incluindo toda a série “Century” e alguns clássicos ex-soviéticos, de transportes a treinadores, de B-52 a F-15 e F-14, enfim, de quase tudo a quase tudo “aeronauticamente interessantemente” tátil, tá lá. Dá pra gastar bem o dedo. E, do outro lado da cerca,… Read more »
Este museu está na minha lista! É um outro antigo sonho meu!
P.S. Peça para seu correspondente em Paris (chique hein?) mandar mais detalhes sobre aquele Mirage 2000 “direción general de l’armament”. que aparece na foto, se possível mais fotos.
Como é que pode isso de quanto mais rápido o avião vai, menos combustível consome?
Agora, a parte que ele fala que sobrevoavam reuniões de chefes de estado estrangeiros hostis para “lembrá-los” de que estavam fazendo algo contrário aos interesses da política externa americana é fantástica, hahahahaha…
Grande Roberto Santana! Viu como é bom o Pima? E aí, o que mais viu? Foi no poço do Minuteman? Se estiver com tempo e seu roteiro original seja para a direção de San Diego, na California, aproveite para passar em Ajo, no sudoeste do Arizona. Ninguém dá nada pela cidade, mas é pequena, simpática, e tem uma gigantesca mina a céu aberto, desativada, que vale a visita. E, principalmente, tem o parque Organ Pipe ao lado, na divisa com o México, excelente para quem gosta de cactos de todos os tipos. Mas se estiver indo mais para o Norte,… Read more »
Só que antes conhecia o museu como Planes of Fame, e não como Yanks Air Museum… São a mesma coisa ou coisas separadas? Já faz tempo, não lembro, pode ser até que eu tenha visto os dois. Depois você me responde.
Faça uma boa visita, Roberto. Eu conheço os dois Planes of Fame, o que fica perto do Grand Canyon, na junção de duas estradas, e o de Chino. E cada um tem os seus motivos para ver. O de Chino tem uma programação de aeronaves em condições de voo – vi um Dauntless e um Avenger voando nas vezes em que visitei. Já o da Junction foi o primeiro em que vi MiG-15 e F-86 lado a lado, e da pista que fica ali saem voos para o Grand Canyon, que recomendo (são bem mais baratos dos que se faz… Read more »
Impressionante!
Todo entusiasta da aviação tem seus aviões preferidos ou passa por fases que prefere determinada aeronave. Eu, quando tinha uns quatorze ou quinze anos, tinha um predileção irresistível pelo SR-71, pensava no avião dia e noite, colecionava recortes, fotos e textos; raríssima informação na época de inexistente internet e de um Brasil bem atrasado. Lembro que com muito esforço, consegui adquirir um livro sobre o avião, Squadron Signal, ficou até sujo de tanto manuseá-lo. Eu até, literalmente, sonhava com o avião algumas vezes. Anos depois, já adulto, em uma cidade da América, em hangar de aviação, num de seus corredores… Read more »
Para quem se impactou com o vídeo e mais ainda com o testemunho pessoal e passional, rs, do Roberto Santana, e não puder mais resistir…, eis o melhor diecast, a última dentre 9 versões existentes da Century Wings, em escala 1:72 do mítico Black Bird…
SR-71 U.S.A.F. 9th SRW 61-7960 1978 KADENA AB
http://www.centurywings.com/model72/001228.html
Reservem um bom espaço nas prateleiras… Sei do que estou falando…
Excelente relato Roberto Santana, parabéns! O meu sempre foi o Tomcat, tive uma passagem similar à sua, quando o vi (e toquei) no convôo do USS Intrepid, hoje museu, em NYC.
Abs
Prezado Guizmo,
E foi lá no Intrepid que eu vi o meu segundo Blackbird, um A-12 monoplace (?), muito bem conservado. Na época, vi também o meu primeiro F-14, era o protótipo do Super Tomcat, ficava num dos porões do porta-aviões, tinha uma escadinha para ver o cockpit, esse foi outro que era grande, mas a cabine do piloto bem apertada.
