Rússia espera assinar contratos de venda do Su-35 em Le Bourget
Em reportagem publicada no domingo, 16 de junho, a RIA Novosti informou que a estatal russa de exportação de armamentos, Rosoboronexport, planeja assinar contratos no Paris Air Show para exportação dos avançados caças Su-35S, assim como de helicópteros de ataque Ka-52 e jatos de treinamento Yak-130.
Segundo a Rosoboronexport, o chefe da delegação da companhia em Le Bourget, Sergei Kornev, afirmou: “Estamos em negociação com todos as três aeronaves e esperando assinar contratos no evento.” Kornev não entrou em detalhes sobre os possíveis contratos nem especificou os compradores em potencial.
O 50º Paris Air Show ocorrerá no centro de exibições de Le Bourget entre os dias 17 e 23 de junho. A mais antiga e maior exibição de aeronaves reúne 2.113 empresas importantes da indústria de aviação mundial, com 45 países neste ano.
A Rosoboronexport promoverá no evento mais de 100 tipos de produtos militares, incluindo aeronaves, sistemas de defesa aérea, equipamentos embarcados e munições.
Quanto às aeronaves citadas, o caça multitarefa Su-35 Flanker-E é propulsado por dois motores 117S com vetoração de empuxo e combina alta manobrabilidade com a capacidade de engajar, simultaneamente, diversos alvos utilizando sistemas de armas guiados e não guiados.
O jato tem sido promovido como de “geração 4++ que utiliza tecnoogia de 5ª geração”, e a Força Aérea Russa deverá receber 50 jatos Su-35S por volta de 2015, de acordo com várias notícias.
Já o helicóptero Ka-52 Hokum-B é uma modificação do modelo básico Ka-50 Hokum, tendo como armamento um canhão de 30mm, mísseis guiados a laser Vikhr, foguetes e bombas. A aeronave é equipada com dois radares, um para alvos em solo e outro para alvos aéreos, assim como um sistema termal Samshite de emprego diurno e noturno para aquisição de alvos. A velocidade máxima é de 350km/h, com teto de voo de 5.500 metros e um alcance superior a 1.000km.
Por fim, o Yak-130 Mitten é um jato de treinamento de alta manobrabilidade com um alcance estendido de aproximadamente 2.000km e velocidade máxima de 1.060 km/h em voo nivelado. Escolhido como treinador para a Força Aérea Russa, seu contrato de aquisição para 55 jatos (com entregas por volta de 2015) foi assinado entre a fábrica Irkut e o Ministério da Defesa Russo em dezembro de 2011. A aeronave também pode levar uma carga de combate de até 3 toneladas.
FONTE: RIA Novosti (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTOS (Su-35 durante treinamentos em Le Bourget no final de semana): Reuters (P. Rossignol) via Yahoo
NOTA DO EDITOR: que países você acha que, potencialmente, assinariam contratos de compra do Su-35 nesta edição 2013 do Paris Air Show?
VEJA TAMBÉM:
- Su-35 se preparando para Le Bourget
- Su-35 da HobbyKing
- Além do sistema Pantsyr, Rússia continua oferecendo caça Su-35 ao Brasil
- Su-35 fará sua primeira aparição pública internacional em Le Bourget
- Su-35 da HobbyKing
- Sukhoi Su-35S deverá roubar a cena em Le Bourget
- Força Aérea Russa recebe seus primeiros caças Su-35S
- Do Su-27SK ao Su-35, em três vistas
- Rússia perde mercado na Ásia e no Oriente Médio, mas ganha novos na África e na América Latina
- F-X2: russos querem voltar à disputa
- Dilma e a esperança do caça multifuncional Sukhoi 35
Eu só arriscaria um possível comprador ,a ÍNDIA, no mas só Deus sabe ( Brasil creio que sem chance, independente do SH) !!
Venezuela, China, Indonésia, Ditaduras Africanas, Vietnã e Malásia.
