Embraer diz que preço de KC-390 irá ‘incomodar a concorrência’
O preço do jato de transporte militar da Embraer KC-390 será competitivo e irá “incomodar a concorrência”, disse o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Luiz Carlos Aguiar. A fabricante de aviões brasileira está desenvolvendo o KC-390 sob contrato com a Força Aérea Brasileira (FAB) e espera fazer o primeiro voo teste no segundo semestre de 2014. No fim de março, a Embraer concluiu com a FAB a revisão crítica de projeto, para iniciar a fase de produção do protótipo.
“O que a gente pode falar é que é um preço competitivo. Em termos de preço, nós vamos incomodar. A concorrência vai estranhar”, afirmou Aguiar à Reuters, antes da participação da empresa em uma feira de defesa e segurança no Rio de Janeiro. “O preço depende da configuração do avião, da demanda específica de cada cliente. É muito dificil a gente dizer um preço. Tem uma série de detalhes que muda o preço do avião”, acrescentou, sem dar mais detalhes.
O KC-390 é visto como um possível substitudo a versões mais antigas do C-130 Hercules, da Lockheed-Martin. A Embraer deve divulgar nesta terça-feira um novo estudo de marcado para o avião. “A gente está fazendo um estudo novo, atualizando tudo o que aconteceu, e vamos dar uma visão de mercado nova pra todo mundo”, afirmou Aguiar.
Quando apresentou o projeto de seu cargueiro, em abril de 2009, a Embraer via demanda global de 700 unidades para a aeronave em 15 anos e disse que pretendia ter um terço do total. A projeção feita anos atrás não incluía mercados importantes como os Estados Unidos, que devem agora ser incorporados às novas estimativas depois que a Embraer fez, em junho passado, um acordo com a Boeing BA.N para que a gigante norte-americana dê suporte comercial para a venda do KC-390.
A Embraer tem assinadas algumas cartas de intenção de compra do cargueiro, além da FAB, por outras forças aéreas de países que são parceiros no projeto, como Argentina, Portugal e República Tcheca. A fabricante de aviões espera anunciar a primeira encomenda do jato de transporte militar KC-390 no primeiro trimestre de 2014, segundo Aguiar.
“As formas da aeronave ja estão definidas e também todas as questões relacionadas à competitividade da aeronave. A partir de agora, vamos sair para contratar as vendas da aeronave. No primeiro trimestre do ano que vem a gente deve anunciar a primeira venda”, afirmou.
“O KC-390 tem mercado em mais de 70 países… Os países da América Latina em geral, da África e do sudeste asiático são metas nossas a perseguir em um primeiro momento.”
FONTE: Uol
IMAGENS: Embraer
COLABOROU: Marcos
NOTA DO EDITOR: já havíamos utilizado a imagem no alto em 18 de março para ilustrar a matéria que abre a lista a seguir, mas era uma imagem em tamanho reduzido (assim como outras que apareceram aqui no Poder Aéreo antes de outros lugares, porém em resolução menor, e que depois foram disponibilizadas em tamanho maior).
Recebemos recentemente da Embraer diversas imagens da aeronave em tamanho grande (incluindo esta que abre a matéria), e adaptamos para um tamanho compatível com esta página da internet, para que os leitores possam clicar e ver mais detalhes agora (clique na ilustração para ampliar). Colocamos também aqui outra imagem do KC-390 lançando cargas pela rampa traseira, mas ainda em resolução menor. Logo que recebermos a mesma em tamanho maior, colocaremos aqui no Poder Aéreo para ser ampliada e permitir a visualização de mais detalhes, em novas matérias sobre o KC-390.
