Começaram os voos do demonstrador* Gripen F na Suíça
O jornal suíço Tages Anzeiger informou que, pela primeria vez, o demonstrador do Gripen F deixou o hangar desde que chegou na quarta-feira à Base Aérea de Emmen, na Suíça. Nesta sexta-feira, 5 de outubro, começaram os voos de teste na aeronave, que antecedem a participação no show aéreo de Axalp e apresentação aos políticos suíços.
No próximo dia 9, membros do Comitê de Política de Segurança verão a aeronave em demonstrações aéreas e no solo, tendo nos comandos pilotos da Força Aérea Suíça e da armasuisse (monitorados por um piloto de testes do fabricante do jato, a sueca Saab).
Já nos dias 10 e 11, o público em geral poderá ver os voos do jato, que é o demonstrador da versão biposta (F) do caça que o Conselho Federal Suíço pretende adquirir, o Gripen E. Não deverão ser adquiridos modelos F pela Suíça porque a Suécia também não planeja a compra dos bipostos, apenas dos monopostos E.
FONTE / FOTOS (Reuters e Keystone): Tages Anzeiger (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)
*NOTA DO EDITOR: a mídia suíça, assim como o Departamento de Defesa, estão denominando essa aeronave em especial como “demonstrador Gripen F”, ao passo que o fabricante, a Saab, já a denomina “Aeronave de testes do Gripen E/F” (Gripen E/F test aircraft), pois a fase de demonstração de conceito já foi cumprida e, hoje, a principal função desta célula (denominada 39-7) é realizar a campanha de certificação de sistemas aviônicos e de radar, enquanto um protótipo planejado para voar no ano que vem (denominado 38-9), fará a campanha de certificação relacionada ao envelope de voo.
Sobre a notícia acima, vale lembrar que se trata da primeira vez que esta aeronave voa na Suíça (a avaliação da concorrência suíça foi feita com aeronaves Gripen C/D), já que voos anteriores de suíços neste exemplar foram feitos na Suécia. Já a informação ao final da matéria original em alemão sobre a aquisição apenas do modelo Gripen E, monoposto, é um item presente no acordo-quadro assinado pela Suíça e Suécia, e que tem gerado controvérsia na mídia suíça. Veja mais informações sobre todos esses assuntos nos links a seguir.
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O Brasil perdeu uma enorme oportunidade de desenvolver essa aeronave em conjunto com a Saab.
O Mundo segue em frente e o Brasil…
Não seria o caso de os suíços optarem somente pelo modelo F?
Marcos, não entendi. Por que eles optariam por uma frota de 22 bipostos (F), se a doutrina deles é, em primeiro lugar, policiamento aéreo, e só em segundo lugar está a reativação das missões de ataque e reconhecimento?
O que se sabe é que, para diminuir custos nesse pedido pequeno de 22 aeronaves novas (às quais deverão se somar as 8 suecas iniciais), só vão investir no desenvolvimento dos monopostos (E). É o que foi negociado até o momento.
ToT somente participando do desenvolvimento, assumindo parte dos custos e riscos.
Fora isso, conversinha fiada para justificar sobre-preco…
Você pode fazer policiamento aéreo com uma aeronave biplace. Lhe sobrará ainda uma série de opções do que fazer com uma aeronave assim, inclusive treinamento.
Marcos, Poder pode, isso é inegável. Mas será que é isso que os suíços querem? (lembrando que você perguntou se não seria o caso dos suíços encomendarem só bipostos, então estou me referindo ao caso específico suíço) Para a doutrina deles de policiamento aéreo, duas patrulhas, cada uma formada por um par de caças, devem se manter voando ao longo do dia, e não em alerta no solo. Bipostos levam menos combustível interno do que monopostos, logo, terão menos tempo de patrulha disponível. E, para missões de apoio a tropas terrestres e para reconhecimento tático (que o novo caça deverá… Read more »