Primeiro teste de decolagem vertical do F-35B, realizado em 10 de maio
Vídeo divulgado pela Lockheed Martin nesta segunda-feira, 20 de maio. Segundo a empresa, trata-se do primeiro teste de decolagem vertical (VTO – vertical takeoff) já feito pelo F-35B. O teste foi realizado na Estação Aeronaval de Patuxent River, em 10 de maio.
Ainda segundo a Lockheed Martin, apesar de não ser uma capacidade para uso em combate, a decolagem vertical é necessária para reposicionamento da aeronave em ambientes onde um jato não poderia realizar uma decolagem curta.
Primeiro teste?
Mais isso não foi recente, foi?
Foi no dia 10 de maio, segundo o descritivo do vídeo, que foi publicado no youtube hoje, dia 20. Não confundir VTO (decolagem vertical) com os testes de pouso vertical já realizados há mais tempo (não sei se foi o seu caso) ou com as decolagens curtas em convoos, também já realizadas há tempos. O descritivo também trouxe a informação: “While not a capability used in combat, VTOs are required for repositioning of the STOVL in environments where a jet could not perform a short takeoff. In these cases, the jet, with a limited amount of fuel, would execute a… Read more »
Acho que é o primeiro teste com a versão pré-série, porque decolagnes e pousos verticais, inclusive em navios, já foram feitos diversos.
Marcos, não me lembro de ter visto decolagem vertical em convoos, só pousos verticais e decolagens curtas.
Mas posso estar me confundindo.
O descritivo da Lockheed Martin para o vídeo postado pelo Galante é bem claro:
“An F-35B test aircraft completes the first-ever vertical takeoff (VTO) at NAS Patuxent River, Md., on May 10, 2013”
Link para a nota original de divulgação, com vídeo, da Lockheed Martin:
http://www.lockheedmartin.com/us/news/features/2013/f-35-vtol.html
Espetacular!
Nunão,
Mas essa não foi uma decolagem curta? Porque ele só subiu, subiu bastante diga-se de passagem, e retornou. Não decolou vertical e foi-se embora.
De qualquer forma, espetacular como disse o Vader. Esse avião é um danado.
Corsário137, não sei se o que escreveu foi uma piada, mas decolagem curta significa correr num espaço curto da pista pra decolar, e não decolagem vertical e pouso de volta num curto espaço de tempo…
Já o fato de pousar vertical no mesmo lugar pode ser porque não haveria outro “forno de pizza” disponível por perto, ou simplesmente porque é um… teste!
http://www.aereo.jor.br/2013/03/28/forno-de-pizza-pode-ser-calcanhar-de-aquiles-do-f-35b/
Pode até ser o primeiro do F-35B, mas durante a escolha do JSF, o protótipo já havia feito essa demonstração. Veja aos 27:09
https://www.youtube.com/watch?v=ukbr2UtzH3Y
Qual é a utilidade dessa manobra? Pensei que fosse transacionar e ir embora!
Nunão,
kkkkkkkkk…não foi piada não, também não foi ignorância, pior, foi falta de atenção mesmo.
Pô, mas mesmo pra teste. Poderia ter decolado, feito o circuito e retornado.
Afinal, vamos chegar em 2014 e nada desse trêm mostrar tudo o que pode sô? Êta aviãozinho danado e complicado!
Não sei o peso máximo de decolagem do F-35C. Ele poderia ser lançado pelo A-12? Se não, pega uns 8 desses que já está ótimo, e usa
os A-4 como reabastecedores. Já que o A-12 está em uma reforma daquelas, faz mais um pouco, reforma o convés para receber esses bichinhos e já era!
Não sei se os elevadores do A-12 operam com o peso do F-35B carregado, mas ele com certeza poderia decolar com carga plena do convôo.
Mas e a Marinha lá tá preocupada em ter um PA de verdade, com aeronave de verdade?
Nada. Melhor ter o Porta Helicópteros São Paulo passeando em berço esplêndido na Baía da Guanabara.
Aliás, se o F-35 é “demais” (By NJ) pra FAB, que se dedica exclusivamente a aeronaves, imagine para a Marinha, que só brinca disso.
Sds.
Caríssimos,
O Navio-Escola classe Opala não opera nem o A4, falar de F35 nele só com muito santo daime na idéia.
Na decolagem curta o F-35B posiciona o escape do motor em um ângulo de 45º em relação ao longo eixo do avião.
O resto é igual à decolagem vertical, incluindo o uso do lift fan.
Igual ao Harrier, que para decolagem curta fazia o mesmo com suas 4 tubeiras.
O X-31 conseguia decolar e pousar em espaços curtos (porta-aviões?) usando o sistema TVC e os canards, sem nenhum sistema VTOL instalado.
Talvez tivesse sido uma solução mais adequada para as versões do JSF dos Marines e da USN.
Finalmente achei um video que vinha procurando ha tempos, alguem pode dar uma analizada pra ver se é original ou fake?
http://www.youtube.com/watch?v=Fftd32vhKyQ
sds
GC
É meus caros, amigos, é o futuro chegando e atropelando os pessimistas de plantão…
Galeão Cumbica disse:
21 de maio de 2013 às 7:55
Fake. Até porque o T-50 ainda está muito longe de iniciar seus testes com armas.
Sds.
Epa…. mas e aquele teste e decolagem na matéria sobre o “Efeito Forno de Pizza” em matéria de 28 de março passado de um vôo de F-35B do USMC ?? Não conta ?? E já que falaram em Marinha… A12… A-4….. um A-4 do AF-1 sofreu um acidente durante a semana passada. A descrição abaixo é do colega “Macegueiro” do FBM: >em>…..um deles se chocou com um urubu, que arrancou o probe de reabastecimento e os pedaços de ambos foram sugados pela turbina, chegando até ao sexto estágio de compressão. O piloto tentou cumprir o procedimento de emergência subindo até… Read more »
Falando em A12, passei por ele agora e acho que ligaram o bicho. Tem uma coluna de fumaça branca tão grande subindo que parece até que elegeram um outro papa!
Corsario137,
É fumaça da padaria…… hehehehe….
Sds.
Baschera,
kkkkkkkkk…
Kkkkkkkk, só rindo mesmo, rsrsrsrs…