Gripen NG por cima

O governo da Suécia aprovou a proposta das Forças Armadas de adquirir 60 aeronaves de combate Saab Gripen E (NG), proporcionando um grande impulso para versão de desenvolvimento do produto carro-chefe da fabricante.

Confirmada hoje, 17 de Janeiro, a decisão de colocar em campo a aeronave a partir de 2018 também é de grande importância para o governo da Suíça, que ano passado assinou um acordo com sua contraparte sueca para desenvolvimento conjunto do programa para o modelo E. A Suíça escolheu o tipo de aeronave com base no requisito de compra de 22 novas aeronaves para substituir seus caças Northrop F-5, com entregas iniciais previstas para meados de 2018.

Uma equipe de avaliação da Suíça conduziu seus voos mais recentes usando a aeronave demonstrativa para o Gripen E a partir das instalações da Saab, em Linköping, em Dezembro passado. A atividade envolveu a verificação e integração bem sucedida do radar de varredura eletrônica ativa do tipo multi-tarefa Selex Galileo Raven ES-05, disse a Saab.

O governo da Suécia tinha incluído uma proposta para compra de 40 a 60 Gripens de nova geração como parte de seu processo orçamentário de 2013, que foi lançado ano passado. As entregas finais das aeronaves estão previstas para serem concluídas em 2027, dada a aprovação da compra.

FONTE: Flightglobal / Tradução e Adaptação: Poder Aéreo

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

O PIB deles é 20% do nosso.
E ainda eles tem as corvetas Visby.

Adriano Bucholz

Poderíamos pegar o embalo, o que acham???? rs

Giordani

Quem me conhece sabe que não sou fã desse F-20 moderno, mesmo reconhecendo as qualidades do jacto…mas convenhamos, é uma excelente notícia para o caça! E ufa! Finalmente vai existir um NG de verdade! Nada de “gambiarra” voadora se apresentando por aí!!!

No final, o único que ‘non ecxiste’ é o Fantasia-X…

asbueno

Não adianta. Os cérebros que governam esta nação simplesmente não querem a compra, seja deste ou daquele, tanto por desinteresse quanto por ignorância.

Não há gestão estratégica em qualquer setor que seja e isso faz tempo.

Como disse o Giordani, a notícia é boa para a SAAB. Para nós não faz diferença.

HMS TIRELESS

Aquela cantilena vista aqui e em outros espaços, de que suecos seriam vigaristas e que o Gripen E/F seria um golpe, cai automaticamente por terra…..azar o nosso, que poderíamos participar do desenvolvimento do mesmo e poderíamos ter uma linha de fabricação aqui, com os nossos aparelhos sendo entregues quase ou ao mesmo que os exemplares da Flygvapnet….Mas…já viu né? Nosso ex-presidente, guia dos povos e sol da humanidade, foi fazer lambança…..agora já era, e no momento a melhor opção para o FX-2 é o Super Hornet. Daqui a pouco um certo alguém vem com aquele papo de que quem manda… Read more »

Justin Case

Amigos, bom dia.

Há informações complementares sobre a notícia?
Minhas principais dúvidas:
– Não haverá Gripen F (biposto)?
– A decisão ainda depende de um comprador externo (Suíça?) para dividir os custos?
De resto, temos que reconhecer que a decisão é importante e coerente, pois certamente a Suécia terá necessidade de atualizar seus meios aéreos na década de 20.
Abraços,

Justin

Justin Case

Valeu, Edgar.

A segunda pergunta está respondida no artigo do link.
Abraço,

Justin

Marcos

Off topic

Índia informa que pode aumentar pedido de Rafale para 186 unidades.

Marcelo

Caro Justin, lembro-me de ter lido em algum lugar que não haverá a versão biposto (talvez na Flight International). Vou tentar resgatar a informação.

Quanto à notícia, ótimo avião, para a Suécia e Suíça (e outros países de mesmo porte territorial). Para o Brasil, gostaria de um avião maior, mas como um monte de foristas já disseram acima, nem este monomotor teremos…já joguei a toalha também…

Abraços.

Optimus

Srs. OFF, mas nem tanto: Ontem na TV Camara vi uma outra comissão sobre defesa, dessa vez com representantes das 3 forças… Tive que ouvir do Brigadeiro da FAB que o P-3 tem a mais avançada eletrônica do mundo (será que ele nunca ouviu falar do P-8 e SU-34?) e o mesmo (visivelmente constrangido com a pergunta) se recusou a fazer uma comparação entre as aeronaves Venezuelanas e Chilenas com as nossas – apenas dizendo que “estamos no mesmo nível” (seja lá o que isso signifique pra ele…) – mas uma informação importante que ele disse: Sim, os jordanianos são… Read more »

Penguin

A questão do biposto é que a Suíça só receberá monopostos E. O treinamento seria feito nos F na Suécia.

Nick

Agora resta a aprovação do Parlamento Suiço da compra dos Gripen E pela Suiça e aguardar o consequente desenvolvimento e fabricação do mesmo.

Única coisa que incomoda nisso tudo é que o Brasil poderia estar nessa parceria, mas fazer o que. F-5E é para sempre.