Nunão, tenta encontrar umas fotos da pintura que o Su-35 está empregando em Paris, é muito interessante. Pra mim é a uma das mais interessantes já empregada por uma variante do mesmo:
Ela parece muito com a pintura empregada no MiG-29K no começo dos anos 90:
Como os colegas citaram, quem usa SU-27/SU-30 são potenciais clientes do SU-35S. E se comprarem esse caça, não farão mal negócio não. Alcance, aviônica atual, radar PESA, misseis no estado-de-arte. Seria uma bela compra de prateleira, inclusive para o Brasil. 🙂
[]’s
Na boa, mas que país hoje em dia que o governante vai numa feira e compra uma dúzia de aeronaves de combate, como quem compra um iPhone?
Esses russos tomam muita vodka…
Clésio, quando eu puder procurar com mais tempo e encontrar uma boa foto de uma boa fonte, colocarei. Hoje já deve aparecer.
Pelo que já vi e está no primeiro link da lista, com fotos divulgadas pela Sukhoi durante os treinamentos na Rússia , trata-se de pintura para exemplares de série já entregues (diferentes dos protótipos, mas há que se destacar que houve uma discussão recente entre simplificação de camuflagem versus aplicação de vários padrões de camuflagem russos conforme a localização da base e a estação do ano).
Acredito que o padrão seja esse aqui:
http://www.aereo.jor.br/2012/12/28/forca-aerea-russa-recebe-seus-primeiros-su-35/
Mas vou procurar. Abs!
Vader, de fato, só se assinam em feiras contratos que já estejam encaminhados. Não se costuma comprar “de impulso” numa feira aeroespacial, elas são usadas, isso sim, como palcos para isso.
Se a declaração do chefe da Rosoboronexport tem fundamento e ele não quer se queimar, é bom que os papéis e as canetas estejam já devidamente prontos.
O link que eu coloquei acima sobre o Su-35 não permite redirecionamento, então aqui vai um diferente:
Clésio, a camuflagem está certa mas pelo que sei não é esse 06 que está em Le Bourget, é o 07.
Estou garimpando fotos dele agora, mas infelizmente minha internet está uma porcaria hoje.
Compra esta aeronave quem tem grana, quem não tem reforma F-5 e F-2000, ou então compra rafale etc etc
Atualizei as imagens da matéria com fotos do Su-35 em Le Bourget, Clésio.
Valeu Nunão 🙂
É uma pena que o F-22 não esteja se exibindo esse ano. Dá a impressão que eles só vão para exibições onde não tenham caças russos com empuxo vetorado.
No Site ” Voz da Rússia” diz que os Chineses estão certos na compra de um lote de Su-35 e que vão fechar o contrato ainda este ano (sim, eu visito o voz da Rússia é bom para descontrair).
Se for verdade eu me indago, porque a China de que tem seus J-10 e outras aeronaves de procedência russa e esta trabalhando em projetos de aeronaves de 5° geração precisa de mais caças russos? e porque os russos sabendo da intenções chinesas de fazer engenharia reversa ou simplesmente dar “ctrl c + ctrl v” no bicho ainda o vendem?
Olha…. quem puder visitar esta feira eu recomendo. É o máximo.
Fique hospedado em Le Bourguet mesmo…. é mais fácil e vc tem contato com um monte de gente da área nos saguões dos hotéis….
Sds.
Olha…. quem puder visitar esta feira eu recomendo. É o máximo.
Fique hospedado em Le Bourguet mesmo
É mas precisa preparar o bolso. Um hotel distante alguns quarteirões do aeroporto não sai por menos de 500 reais a diária.
A China e a própria Rússia, que expandirá as encomendas e, quem sabe, a Venezuela.
Poggio,
Pode ser… eu estive lá a exatos 10 anos atrás…. e não foi barato mesmo… mas eu estava a trabalho…em outra feira.
Mas Paris é cara mesmo…. e Le Bourguet é longe do centro… são 40 km pela rodovia A-40 se não me engano, o que pode tornar o preço equivalente.
Sds.
Sds.