Mais três Gripens entregues à Tailândia
–
Aeronaves são parte de uma encomenda de doze caças feita pelo país – ainda restam três para entregar à Força Aérea Real Tailandesa, o que deverá ocorrer em meados deste ano
–
Em nota divulgada na última sexta-feira, 5 de abril, a FMV sueca informou a entrega de mais três caças Gripen à Tailândia. A FMV é a agência de exportação de defesa da Suécia. Na imagem acima, um dos jatos decola da Suécia para o longo traslado para a Tailândia.
Os três caças entregues são o sétimo, oitavo e nono jatos JAS 39 Gripen encomendados pela Força Aérea Real Tailandesa. A encomenda completa consiste em doze aeronaves. O processo de entrega foi resumido por Gunnar Lindberg, gerente de projeto da área de testes e avaliações da FMV: “Há uma longa lista de medidas que precisam ser checadas. Entre elas, testes de voo, questões técnicas e contatos diplomáticos. Graças à equipe experiente e à boa cooperação com todos os envolvidos, fomos capazes de resolver todas as questões.”
O voo começou em 2 de abril, e Gunnar o acompanhou em um transporte Hercules, juntamente com técnicos e equipamentos aeronáuticos. O traslado foi planejado em oito etapas, que requereram permissão para voar e pousar temporariamente na Hungria, Grécia, Jordânia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Omã, Índia e Tailândia.
A Tailândia realizou duas encomendas de sistemas integrados de defesa suecos, por meio da FMV. O primeiro contrato foi assinado em 2008, incluindo seis caças JAS 39 C/D , um Saab 340 AEW (alerta aéreo antecipado) e um Saab 340 para transporte e treinamento, assim como apoio logístico, simuladores e treinamento de pilotos e técnicos. Os primeiors seis caças Gripen foram entregues em fevereiro de 2011.
Já o segundo contrato foi assinado em novembro de 2010 e incluiu seis caças Gripen adicionais (todos do modelo C, monoposto), assim como um Saab 340 com radar Erieye e um sistema de mísseis RB 15F (esses dois últimos já entregues). Com a entrega de três dos seis caças deste último acordo, resta entregar os últimos três, o que está previsto para meados deste ano.
FONTE / FOTOS: FMV e Saab (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
VEJA TAMBÉM:
- ‘Chakri Naruebet’ vai falar com Gripen
- Mais caças Gripen para a Tailândia?
- Cerimônia de comissionamento do Gripen da Tailândia
- Sistema de defesa tailandês com Gripen e Saab 340 AEW é declarado operacional
- Mais seis pilotos tailandeses completam instrução no Gripen
- Segundo lote de Gripen da Tailândia deverá custar 16 bilhões de Bath
- Técnicos da Força Aérea Tailandesa treinam na Suécia para manter Gripen
- Pilotos tailandeses estão ‘se coçando’ para voar seus novos Gripens
- Gripens tailandeses, no solo e em voo
- Chegada dos Gripen na Tailândia
- Conferência de operadores do Gripen foi realizada na República Tcheca
- Seis operadores do Gripen se reúnem no ‘Aerospace Forum’ na Suécia
- Saab assina acordos de desenvolvimento e apoio do Gripen até 2016
- Os programas ‘F-X’ na Ásia, no mundo e na revista Forças de Defesa 4
E que venha o Gripen…..
Esse Caçar é lindo, bom e poderoso não vejo a hora de vê-los no Brasil.