F-35 em testes de recuperação de estol
O vídeo publicado no youtube na segunda-feira, 13 de maio, mostra um F-35 em testes de recuperação após entrar intencionalmente em estol (perda de sustentação), durante provas de voo em altos ângulos de ataque.
O piloto de testes Dave Nelson fala dessas provas realizadas a partir da Base Aérea de Edwards (Califórnia, EUA) e a engenheira de testes de voo Lea Haubelt explica rapidamente como isso ajuda a definir a programação do sistema de controle de voo do F-35.
Reparar nas manobras feitas com as baias de armamento abertas e no estranho dispositivo, fixado à fuselagem traseira, visível nas cenas finais.
Enquanto os detratores, em especial a corja Rafalítica adePTa do Foro de SP, ladra o F-35 vai seguindo em frente de forma cada vez mais sólida….;)
Creio que o dispositivo é uma câmera não?
É um paraquedas de recuperação para tirar a aeronave do parafuso.
É impressão minha ou ele expele fumaça demais?
Asbueno, creio que boa parte da fumaça que você vê são as nuvens de condensação decorrentes de algumas das manobras (os vórtices).
Também pode ser fumaça gerada especificamente para o acompanhamento das manobras, como se faz nas equipes de demonstração.
Roberto, eu também acho que seja o compartimento desse paraquedas de recuperação, para o caso de necessidade.
Eu vou começar a me afastar um pouco dos comentários. Ontem já estava P da vida com a matéria do submarino. Um chama o outro de esquerdopata, PeTralha, etc… o outro por sua vez brada babaquinha yankee, menino de campinas, etc… No Forte, aquele diagrama transformou-se numa enxurrada de ofensas, desnecessário. Essa trilogia aqui, no que diz respeito a participação do assinante, vai mal. Os assuntos de defesa são mero disfarce pra todo tipo de esculacho partidário. Vocês (pra quem a carapuça servir) estão tirando a nobreza dos espaço. E nem tentem me classificar nessas categorias estúpidas que ambos criam,… Read more »
“Corsario137 em 16/05/2013 as 16:25” Cara, Concordo com você que esse tipo de comentário só emporcalha os sites, atrapalhando quem quer fazer uma discussão produtiva e interessante. E o pior, isso não leva a lugar algum, é um vai-e-volta sem fim. Um choque de egos inflados e de frases feitas. Apenas acrescento que isso está longe de ser um problema só aqui da “trilogia”. Muito longe. Frequentemente navego em outros sites também ligados a defesa, por obrigação profissional, e vejo a mesmíssima coisa. E, muitas vezes, com os mesmos protagonistas. Esse tipo de discussão é uma praga que afeta montes… Read more »
Também achei “fumacento” demais…. mas não deve ser assim…. senão, de stealth não teria nada!
Mas…. vou sugerir um outro vídeo, embora seja mais para o Poder Naval…. chamado “How To Land An F-35 Fighter Plane”…no caso um F-35B, em breve documentário da BBC…. reparem como ele decola de um NAe provido de rampa….
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=vUjjsNFu2pw#!
Sds.
Sobre o filme: 1- O narrador fala para potenciais compradores que não conheçam aviação; 2- O dispositivo é um paraquedas de arrasto para recuperação de parafuso (péssima necessidade!); 3- A fumaça de queima (óleo usado) é negra… A branca é de óleo limpo. 4- A fumaça de queima de óleo limpo ocorre exatamente na saída do escapamento (01:45?); no resto do filme é condensação de vapor d’água. Este ensaio deve ser horrível de se fazer (sem contar as mentiras do apresentador!). Já se passou comigo… Assim: “Parafuso sem controle O Cessna T-37 foi chamado, aqui no Brasil, de “bela-garça”. Nome… Read more »
Vejam (recordando) o inventário de armamento da versão A e C do F-35.
Sds.
Franco,
Fantástico seu conto…. vou ler novamente… dramático e divertido ao mesmo tempo.
….. e Touro Sentado … foi impagável !
Sds.
Putz…. alguém já conhecia o J-18 “Red Eagle” VTOL Stealth chinês ???
http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=HDednkHUAUY&feature=endscreen
PS: Lá pela metade do vídeo…. vejam os motores que estão desenvolvendo….
Sds.
Corsario137 disse:
16 de maio de 2013 às 16:25
realmente muito chato isso. O que o F-35 tem a ver com o PT?
Nunão, Só pra esclarecer que eu me referi a trilogia porque não leio nenhum outro site sobre defesa além daqui, mas se você diz que isto não é só exclusividade “nossa”, ao mesmo tempo que alivia, também é de lamentar. Imagino mesmo que deve ser um trabalho de enxugar gelo, mas não vejo outra alternativa. O desabafo é mais porque eu gosto muito de ler isso aqui e todo tempo que tenho livre ao longo do dia – muitas vezes nem tenho – uso pra dar uma espiada no site. Daí é uma perda de tempo ler tanta besteira que… Read more »
Eu concordo com o Corsario137, Eu entro aqui direto, as vezes vejo as materias pela lista de comentarios que tem ao lado, pq ja vou direto pra ler os comentarios, que muitas vezes acrescentam muito e outras vao alem do interior da materia, ai quando entro e vejo estes comentarios ja saio logo.
So uma sugestao pro Nunao, pq nao fazer uma lista de comentarios tb dos outros dois sites, digo links pros outros dois sites na barra ao lado, ai poderiamos ja da uma previa espiada no que tem la.
abracos a todos!
GC
É comum, para não dizer essencial, os norte americanos fazerem este tipo de testes de recuperação com o paraquedas naquela armação traseira. Tem ele nos testes do Super Hornet, Tomcat e Starfighter, que eu já vi em vídeos. Quase todos passaram por isso, desde os anos 50.
Melhor ter um paraquedas numa armação ali atrás do que perder o protótipo ou até mesmo o piloto. Não há nada de péssimo nessa necessidade.
Também não entendi porque é “péssimo” ter um paraquedas num vôo teste. Se eu fosse piloto de teste adoraria ter essa opção.
Creio que se quiser dizer que é péssima a NECESSIDADE de se ter o paraquedas, e não o fato de ter o paraquedas.
Ou seja, é bem ruim uma tal situação em que se seja obrigado, por necessidade, se ter um paraquedas na cauda do avião.
Essa visão ou “necessidade” já causa pavor, na pior das hipóteses, é um sinal de que algo de “péssimo” pode acontecer
Amigos Almeida, Vader e Roberto Santana;
Sobre o “péssima necessidade”
Perdoem as palavras mal-escolhidas.
É que, pelos motivos que se pode inferir no comentário transmutado em post pelo atento Nunão, a ocorrência daquele “parafuso sem controle” me deixou com um medo imenso da manobra -que, de fato – persiste até hoje! Só fiz mais um parafuso na vida inteira! E este foi para ganhar um avião de presente! Observe-se que nesta oportunidade não tinha 1 paraquedas de arrasto, tinha 2! e mais 1 dorsal, fininho, para mim mesmo!
Vocês estão certos. Tê-los não é péssimo!
Abraço. Franco