Sinal verde para o concorrente do KC-390
Índia e Rússia formalizam acordo para desenvolvimento do MTA
A Índia e a Rússia deram sinal verde para o programa comum Medium Transport Aircraft (MTA), informou a United Aircraft após a cerimônia de assinatura do acordo em Nova Deli.
“Um acordo foi assinado entre o cliente, o consórcio binacional MTAL, e os contratantes, a Hindustan Aeronautics e a United Aircraft Corporation Transport Planes,” informou a companhia russa em 12 de outubro.
A assinatura representa o início oficial do programa que, segundo autoridades indianas, poderia ser encerrado caso o acordo levasse muito tempo para ser concluído.
O jornal indiano The Hindu informou que o ministro da defesa do país, A K Antony, expressou preocupação, e citou outras fontes informando que um atraso maior no programa representaria uma vantagem para o seu rival KC-390 da Embraer.
O MTA será um avião de transporte tático com MTOW (maximum take-off weight) próximo de 65t, includindo 18-20t de carga, uma envergadura de 30m (98ft) e uma velocidade máxima de 434kt (800km/h). A aeronave substituirá antigos Antonov An-32 e Hawker Siddeley HS 748 na Índia e An-26 e An-30 na Rússia.
O governo de Nova Deli deverá adquirir 45 aviões e a Rússia outros 100. O mercado externo absorveria outras 60 aeronaves.
FONTE: Flight Global
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo
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Ai,ai… vai ficar pronro antes do nosso e, como está muito claro, vai suprir o incipiente mercado que poderia satisfazer. Apostam?
Aldo, Por mais que eles corram a partir desse sinal verde dado agora, acho difícil ficar pronto antes do KC-390, a não ser que este último atrase, e muito. Isso porque o sinal verde para o KC-390 foi dado há mais de três anos e meio, na Laad 2009. http://www.aereo.jor.br/2009/03/14/c-390-contrato-sera-celebrado-na-laad/ Pouco mais de um ano depois (há aproximadamente dois anos), a configuração próxima à atual já estava bem definida, a capacidade de carga já tinha aumentado e também já havia um mockup do compartimento de carga, quando foi anunciada a intenção de encomendar 28 unidades para a FAB http://www.aereo.jor.br/2010/07/21/fab-e-embraer-anunciam-previsao-inicial-de-aquisicao-do-kc-390/ E,… Read more »
Lembrando também que, pelo que li por aí, após o conceito já estar definido o que começa agora (após 6 anos patinando) é a fase de design preliminar (Preliminary Design Phase – PDP) com prazo previsto de duração de 10 meses – ou seja, vai até o segundo semestre de 2013. Só depois disso é que virá um contrato para a fase de design detalhado (Detail Design Phase – DDP). Chutando que essa fase dure o mesmo que a de design prelimitar (chute mesmo), seriam mais 10 meses, e aí já estaremos em meados de 2014. E só então pode-se… Read more »
Se não me engano também já está pronto um mock-up do cockpit da aeronave.
O Poder Aéreo está nos devendo uma visita à Embraer.
O mockup do cockpit (simulador de engenharia) está pronto sim, e com foto de uma aviadora da FAB em seu posto.
Até já replicamos matéria da FAB a respeito, no mês passado:
http://www.aereo.jor.br/2012/09/04/embraer-apresenta-solucoes-para-o-novo-aviao-kc-390-da-forca-aerea/
Falando no assunto, acabou de entrar no ar um clipping sobre o KC-390, onde aproveitei para colocar mais uma imagem (virtual) do cockpit.
Não consigo colar a imagem do mock-up da cabine do KC-390.
De fato!!!!
NUNÃO: mesmo sem conhecer todo o detalhamento do procedimento mostrastes, eu me referia mesmo era quanto à eficiência e à capacidaade de produção destes dois parceiros que estão colocando aviões no ar a toda hora. Acho que, oxalá me engane, eles vão operacionalizar o MTA antes do nosso KC. Espero que as definições de mercado realmente se mantenham e o MTA seja vendido p’rás bandas de lá.
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