Melhoria no F/A-18 é garantia contra atraso do F-35
Marinha dos EUA atualiza sua frota de legacy Hornet e Super Hornet enquanto o JSF não vem
A Marinha dos EUA está atualizando seus caças F/A-18 como forma de melhorar a capacidade de ataque e elevar a sobrevivência dessas aeronaves para melhor combater as ameaças potenciais, disseram as autoridades.
As melhorias estão ocorrendo em todos os legacy Hornet, bem como nos Super Hornet e Growler. Elas englobam serviços no design, melhorias nos aviônicos, HMD, sistemas de guerra eletrônica, novas armas e melhorias na aquisição de alvos.
“A Marinha continua a investir em modernizações para os Hornet, Super Hornet e Growler para o extrair o potencial máximo de cada aeronave”, disseram autoridades que trabalham no escritório do programa F/A-18 e EA-18G em um e-mail para Military.com.
Alguns analistas dizem que pressão da Marinha para atualizar a frota de F/A-18 é uma proteção contra atrasos do programa Joint Strike Fighter do Pentágono.
“As coisas com o JSF estão muito melhores do que eram há um ano”, disse Richard Aboulafia, vice-presidente do Teal Group. “Agora, as coisas com a versão F-35C para a Marinha, a variante para porta-aviões, estão indo bem. Há muita coisa que você pode fazer com um Super Hornet. No entanto, uma coisa que você não pode dar a ele é de baixa observabilidade ou capacidade de discrição. “
Aboulafia, especialista em aviação, também disse que o F-35 traz uma nova geração de fusão e integração de dados no cockpit através de sensores on-board e off-board sensores – uma capacidade que não é igualada por qualquer outro caça existente.
As atualizações dos legacy Hornet consistem em melhorias na comunicação e nos aviônicos para Link 16, um enlace digital de alta velocidade para transmissão de voz, imagens e dados em tempo real usando uma faixa de frequência de rádio de 960 a 1.215 megahertz.
Outro sistema incluído nas atualizações é o chamado JHMCS (joint helmet mounted cueing system), um display montado no capacete projetado para ajudar os pilotos e tripulantes. O sistema funciona, em parte, ao alinhar informações do sensor com o movimento da cabeça da tripulação.
“Os sensores a bordo da aeronave pode sugerir à tripulação alvos potenciais”, disse Greg Hardy, gerente de programa do sistema baseado em Chicago Boeing Co. “Por outro lado, as tripulações podem direcionar armas e sensores para áreas de interesse, apontando o radar, os mísseis ar-ar, os sensores infravermelhos e as armas ar-terra simplsmente direcionando a cabeça para os alvos.”
A tecnologia é projetada tanto para a frota de legacy Hornet , bem como para a de Super Hornet, disse Hardy.
Atualizações para os legacy Hornet se aplicam ao radar, à suite de guerra eletrônica, ao ATFLIR (Advanced Targeting Forward Looking Infrared), e armas de precisão, disse o escritório do programa.
Melhorias no Super Hornet incluem o DTS, integração múltipla de sensores, armas avançadas, integração de contra-medidas eletrônicas de defesa e guerra ar-superfície.
Além disso, as melhorias no Super Hornet também incluem sensores IRST, um sensor infravermelho passivo projetado para localizar aeronaves inimigas, como caças e helicópteros. Ao contrário de radar, por exemplo, IRST não emite radiação e, por conseguinte, é muito mais difícil de detectar.
UM casulo IRST da Lockheed Martin em fevereiro de 2012 adquiriu com sucesso, acompanhou e forneceu opções de armas durante um vôo de teste conduzido pela Guarda Aérea Nacional, de acordo com um comunicado da empresa.
“O IRST é imune à interferência RF em cenários de ataque eletrônico,” disse Steve Farrow, diretor de desenvolvimento de negócios para os programas de asa fixa da Lockheed Martin. “O sistema aumenta a capacidade de sobrevivência e letalidade em ações ofensivas e defensivas no cenário ar-ar e é uma ferramenta poderosa para alcançar a superioridade aérea.”
