Entre novos e modernizados, 1.200 caças F-16 já saíram da belga SABCA
A S.A.B.C.A. (Société anonyme belge de constructions aéronautiques) informou que, na semana passada, saiu de sua linha de montagem, revisão nível parque e modernização o caça F-16 de número 1.200. O caça em questão foi um monoposto do Componente Aéreo das Forças Armadas Belgas modernizado para o padrão M5 de aviônicos.
Neste ano, 29 aeronaves do tipo fizeram seu “roll out” da linha da empresa, somando 1.200 exemplares do F-16 entre construídos novos ou que passaram por modernização e revisão desde o primeiro de produção, em 26 de janeiro de 1979. Deste total, 222 foram construídos novos para três clientes.
Já os trabalhos de revisão nível parque (Depot-level maintenance) e modernização de caças F-16 pela S.A.B.C.A. são destinados a nove diferentes operadores do F-16 ao redor do mundo, o que inclui aeronaves da USAF (Força Aérea dos EUA) que servem na Europa. A empresa tem capacidade de produção e manutenção, entre outros itens, de partes que compõem as asas do caça.
FONTE: S.A.B.C.A. via Asian Defense (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTO (em caráter ilustrativo): Componente Aéreo Belga
VEJA TAMBÉM:
- Números do mundo dos caças: F-16 vai a 4.500 entregas
- A piloto belga Karen Van den Broecke e seu F-16
- Romênia compra 12 caças F-16 de Portugal por US$ 600 milhões
- Iraque assina contrato para segundo lote de 18 caças F-16
- Contrato de modernização dos F-16 de Taiwan vai para a Lockheed Martin
- E vem mais F-16 por aí
- F-16: esse vende igual garrafa d’água no verão
- Indonésia vai às compras no deserto do Arizona, em busca de 30 caças F-16
- USAF quer modernizar 350 caças F-16 por 2,8 bilhões de dólares
Para quem não sabe, a SABCA é subsidiária da Dassault desde os anos 70.
De fato, Clésio, a Dassault tem 53,28% dela.
http://www.sabca.be/pages/0114/The-SABCA-Group.en.php
E o programa do F-16 é só um de uma considerável lista de envolvimento em produção e modernização de aeronaves militares:
“After the war, SABCA became a major partner in most Belgian military aircraft production and upgrade programs like the Hunter, F-84, F-104G, Dassault Mirage 5, Lockheed F-16, Agusta 109 Helicopter, etc… A new plant was opened in 1955 on the Charleroi airport for that purpose.”
A SABCA faz a montagem licenciada de mais de 200 F-16 e moderniza outros 1000. A Patria (antiga Valmet) montou de forma licenciada mais de 50 F-18. O que isto tem em comum? Que ambos os contratos foram importantes por questões locais de geração de emprego e compensações comerciais. Porem a capacidade da Bélgica ou da Finlândia de projetar uma aeronave de combate, mesmo que simples, é praticamente nula, estes projetos de produção licenciada em nada alteraram esta capacidade (ou falta dela). No Brasil, confunde-se montagem de kits com capacidade técnica de projeto. Ai basta qualquer interessado em vender qualquer… Read more »