Brasil perde um dos grandes nomes da aviação: José Carlos ‘Neiva’
Um dos principais nomes no país em aviação: José Carlos de Barros – mais conhecido como “Neiva”, faleceu neste sábado (09/02) em São Sebastião (SP).Neiva o renomado projetista e fabricante dos planadores BN-1, e Neiva B, foi fundador da Sociedade Construção Aeronáutica – NEIVA Ltda, onde projetou e construiu os aviões Regente e T-25 Universal bem como fabricou os Paulistinha P-56. Neiva deixa dois filhos: Antonio Carlos e Fernando, noras e netos.
História
Fundada por José Carlos Neiva, fabricou inicialmente planadores, além de inúmeros aviões de treinamento Paulistinha, ainda presente em aeroclubes brasileiros. A partir de 1974, com um acordo com a Piper, começou a produzir aviões sob licença, mudando seus nomes.
A Neiva é uma subsidiária da Embraer desde a década de 1980. A partir de 1999, a fabricação do turboélice regional para transporte de passageiros EMB-120 Brasília foi transferida para a Neiva.
No início da década de 2000, a Neiva possuía aproximadamente 1.000 empregados diretos, a maioria com especialização e muitos deles treinados pela própria empresa.
A Neiva possui atualmente a Certificação SAE AS 9100 da American Bureau of Shipping, considerado um reconhecimento da qualidade dos produtos fabricados pela empresa.
Tecnologia
A subsidiária da Embraer domina importantes tecnologias de alta precisão como, por exemplo, processos e métodos que envolvem a solda em titânio (metal leve e muito resistente) e outras ligas resistentes, soldagem a ponto em alumínio, têmpera de alumínio por um processo térmico chamado solubilização, a anodização ou oxidação controlada de superfícies, entre outras.
Atualmente, a aeronave agrícola EMB-202 Ipanema (foto) é um dos principais produtos da Indústria Aeronáutica Neiva, que em 2005 conseguiu a certificação da sua versão movida a álcool combustível, considerada a primeira aeronave do mundo movida 100% com álcool combustível.
Aviões construídos
- Planador BN-1
- Planador Neiva B Monitor
- Neiva P-56 Paulistinha
- Neiva Regente
- EMB-712 Tupi, avião fabricado sob licença da empresa Piper
- EMB-810D Seneca II, avião fabricado sob licença da Piper
- EMB-820C Navajo, avião fabricado sob licença da Piper
- EMB-202 Ipanema
- T-25 Universal
FONTE: 360graus.terra.com.br
Meus sentimentos à família e à toda comunidade aeronáutica.
Descanse em paz.
Mais um dos nomes que conheci ainda criança lendo sobre aviação se vai. Importante pessoa, idealizador, construtor. Que esteja em paz e que sirva de inspiração aos “aeronáuticos”.
Condolências à família.
Eu trocaria a imagem pelo do Paulistinha.
Como justa homenagem, nada menos que um solo no próprio.
Segue…
http://www.youtube.com/watch?v=hd6GLfTUBH4
Guardo para sempre na memória muitas aventuras em Universal, que me deu asas e um pouco de liberdade depois de velho, e Regente, meu primeiro comando de “avião de guerra” (Ligação e Observação é Aviação de combate, ninguém duvide…).
R.I.P.!