VEJA TAMBÉM:
Concorrência = LM 🙂
[]’s
C-130J
Total produzidos: 250
EUA: 141
Austrália: 12
Canadá: 17
UK: 24
Dinamarca: 4
Índia: 6
Iraque: 6
Itália: 21
Kwait: 3
Noruega: 4
Omã: 2
Coréia: 4
Tunísia: 2
Qatar: 4
Off Topic
Ministro espera fechar compra de 36 caças para a FAB em 2013:
Celso Amorim disse que o Brasil tem pressa em cumprir o programa F-X2, que prevê a compra das aeronaves
http://noticias.terra.com.br/brasil/ministro-espera-fechar-compra-de-36-cacas-para-a-fab-em-2013,a8cc928d08fed310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html
Pressa?!?!?!?!
asbueno
Ainda bem que o Ministro, a Presidenta e o Brasil tem pressa. Já imaginou se não tivesse pressa alguma?
Creio que a frase do Ministro está correto: “O Brasil tem pressa”, quem não tem o mínimo de pressa é o governo federal (diga-se de passagem Dilma Rousseff e Guido Mantega).
atenção
Embraer vende 6 Super Tucanos para Guatemala e 3 para Senegal
3 Super Tucanos para o Senegal? Se for confirmado, este será o menor operador do ST!
Já tá na “grande” midia…
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1259690-embraer-vende-seis-super-tucano-para-a-guatemala-e-tres-para-senegal.shtml
😮 “usamericanus” tem mais aviões C-130J do que todo mundo junto!!!!
e mais, mais aviões deste do que a FAB tem em caças!
GC
Caro Galeão
Eu coloquei esse números ai porque tem gente afirmando que o C-130J está vendendo MUUUUITO!
Tá vendendo muito se você considerar os imperialista e seu bloquinho, porque se você pegar a turma mais abaixo, os não alinhados, não dá 50 unidades em treze anos para o planeta inteiro.
O cara comeu muita maionese ontem à noite e hoje vem falar bobagem:
MELHOR DEFESA É AQUELA QUE NÃO PRECISA SER IMPLEMENTADA TOTALMENTE, DIZ AMORIM
Marcos, sem querer polemizar, Dinamarca, Itália e Noruega são da OTAN, Iraque, Kwait, Omã e Qatar estão na esfera de influência e Coréia do Sul é unha e carne com o Tio Sam. De não alinhado, mesmo, resta a Índia.
Todavia deu para entender seu ponto de vista e concordo com ele.
Another off topic
Boeing instalará centro de pesquisa em São José dos Campos (SP)
http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/04/09/boeing-vai-ter-centro-de-pesquisa-em-sao-jose-dos-campos-sp.htm
Por acaso existem dois Marcos?
GC
asbueno
Vou trocar a expressão “países alinhados” por “c. e cueca”.
Galeão Cumbica
Acho que não. Antigamente tinha, mas sumiu.
Quanto ao preço do KC-390, vou chutar:
KC-390 “pé de boi”: US$ 55 milhões
KC-390 “full”: US$ 85 milhões
Preço é uma coisa, custo é outra. O que define o preço em ultima analise é quanto o cliente efetivamente esta disposto a pagar para ter o produto. O C-130J não tem concorrente atualmente. É natural que seu preço esteja um pouco inflacionado mesmo. Como o KC-390 é um avião desafiante. É natural que seu preço seja mais atrativo. Entre um carro coreano e um alemão (da mesma categoria e com os mesmos equipamentos) se ambos estiverem mesmo preço você fecha negócio com qual deles? Porem o que vale em uma concorrência é até que ponto a Lockheed Martin pode… Read more »
A verdade é que, do ponto de vista do retorno financeiro direto, isso nunca acontecerá com o KC-390, venda cem, duzentas ou trezentas aeronaves. Os E-Jets, segundo estimativas da própria Embraer, só teve seu custo de desenvolvimento coberto com a aeronave de número oitocentos. Entretanto, se eu fosse a Embraer, faria exatamente isso que eles fizeram. Cabe ao governo ter bom discernimento com o dinheiro do contribuinte, coisa que sabemos que não tem. Mas ao meu ver esse é o menor dos problemas. O Governo Federal antes deveria dar explicações ao contribuinte pagador a aquisição dos helicópteros e submarinos, entre… Read more »
A Embraer acaba de divulgar que com o congelamento das especificações e definições de sistemas, neste momento ela já tem um preço de tabela para a aeronave KC-390, portanto a campanha de vendas será inciada agora. Não divulgou porém os novos números que estima vender, como havia prometido, o que pode ocorrer amanhã, mas mantém a afirmação de que há uma demanda pela aeronave.
