Tornados modernizados na Itália poderão empregar AARGM e SDB
A Alenia Aermacchi informou, em nota divulgada nesta segunda-feira, 11 de março, que a Panavia Aircraft GmbH assinou um grande contrato com a NETMA (NATO Eurofighter and Tornado Management Agency) para modernizar jatos de ataque Tornado na Itália. O contrato “MET 27” foi assinado entre a NETMA e a Panavia em 21 de fevereiro, e o acordo demonstra, segundo a nota, o comprometimento de todos os envolvidos em conquistar eficências contúnias com o programa, além de apoio de longo prazo para a manutenção e de modernização da plataforma.
O objetivo do contrato é a integração de duas novas armas, o avançado míssil guiado antirradiação AARGM (Advanced – Anti Radiation-Guided- Missile) e as bombas de pequeno diâmetro SDB (Small-Diameter-Bombs) nos jatos Tornado das configurações RET 7 e RET 8. Os trabalhos de implementação e de testes de voo deverão ocorrer ao longo de três anos, e envolve todas as empresas parceiras da Panavia, especialmente a Alenia Aermacchi e a CASSIDIAN, assim como fornecedores como BOING e ATK.
FONTE: Alenia Aermacchi (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTO: Força Aérea Italiana
VEJA TAMBÉM:
- Para a BAE, Tornado deve dar baixa em 2019
- Tornados da RAF no Afeganistão agora têm HMCS
- A participação da Força Aérea Italiana nas missões da OTAN na Líbia
- Falando em aniversário, pintura de 100 anos de esquadrão da RAF
- Caças da RAF destroem lançadores de mísseis Scud
- Tornado do barulho
- Estatísticas italianas na campanha Líbia
- ‘Tornado, Go home!’
- RAF: mais quatro Tornados para missões sobre a Líbia
- RAF: Tornados voam a milhão
- RAF perde dois Tornado GR4 na Escócia
- ‘Eurocanards’ sobre a Líbia: Typhoon, o que veio depois do Tornado
- RAF na Líbia: vão-se os Typhoons, ficam os Tornados
- Tornados e Typhoons da RAF, há 70 anos Parte 1
- Tornados e Typhoons da RAF, há 70 anos Parte 2
- Tornados e Typhoons da RAF, há 70 anos Parte 3
Vale salientar que o AARGM não é só um míssil antirradiação, ele é na verdade o estado da arte em míssil sup-ar tático podendo ser usado contra praticamente qualquer alvo no campo de batalha. E não duvido que seja eficaz até contra MBTs tendo em vista a ogiva maciça de quase 70 kg, que embora não seja de “carga oca” pode destruir por concussão pura e simples. Com alcance máximo de 150 km e Mach 3 é eficiente contra alvos de tempo crítico, além de prover a um moderno caça capacidade de atacar alvos táticos no limite do alcance do… Read more »