Primeiro Typhoon ‘Tranche 3’ para a RAF entra em testes eletromagnéticos
–
Montagem do caça, o monoposto número 116 para a Força Aérea Real Britânica, já foi completada – fase de testes eletromagnéticos deverá durar oito semanas e será seguida de testes de aviônicos e motores
–
Segundo nota divulgada na semana passada pela BAE Systems, a montagem do primeiro exemplar de Eurofighter Typhoon da série “Tranche 3”, destinado à Força Aérea Real Britânica (RAF), já foi completada, o que incluiu testes iniciais. Agora, o jato, que é o monoposto número 116 da RAF, entrou na fase de testes eletromagnéticos.
Esses testes visam garantir que a aeronave opere corretamente e de forma segura quando exposta a transmissões de rádio-frequência, como as de radares no solo ou de antenas de TV e rádio. Diversos sistemas do avião, como armamento, combustível e controles de voo, podem ser susceptíveis a essas transmissões, e por isso a aeronave passa pelos testes chamados EMC (Electromagnetic Compatibility – compatibilidade eletromagnética), utilizando-se uma técnica conhecida como “Direct Current Injection” (injeção direta de corrente). Injeta-se no caça sinais simulados de ameaças, de forma direta em pontos designados no nariz, cauda e pontas das asas.
Os testes EMC durarão aproximadamente oito semanas. Em seguida, o avião passará por testes de aviônicos e, depois, pelos testes de solo dos motores.
Pelo contrato Tranche 3A assinado em 2009 pelas nações parceiras do programa Eurofighter, um total de 112 aeronaves foram encomendadas para as forças aéreas dos quatro países do consórcio (Alemanha, Espanha, Itália e Reino Unido). A RAF deverá receber 40 exemplares dessa encomenda.
FONTE / FOTOS: BAE Systems (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
VEJA TAMBÉM:
- Alenia envia componentes do primeiro Typhoon Tranche 3 à Inglaterra
- Eurofighter: AESA e outras melhorias foram aceitas pelos países parceiros
- Acordo para a construção de 112 Typhoon ‘Tranche 3A’
- Captor E do Typhoon: colocando a discussão sob um novo ângulo
- Typhoon na IDEX 2011: vetoração de empuxo está entre os itens apresentados
- RAF: esquadrão número 1 recebeu o Typhoon número 100
- Typhoons da RAF próximos de receberem o pacote “Drop 2″
- Capacidade melhorada para o Eurofighter Typhoon
- RAF deve desativar caças Eurofighter Typhoon ‘Tranche 1′
- Alemanha oferece Typhoons ‘Tranche 1’ usados à Suíça
- Peru avalia seriamente caças Eurofighter da Espanha
A Luftwaffe podia voltar a treinar em autobahn com o Typhoon: http://www.youtube.com/watch?v=57cVy7r8GRo