Obviamente que a Embraer empurrou os custos de desenvolvimento para à FAB, mas a empresa tem, quanto ao aspecto de análise de mercado, pé no chão.
aproveitando… a empresa também acaba de divulgar oficialmente, o que já corria solto durante o dia e já havia comentado acima, à venda para a Guatemala. Segue: “aquisição de seis aviões A-29 Super Tucano, um sistema de comando e controle e três radares primários tridimensionais.”
—
Não sabia que a Embraer D&S já tinha esse equipamento disponível.
“Embraer conseguiu o que queria. Que o contribuinte bancasse 100% dos riscos do programa. Mesmo o mercado sendo “fantástico” pelas projeções da época ela não colocou dinheiro no projeto.”
Ah, caboclo! Agora entendo a bronca do Maurício!
Quer dizer que quem tá botando grana nisso é a gente?
A embraer faz o KC e a gente leva o KCT?
Braziuziuziu…
Soyuz, na década de 1980 compraria um carro alemão, atualmente compraria um koreano,concerteza! Ano passado ia comprar um koreano, e acabei comprando um alemão, me arrependo amargamente!claro estou falando das duas marcas mais tradicionais de cada país no Brasil, se é que me entendem.Abçs
Modo cronômetro do juízo final do FX-2 ON: Ultima oportunidade para uma decisão na LAAD…… tic..tac..tic..tac..tic..tac…. Modo cronômetro^do juízo final do FX-2 OFF. Modo Super Tucano USAF ON: A USAF (notícia da Reuters) segundo o Brig. Saito, autorizará em breve a aquisição de mais 35 aeronaves Super Tucano. Modo Super Tucano USAF OFF. Modo Super Tucano EMB ON: Depois do anúncio da venda de três ST para Senegal e seis ST para a Guatemala….. e do anúncio da venda dos ST para a USAF, a procura pelo vetor da EMB disparou….. amanhã o Brig. Saito se reune com seu omólogo… Read more »
Link para referenciar a informação passada pelo Marcos.
http://www.embraer.com.br/pt-BR/ImprensaEventos/Press-releases/noticias/Paginas/Embraer-Defesa-e-Seguran%C3%A7a-inicia-campanha-de-comercializacao-do-jato-de-transporte-militar-KC390.aspx
Rafael M. F. disse:
9 de abril de 2013 às 20:57
P. e agora que vc “descobriu” isso combatente? Arrêgo hein… 🙂
Na boa, eu torço por este projeto, porque o considero imprescindível para a FAB e, principalmente, para o EB.
Mas tenho os pés no chão: que vem “naba” por aí eu tenho certeza…
Tudo que pinta de novo pinta no r. do povo… Ainda mais com quem nos governa…
(EFE)- A Embraer informou nesta terça-feira que o mercado para seu novo avião militar, o KC-390 – que está em fase de desenvolvimento – deverá permitir a venda de 728 unidades para 77 países, resultando na arrecadação de um valor superior a US$ 50 bilhões (cerca de R$ 100 bilhões).
—
Acho que estavam distribuindo Veuve Clicquot na LAAD e o repórter da EFE misturou números e deu nisso dai.
“P. e agora que vc “descobriu” isso combatente? Arrêgo hein… :)”
Papo sério, eu até imaginava que fosse algo com relação à Elbit. Nem me passava pela cabeça que éramos nós a bancar o KC-390. Até porque apenas agora comecei a acompanhar o projeto do KC.
