Como seria o AMX-T da Venezuela?
No final de ano de 2002 a Embraer anunciou que havia assinado um contrato com a Força Aérea Venezuelana (FAV) para a compra de 12 jatos AMX-T para substituir os T-2 Buckeye utilizados naquele país. O primeiro avião sera entregue em 2005, mas como se sabe hoje o negócio foi desfeito e a FAV adquiriu o jatos de fabricação chinesa K-8.
Concepção artística: Embraer
Uma pena. Para nós, apreciadores e amantes da aviação seria muito bom ver o “T” voando, se bem que ao meu ver já está ultrapassado…mas, bem fez o governo dos EUA, bolivariano nao merece…
Agora surge a notícia de que a FAV pretende adquirir o Tucanão. Os EUA deixarão?
Sobre esta história de a Venezuela adquirir Tucanos, como se dará este negócio? As aeronaves, que já não são mais fabricadas, devem ser adquiridas de segunda mão (da FAB?), será feita revisão na EMBRAER? Será Entregue no estado em que estão? E em que estado estão? Serão modernizadas com algum componente eletrônico moderno? Os EUA deixaram(ão) o negócio acontecer? Tem muita coisa que precisa ser respondida e não vi nenhum tipo de resposta a estas e/ou outras perguntas noutros sítios… Um trabalho pra a equipe do poder aéreo!
Lyw disse:
23 de janeiro de 2013 às 10:12
A FAV quer AT-29 Super Tucano, vulgarmente conhecido como “tucanão”…
Olá Giordani,
Acabou de sair aqui uma matéria no Aéreo, a FAV quer Tucanos, não Super Tucanos, deste últimos ela já desistiu, não é por bico dela!
Errata:
Onde escreve “por” leia-se “pro” ou “para o”!
Desculpem-me.
O AMX-T seria uma boa opção de treinador avançado para a FAB. Claro que trata-se de uma aeronave ultrapassada, mais poderia exercer bem a função de treinamento e ataque se fosse necessário.
Uma pena que com tantas opções modernas de treinadores avançados, um projeto de AMX-T não ser viável!