[]’s

Giordani

Optimus disse:
17 de janeiro de 2013 às 17:51

Tem que dar os parabéns! Assistir a tv senado é um momento de penitência…sei bem…as vezes me penitêncio…hehehehe…

Mas que boa notícia nos trazes! Forevis-5 Tampax Ad Eternum!!!!!

Hamadjr

Eu tento ser otimista mas ta difícil, se o Bolsanaro esta qualificado para dar informação sobre as condições das nossas Forças Armadas melhor do que os representantes das FA, então a vaca foi pro brejo ou nosso Estado Maior precisa parar de fumar aquele cigarrim do capet4 e voltar para a realidade.

ivanildotavares

Pelo que eu sei o Deputado Bolsonaro é um Capitão do Exército, licenciado para exercer o seu cargo político e um dos poucos que tem conhecimento e interesse pelos assuntos de Defesa. Corrijam-me se eu estiver errada.

Abs

ivanildotavares

Opa,

Corrijam-me se eu estiver errado!

Vader

O Deputado Federal Jair Bolsonaro é Capitão de Artilharia/R2, cursou EsPCEx, AMAN (turma 1977) e serviu na Bda Inf Pqdt. Saiu voluntariamente do EB em 1986, após ser preso por 15 dias por liderar movimento em prol de melhorias no soldo e nas condições de vida da tropa. Dois anos depois era eleito vereador no RJ com a plataforma específica de lutar pelos militares e contra o crime organizado.

É dos poucos que se preocupam com o mundo militar e a defesa nacional no parlamento. E dos poucos que falam a verdade na cara naquela casa.

Vader

Optimus disse:
17 de janeiro de 2013 às 17:51

A FAB com seus F-5 e P-3 dá pau na USAF e a MB é a Royal Navy do Atlântico Sul.

Salvou só o Exército, que tá ferrado.

É rir pra não chorar.

Mauricio R.

Pegar o embalo???
Qual???
Os suecos já tem aquilo que tanto precisavam, um cliente externo.
Não precisam mais de nós.

thomas_dw

Chegamos ao ponto de que ate o Gripen virou um sonho …

Guilherme Poggio

thomas_dw disse:

Chegamos ao ponto de que ate o Gripen virou um sonho …

Caro thomas_dw, na verdade o Gripen E era um sonho quando o F-X2 começou. Agora virou realidade.

Pelo andar da carruagem é provável que quando o governo decidir pelo F-X2, o Gripen E esteja saindo de serviço.

Fernando "Nunão" De Martini

Aos que perguntaram sobre Gripen F (biposto), a resposta está aqui no Poder Aéreo mesmo, diretamente da fonte original (a divulgação do acordo-quadro entre Suíça e Suécia). http://www.aereo.jor.br/2012/08/28/md-suico-apresenta-detalhes-do-acordo-do-gripen-com-a-suecia/ Qualquer mudança nesse caminho de só encomendarem monopostos dependerá das negociações em andamento para o contrato final, mas a princípio esse não é o ponto principal em discussão mais recentemente, e sim a possível exigência de alguns parlamentares suíços de que a Suécia faça alguma compensação à Suíça caso haja algum atraso no desenvolvimento. Porém, para alguns o acordo já é amplamente favorável à Suíça e uma exigência dessas, politicamente, poderia dar… Read more »

Baschera

Quanto ao comentário do Optimus, È bem verdade…eu já comentei isto aqui se não me falha….. é risível ver as apresentações de militares no congresso…. e mais risível ainda quando proferem aquelas falas ufanísticas sobre as “nossas capacidades” atuais e “futuras”….. Tchê…eu não entendo…estão lá para o que ?? Em vez de botar a boca no trombone e vender o seu peixe… agem como se estivesse tudo as mil maravilhas, com tudo no estado da arte e sobrando verbas….. No fim….. a culpa é dos comandantes….. que já caducaram….. foram cooptados pelo sistema das saúvas…no final os militares que vão… Read more »

ivanildotavares

Prezado Vader,

Obrigado pelo comentário sobre o Capitão Bolsonaro. Achei que ele era licenciado do EB quando você informou ter o mesmo saído voluntariamente em 1986.

Abs

Justin Case

Fernando “Nunão” De Martini disse:
18 de janeiro de 2013 às 12:16

Grato pela informação, Nunão.

Curiosa essa decisão, no meu entender.
Embora Suécia e Suíça devam ter seus motivos para que não sejam investidos recursos no desenvolvimento do modelo F, isso poderia afetar a inserção no NG no mercado mundial, que ainda requer aeronaves bipostas.
Essa definição de não ter Gripen F era também inesperada porque o demonstrador de tecnologia é um biposto. Será mais difícil para a área comercial demonstrar o avião para potenciais clientes apenas com monopostos.
Abraço,

Justin

Fabio ASC

Pelas minhas contas, serão entregues algo em torno de 9 ao ano…..

[…] Saab assina contrato que pode chegar a U$ 7,5 bi para o desenvolvimento e produção do Gripen E/F […]