Ah, e quem me dera ser um combatente. Sou no máximo um curioso…
Senhores, Este é o futuro da FAB: STs e KCs-390. Ah, e tem também a kombi voadora francesa (EC-725). Quem sabe a EMBRAER não coloca um radar AESA e coloca uns vinte cabides para mísseis AIM-120B. E pronto! A aviação de de caça brasileira está salva! Sobre um eventual anúncio do FX-2, duvido que ocorra durante a LAAD. Como este governinho só joga para a torcida,não adianta anunciar durante a LAAD, porque o povão nem imagina que raio seja isto. Se houver um anúncio, será durante uma data cívica importante. No Sete de Setembro seria um bom palpite. Basta lembrar… Read more »
Off Topic
Bom trago-lhes uma noticia que naturalmente muitos podem questionar ainda mais porque não posso citar a fonte enfim…, não tenho intuito de convençer ninguem nem falarei mais sobre o assunto neste post, vamos la.
Para minha profunda tristeza, não ha mais possibilidade do caça Rafale sair vitorioso na licitação que segue. O que eu quero dizer é que: Desdo dia “05 de Abril de 2013” ha apenas dois caças na disputa.
O fato é que… na “minha opinião”, levando em conta o contexto histórico, técnico, político, perdemos a opção mais “segura”.
“Eu coloquei esse números ai porque tem gente afirmando que o C-130J está vendendo MUUUUITO!”
Puxa, eu perdí a conta qndo a Arábia Saudita encomendou 25!!!
Mas o que difere o C-130J do KC-390, é que são vendas firmes e não somente 58 intenções de compra e 2 protótipos.
No mais, é somente a megalomania de sempre.
Observador disse:
10 de abril de 2013 às 0:04
“Como este governinho só joga para a torcida,não adianta anunciar durante a LAAD, porque o povão nem imagina que raio seja isto.”
Ah, meu camarada, nada que uma capa no “Meia Hora” ou no “Extra” não resolva… nem pecisa falar na LAAD.
Mauricio R. disse:
10 de abril de 2013 às 0:32
“Mas o que difere o C-130J do KC-390, é que são vendas firmes e não somente 58 intenções de compra e 2 protótipos.”
Segundo a Bíblia Azul (o Sistemas de Armas) o preço estimado de cada KC sairia por volta de US$ 50 milhões. Mesmo que as intenções de compra se concretizem, não creio que estas paguem sequer o desenvolvimento.
Pegando carona no Sistemas de Armas: “A EMBRAER baseou seus estudos de mercado em uma frota global de 2.802 aeronaves de transporte militar que devem ser substituídos a médio e longo prazo. Cerca de 49% desta frota é composta de aeronaves C-130 e 1.613 (91 países) tem mais de 25 anos de uso. O estudo só considera aeronaves com mais de 25 anos de operação na faixa de 5 a 25 toneladas e não considera o mercado chinês. Sem considerar o mercado russo, ucraniano e americano este número cai para 1.600 aeronaves. Com estes dados a EMBRAER estima que possa… Read more »
“…o preço estimado de cada KC sairia por volta de US$ 50 milhões.” No mercado, 69 milhões USD, no mínimo. Podendo dobrar de preço, dependendo da suite de comunicações e auto proteção. Exemplo: O custo e o que incluia, a encomenda de 4 C-130-30 pela Noruega. Desde então, 1célula foi perdida e já foi reposta. “The total contract values, if all options are exercised, could be as high as $520 million. The sale request includes: 4 Lockheed Martin C-130J-30 stretched Hercules United States Air Force (USAF) baseline aircraft and equipment 16 Rolls Royce AE 2100D3 turboprop engines 2 Rolls Royce… Read more »
denis santana disse:
10 de abril de 2013 às 0:26
“não ha mais possibilidade do caça Rafale sair vitorioso na licitação que segue. O que eu quero dizer é que: Desdo dia “05 de Abril de 2013″ ha apenas dois caças na disputa.”
Deus te ouça meu filho.
Mas se o Rafale saiu da disputa então o caça da FAB deverá ser o Super Hornet, porque o Gripen/SAAB também já arregou.
Mas conte detalhes, oras. Conte o porquê.
Sds.