Iraque pressiona EUA para entregar mais rápido os caças F-16 já encomendados
–
País pediu urgência na entrega do primeiro lote de 18 aeronaves, em meio a conversações para o contrato de um segundo lote
–
Segundo reportagem do Daily Star (com informações da AFP) publicada na quinta-feira, 18 de outubro, o Iraque instou os EUA a acelerem a entrega de armamentos encomendados pelo país, especialmente dos 18 caças F-16 já encomendados num primeiro lote. O pedido ocorreu em meio às conversações para o acordo de um segundo lote dos caças F-16, que também compreende 18 unidades. E surge logo após a assinatura de um acordo de compra de armas com Moscou , no valor estimado de 4,2 bilhões de dólares.
O acordo com os russos fez com que a Rússia se tornasse o segundo maior fornecedor de armamentos para o Iraque, depois dos Estados Unidos. A solicitação do Primeiro-Ministro Nuri al-Maliki deu-se durante conversações, em Bagdá, com o vice-secretário de Defesa Ashton Carter, dos Estados Unidos. Ele instou os EUA a “acelerarem o rearmamento do Exército Iraquiano com o que ele precisa em termos de armas defensivas que podem proteger a soberania do Iraque e sua independência, e prover uma dissuasão contra qualquer ataque.”
O porta-voz de Maliki, Ali mussawi, disse à AFP que o Primeiro-Ministro insistiu especialmente na entrega mais rápida de 18 caças F-16, que o Iraque deseja receber no ano que vem, mas cujas entregas estão programadas para 2014.
Sobre a compra do segundo lote de 18 caças, a informação da reportagem é que se estava perto de fechar o acordo para sua aquisição, mas que o porta-voz da Embaixada dos EUA, Frank Finver, afirmou que o acordo ainda precisava ser finalizado. (Nota do editor: reportagem da Reuters do mesmo dia – veja matéria no alto da lista ao final desta – trouxe a informação do ministro da Defesa do Iraque de que o acordo foi assinado. Assim, essa pode ser apenas uma diferença temporal entre as notícias de uma ou outra fonte. Em outras ocasiões, também houve a solicitação de entregas mais rápida, como se pode ver nos links abaixo.)
FONTE: AFP, via Daily Star (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)
IMAGENS: Lockheed Martin
VEJA TAMBÉM:
- Iraque assina contrato para segundo lote de 18 caças F-16
- Primeiros F-16 chegam ao Iraque em 2014
- Iraque tem pressa para receber seus F-16
- Primeiro ministro iraquiano pede rapidez na transferência de armamentos
- Iraque assina contrato com os EUA para compra de 18 caças F-16
- Dezoito F-16 equipados e armados para o Iraque, por US$ 4,2 bi
- Iraque confirma compra de helicópteros de ataque Mi-28NE, entre outros equipamentos militares russos
- MD da República Tcheca confirma contrato dos jatos L-159 para o Iraque
59ª Economia mundial…
Pois é…
Coitado do F-16, um avião tão bonito em sua forma original…
Está parecendo aquelas modificações de mau gosto feita aos carros. Mas, beleza não é nada em um caça.
Caro alphasr71a
eu, ao contrário de vc, gostei mt das modificações que o Falcon sofreu ao longo do tempo, e essa foto é emblemática e pra mim talvez a mais linda que já vi desse aparelho.
Pois é…
Agora, Iraque pressionando é o fim da picada, neh nao??
RomauBR,
O pressionando, no caso, está no sentido de o Iraque pedir para os EUA darem uma acelerada no processo porque eles estão precisando. Não é uma atitude “agressiva”, é só um pedido.
Sim, Daglian, eu simplesmente não penetrei nos meandros dessa questão, que pra mim é surreal. Quem diria que o Iraque, algum dia, pediria ao EUA pra acelerar a entrega de ARMAS!! Vou te dizer, é chocante. De mais a mais, na verdade o dinheiro é que fala mais alto, e nesse caso o Iraque nada em petróleo, que provisoriamente é uma matriz energética altamente valorizada.
Tá querendo os caças pro seu espaço aéreo não virar corredor pros israelenses.
No final da década de 80 o Iraque estava prestes à receber da França aeronaves modelo Mirage 2000………..
Questão: foram pagas e não estregues???????? isso pq ao meu ver, na Força Aérea Iraquiana tem espaço para mais um modelo de aeronave de alto desempenho.
Sei lá o motivo de estar fazendo aqui esta pergunta, talvez seja a vontade de ver o Rafale longe de nosso espaço aéreo, pois gosto da FAB.
abraços.