Caças Rafale e Mirage franceses testaram REVO com A310 MRTT alemão
Segundo nota da Força Aérea Francesa divulgada em 19 de março, na segunda quinzena do mês passado o CEAM (centro de experiências aéreas militares – centre d’expériences aériennes militaires) realizou testes de reabastecimento em voo (REVO) de caças Rafale, Mirage 2000 e Mirage F1 franceses com um avião-tanque A310 MRTT alemão. MRTT é a sigla para avião de transporte e reabastecimento em voo multitarefa.
Os voos realizados incluiram REVO noturno, e a iluminação da zona de reabastecimento do A310 MRTT foi bastante elogiada, e a experiência foi considerada bem-sucedida. A nota lembra que o CEAM ér responsável por experimentar e definir procedimentos de utilização de novos equipamentos que estejam entrando em serviço na força Aérea.
FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)
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Passa a impressão que os Mirage 2000 e F1 não vão sair do serviço tão cedo assim ,,,,,
Antonio, Os Mirage F1, se não me engano, já estão voando além do planejado. Estão no derradeiro esquadrão voltado ao reconhecimento (mas com outras missões secundárias) da Força Aérea Francesa e as últimas notícias indicam que a missão no Báltico será o “canto de cisne” deles no Armée de l’air. Quanto aos Mirage 2000, estes sim já tinham vida útil planejada para durar bastante tempo em conjunto com o Rafale, ao menos na versão D. O que me espanta é ainda terem na ativa esquadrão de Mirage 2000C (de longe o padrão mais ultrapassado de todos que voam na França),… Read more »
Como seria ‘High and Low Mix’ em francês?
Talvez ‘Mélanger à haute et basse’…
Whatever, será com Rafales e Mirages, misturados.
Sds.,
Ivan
Ivan,
Se o Mirage 2000-5 também se mantiver por mais tempo do que o planejado na Força Aérea Francesa, fazendo parte por mais anos do mix que envolveria só o Rafale e o Mirage 2000D, o nome dessa mistura “hi-lo” bem que poderia se chamar “ménage à trois”…
Nunão,
…”espanta é ainda terem na ativa esquadrão de Mirage 2000C”…
“…poupando um pouco mais a vida útil dos Mirage 2000-5…”
Faz sentido!
Usar os M 2000C para policiamento aéreo em tempo de paz e poupar os
M 2000-5 para o futuro ou eventual momento de crise, como foi a Líbia.
Usar um recurso ainda útil, no que é útil, até o fim da vida útil, enquanto poupa outro bem mais efetivo para uma necessidade maior.
Rationalité!
Abç.,
Ivan.
Ka ka ka ka !!!
O Airbus A-310 é um avião ‘de carrera’ de grande sucesso, ligeiramente menor que o Boeing 767, mas sua linha de produção foi oficialmente fechada em 2007. São mais de duas centenas produzidos e pouco menos que isso ainda em operação.
O Airbus A310 MRTT é um A-300-300 civil convocado para servir às forças armadas germânicas, com capacidade interna de combustível da ordem de 75.470 litros ou cerca de 60 (sessenta) toneladas.
Mas estes tanqueiros alemães podem utilizar um recurso semelhante ao usado pelos Boeing militares KC-135R e KC-46, tanques extras montados no porão de carga da aeronave.
Seriam 4 (quatro), com uma capacidade combinada para 28 (vinte e oito) toneladas. Mas a carga total divulgada fica em 78 (toneladas).
Sds.,
Ivan, o ‘frentista’. 🙂