Aviões da Dassault no Paris Air Show e coletiva do CEO Eric Trappier
A Dassault publicou em seu site nesta sexta-feira, 14 de junho, nota sobre suas aeronaves que estão em exposição no 50º Paris Air Show, que começou hoje em Le Bourget. Segue um resumo da nota, que reúne tanto os aviões militares quanto executivos. Também foram divulgados vídeos de coletiva de imprensa do diretor-executivo (CEO) da empresa, Eric Trappier (que faz suas explanações em inglês) na abertura do evento.
No primeiro vídeo, de 11 minutos, Trappier apresenta as aeronaves e programas da Dassault e no segundo, de pouco mais de 26 minutos, responde a perguntas dos repórteres (o que inclui o tema das difíceis negociações com a Índia para o contrato do Rafale). Outro vídeo (falado em francês) mostrando cenas das aeronaves da empresa em exposição e com duração de pouco menos de quatro minutos, também foi divulgado. Clique nas três últimas imagens, ao final, para acessar os vídeos.
Rafale:
O jato é capaz de cumprir todas as missões de um caça numa única missão, e a empresa afirma ser o único avião “omnirole” do mundo. Também é o primeiro avião com configuração “delta-canard” projetado para operações em terra e em porta-aviões, sendo que na França, além de missões que pode realizar simultaneamente, como superioridade aérea, defesa, reconhecimento, ataque ao solo e antinavio, também é utilizado em missões nucleares.
Operacional na Marinha em 2004 e na Força Aérea em 2006, vem sendo empregado no Afeganistão desde 2007 (apenas oito meses após ser declarado operacional), tendo participado de missões no conflito da Líbia, em 2011, desde o primeiro dia de ataque. Ainda segundo a empresa, o caça tem provado seu valor em combate, numa variada gama de missões, demonstrando capacidade de interoperabilidade e conectividade com aliados, especialmente usando o Link 16. Até 31 de dezembro de 2012, 115 caças Rafale (dentre 180 até agora encomendados pela França) já foram entregues.
O Rafale C (da Força Aérea Francesa) e o Rafale M (da Marinha) estão na área de exposição estática do evento.
nEUROn:
Trata-se do programa demonstrador de tecnologias do UCAV (veículo aéreo não tripulado de combate) europeu, cuja direção é da Dassault Aviation e reúne empresas da Itália, Suécia, Espanha, Grécia e Suíça. Sua missão é validar a aquisição de complexas tecnologias representativas de todos os sistemas de missão: controle em alto nível e função furtiva, lançamentos reais de armas ar-solo de uma baia interna, integração num ambiente C4I, processos inovadores de cooperação industrial, entre outras. O primeiro voo foi realizado em 1º de dezembro de 2012, ao qual se segue um período de dois anos de provas.
Foi o primeiro avião executivo do mundo a receber um sistema de controle de voo totalmente digital. Trimotor (Pratt & Whitney Canada PW 307A com 6,400 libras de empuxo) de grande alcance, possui uma nova asa de conceito “aeroelástico”, que melhora a eficiência aerodinâmica em 30%. Velocidade máxima de Mach 0.9 e alcance de 11.000km com oito passageiros e três tripulantes. Entrou em serviço em 2007, trazendo inovações tecnológicas derivadas do campo militar, e a frota do modelo já acumula perto de 200.000 horas de voo.
Falcon 2000S:
Trata-se de uma nova versão para essa aeronave do segmento de entrada da aviação executiva, segundo a Dassault, com preço competitivo e baixos custos operacionais, trazendo características de sucesso de 20 anos da família Falcon 2000. Equipado com a nova versão do turbofan Pratt & Whitney Canada PW 308C, com 20% de redução de emissões NOx, assim como slats para melhores distâncias de decolagem e pouso. Alcance de 6.200km com seis passageiros, a Mach 0.8.
Falcon 900LX:
Aeronave executiva equipada com três turbofans Honeywell TFE731-60 de 5.000 libras de empuxo cada e que, aliados a uma otimização aerodinâmica das asas que reduzem o arrasto em 7% quando comparado ao antecessor Falcon 900EX, conferem um alcance de 8.800 km a Mach 0.75. O desempenho em subida foi melhorado em 10%, sendo capaz de atingir 11.280m (nível de voo 370) em 17 minutos. O Falcon 900LX foi certificado em 2010.
FONTE / FOTOS / VÍDEOS: Dassault (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
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