O sistema DTS (distributed targeting system) da Boeing compara imagens obtidas a partir de sensores táticos com um banco de dados de imagens on-board para produzir coordenadas do alvo altamente precisas, de acordo com Paul Tipton, arquiteto-chefe da Boeing para o programa de plano de voo do F/A-18 e EA-18G.
“Este sistema essencialmente compara as imagens do sensor e combina-os com imagens geo-referenciadas e dados digitais de terreno, que residem na memória do sistema para dar à tripulação maior precisão na aquisição de alvos”, disse Tipton, em uma declaração escrita.
O sistema gera em tempo real, reativa e coordena alvo de precisão em intervalos máximos de lançamento de armas, processa-lo com dados de bordo e aumenta a precisão de medição do ponto de vista, disse Tipton. É na produção e deverá estar plenamente operacional em Super Hornet da frota da Marinha no final deste verão, disse ele.
FONTE: military.com (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)
COLABOROU: Henrique CO
Como funciona um rada? Sei o que ele faz, e seu principio básico. Mas, radares são capazes de identificar e diferenciar um carro de um blindado? Como o radar faz para saber o que é um alvo e o que não é? Um radar saberia diferenciar um Abrans de um Leopard de um T-90? Um radar aéreo é capaz de determinar se é um F-15 ou MIG-25 apenas pelo reflexo, sendo ambos semelhantes? Ele já possui em seu banco de dados os perfis de reflexo de cada objeto, para comparar e poder identificar? Já procurei muito na internet sobre radares,… Read more »
glaison disse:
17 de junho de 2013 às 8:43
Até onde entendo é mais ou menos isso mesmo, caro glaison. O IFF é alimentado previamente com a assinatura radar dos possíveis alvos, e reconhece-os a partir de determinados padrões.
Qualquer atraso no F-35C é bom para o Super Hornet, aeronave que executa 90% das missões que executará o F-35.
Atraso no F-35 C é bom pro SH e consequentemente ótimo pra nós que vamos adquiri-lo já cheio de atualizaçoes de fabrica !!
Basicamente estas atualizações do F18 é o pacote Road Map…
Caro Roberto Bozzo
Não tenho toda esta certeza. Nada foi dito sobre o programa EDE para o F414 nesta matéria. Também não ficou claro se os tanques conformais e o casulo de armas furtivos estão no pacote. Digo isto pelo que a USN vem dizendo já faz algum tempo.
É possível ” pintar” o Hornet com modernas tintas stealth ??
Isso ajuda a diminuir o sinal de radar mesmo, ou o ganho é irrisório ??
Não preciso nem gritar né, DAAAALLLLLT… KKKKKKKKK !! 🙂
Nao creio que a US Navy venha a usufluir do projeto Road Map nao (nesta atualizaçao), creio que apenas avionicos mesmo, devido aos gastos com o JSF pois acredito que transformar os SH em SH RM ficara bem caro e demorado , Poggio o que vc acha ??
Poggio, já li aqui mesmo no PA que os tanques estão em estudos pois do mesmo modo que aumentam o alcance e persistência, a USNavy acredita que aumentará o arrasto e poderá diminuir a manobrabilidade do F18.
(http://www.aereo.jor.br/2013/03/20/super-hornet-marinha-dos-eua-estaria-interessada-em-tanques-conformais/)
O IRST integrado e novos aviônicos fazem parte do Roadmap, assim como a tela grande e o EPE (ainda aguardando alguém bancar seu desenvolvimento pleno); sem falar no Laser Warning System.
Glaison,
Modernos radares fazem isso sim.
A chamada “identificação amigo-inimigo não cooperativo” usa essa propriedade dos radares e de outros sensores para identificar um contato e não um interrogador cooperativo (transponder).
Há também a capacidade ATR (automatic target recognition) que consegue identintificar os vários contato pelas suas características dispostas em uma biblioteca digital.
Esse site é uma boa fonte de dados.
http://sistemasdearmas.com.br/ca/cid1intro.html
Um abraço.
Valeu Srs. Bosco e Vader, pela breve explanação.