Recentemente, a empresa DNW German-Dutch Wind Tunnels concluiu o teste aerodinâmico de um avançado modelo do túnel de vento para a nova aeronave EMBRAER KC-390, projetada e fabricada pela EMBRAER, fabricante brasileira de aeronaves. O modelo do túnel de vento foi projetado e fabricado pelo Laboratório Nacional Aeroespacial da Holanda (NLR). O videoclipe oficial deste teste aerodinâmico foi apresentado em São Paulo em 20 de novembro, na presença do Príncipe Herdeiro Willem-Alexander e da Princesa Máxima da Holanda. O casal real está atualmente em visita oficial ao Brasil, entre 19 e 23 de novembro. O Príncipe Herdeiro Willem-Alexander e a Princesa Máxima estão sendo acompanhados por uma delegação grande representando o setor privado holandês.

O novo modelo de túnel de vento EMBRAER KC-390 é uma atualização de um modelo mais antigo que fora testado no passado (http://youtu.be/9j6sY4QsHOQ). No teste atual, houve a simulação do sistema de reabastecimento durante o voo junto com o teste de carga útil com paraquedas. Além disso, várias técnicas de medição foram desenvolvidas especificamente e usadas para examinar fenômenos específicos, como a velocidade de escoamento.

Este é um dos vários testes dos modelos de túnel de vento realizados para a EMBRAER. Neste caso, a DNW e o NLR trabalharam juntos combinando suas experiências em um único lugar. Este modelo altamente sofisticado do KC-390 foi projetado e fabricado pelo NLR refletindo todo o conhecimento de tecnologia de ponta necessário para realizar um teste de túnel de vento de tal complexidade – em especial, a simulação do sistema mangueira e drogue exigiu soluções de projeto e fabricação inovadoras e criativas.

DIVULGAÇÃO: National Aerospace Laboratory – NLR

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto F Santana

Uma vez eu montei um F-104 escala 1/32 e resolvi testa-lo no túnel de vento.
Obviamente eu não tinha túnel de vento, o jeito foi testar de carro, com ele do lado de fora da janela.
A 60 Km/h o canopy se desprendeu ,em seguida o estabilizador horizontal.
Firme, quando chegou próximo dos 100 por hora, resolvi alterar a atitude do modelo, foi demais para as asas.
Passei algum tempo a pé procurando por seus pedaços.
Nota 10 para Kelly Johnson, nota 0 para Hasegawa.

Marcos

Roberto:

O Cel. Franco Ferreira diria que houve falhas na montagem, bem como a aeronave foi submetida a esforços estruturais aos quais não foi projetada. Portanto, falha humana.

Em relação ao vídeo: nota 10.
Um nome para esse artigo seria: “Nasce uma aeronave”.

Já em relação ao Mauricinho, acho que foi demais para ele. Deve ter surtado, jogado tudo para o alto e foi descansar em alguma praia.

Marcos

É interessante notar, em relação ao modelo anterior, é que esse recebeu as sondas de reabastecimento e sua rampa traseira pôde ser aberta, simulando a atuação da sonda e o lançamento de cargas em vôo.
Não há nesse modelo os estabilizadores vertical e horizontal, pois a estrutura que suporta o modelo é fixada por cima.

Roberto F Santana

Prezado Marcos, Admito ter posto a aeronave à esforço bem além de sua capacidade. Mas fui cuidadoso na montagem, após o desastroso teste, recuperei o Starfighter e lhe dei missão bem mais honrosa, para isso fiz um overall completo. desta vez usando Super Bonder. Adaptei sua secção traseira e instalei um motor Estes tipo D de dois estágios (motor foguete), pintei o caça de preto. Para dar maior veracidade e quem sabe até mesmo um testemunho, mesmo que simbólico, na cabine acomodei um besouro…vivo, é claro. O voo: Um completo êxito, lançado verticalmente, o F-104 subiu nada mais nada menos….… Read more »

FLIGHTER

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

sergiocintra

1o. Em recente materia, foi mencionado uma diminuição no custo do
projeto, acho que isso (essa matéria) é uma maneira de demonstrar
como. Quando voar “tá tudo nu eXXXkema”.
2o. Sou leigo, mas não deveria o modelo estar com a sonda (própria) de
reabastecimento, não há interferência no arrasto?? Mesmo sabendo
que é sómente um dos videos (ou modelo).

Mauricio R.

Marcos disse:
21 de novembro de 2012 às 14:55

Cara, cuida de tí, pq de mim, cuido eu.
No mais, não tendo vendas concretas, ao contrário da concorrência cheia dos defeitos, mostram teste no túnel de vento.
Fazer o que.

Vader

Roberto F Santana disse:
21 de novembro de 2012 às 15:19

KKKKKKKK…

Vader

Esse KC-390 é uma linda aeronave. Uma pena que realmente seu futuro seja incerto.