Pra quem gosta de “tocar” aeronaves (e não só as americanas), recomendo o imenso Pima Air & Space Museum em Tucson, Arizona. No meio do deserto e ao ar livre, você pode rodear, tocar, passar por baixo, enfiar a cara na tomada de ar ou na tubeira, sem grades nem cordinhas, em tudo. De bombardeiros a caças, incluindo toda a série “Century” e alguns clássicos ex-soviéticos, de transportes a treinadores, de B-52 a F-15 e F-14, enfim, de quase tudo a quase tudo “aeronauticamente interessantemente” tátil, tá lá. Dá pra gastar bem o dedo. E, do outro lado da cerca,… Read more »
Prezado Nunão,
Este museu está na minha lista! É um outro antigo sonho meu!
P.S. Peça para seu correspondente em Paris (chique hein?) mandar mais detalhes sobre aquele Mirage 2000 “direción general de l’armament”. que aparece na foto, se possível mais fotos.
“(…)enfiar a cara na tomada de ar ou na tubeira”
isso não meu camarada, pode ter uma sidewinder, lá é cheio, e não é do míssel que estou falando.:)
rsrsrsrs, opa, escapei de boa, então!!!
Sidewinder bom é sidewinder no cabide.
PS – se for, reserve mais de um dia na agenda. E prepare-se fisicamente e psicologicamente.
Como é que pode isso de quanto mais rápido o avião vai, menos combustível consome?
Agora, a parte que ele fala que sobrevoavam reuniões de chefes de estado estrangeiros hostis para “lembrá-los” de que estavam fazendo algo contrário aos interesses da política externa americana é fantástica, hahahahaha…
Simplesmente espetacular.
Ao que tudo indica esses Mirages 2000 sejam usados pela Dassault para programas upgrade e testes como o 676:
http://johnkafe.over-blog.com/article-paris-air-show-2011-27-juin-departs-caniculaires-83182623.html
E o 501 com radar do Rafale.
http://www.zonamilitar.com.ar/foros/threads/club-del-mirage-2000.10239/page-12
Em duas palavras: Poder real.
Nunão, sou doido pra conhecer esse lugar……
Roberto, lá no Intrepid foi uma festa, tinha de tudo….muito louco!
Grande Roberto Santana! Viu como é bom o Pima? E aí, o que mais viu? Foi no poço do Minuteman? Se estiver com tempo e seu roteiro original seja para a direção de San Diego, na California, aproveite para passar em Ajo, no sudoeste do Arizona. Ninguém dá nada pela cidade, mas é pequena, simpática, e tem uma gigantesca mina a céu aberto, desativada, que vale a visita. E, principalmente, tem o parque Organ Pipe ao lado, na divisa com o México, excelente para quem gosta de cactos de todos os tipos. Mas se estiver indo mais para o Norte,… Read more »
Já estive duas vezes em Chino, você vai gostar.
Só que antes conhecia o museu como Planes of Fame, e não como Yanks Air Museum… São a mesma coisa ou coisas separadas? Já faz tempo, não lembro, pode ser até que eu tenha visto os dois. Depois você me responde.
Boa viagem!
Faça uma boa visita, Roberto. Eu conheço os dois Planes of Fame, o que fica perto do Grand Canyon, na junção de duas estradas, e o de Chino. E cada um tem os seus motivos para ver. O de Chino tem uma programação de aeronaves em condições de voo – vi um Dauntless e um Avenger voando nas vezes em que visitei. Já o da Junction foi o primeiro em que vi MiG-15 e F-86 lado a lado, e da pista que fica ali saem voos para o Grand Canyon, que recomendo (são bem mais baratos dos que se faz… Read more »
Eu fui em um que ficava entre Flagstaff e o Grand Canyon, mas não lembro o nome e nem o local exato.
É verdade que somente 93 pilotos da USAF voaram o SR-71? Li em algum lugar na net, um artigo escrito por um ex piloto, que afirmava isso.