Começaram os voos do demonstrador* Gripen F na Suíça

6

O jornal suíço Tages Anzeiger informou que, pela primeria vez, o demonstrador do Gripen F deixou o hangar desde que chegou na quarta-feira à Base Aérea de Emmen, na Suíça. Nesta sexta-feira, 5 de outubro, começaram os voos de teste na aeronave, que antecedem a participação no show aéreo de Axalp e apresentação aos políticos suíços.

No próximo dia 9, membros do Comitê de Política de Segurança verão a aeronave em demonstrações aéreas e no solo, tendo nos comandos pilotos da Força Aérea Suíça e da armasuisse (monitorados por um piloto de testes do fabricante do jato, a sueca Saab).

Já nos dias 10 e 11, o público em geral poderá ver os voos do jato, que é o demonstrador da versão biposta (F) do caça que o Conselho Federal Suíço pretende adquirir, o Gripen E.  Não deverão ser adquiridos modelos F pela Suíça porque a Suécia também não planeja a compra dos bipostos, apenas dos monopostos E.

FONTE / FOTOS (Reuters e Keystone): Tages Anzeiger (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

*NOTA DO EDITOR: a mídia suíça, assim como o Departamento de Defesa, estão denominando essa aeronave em especial como “demonstrador Gripen F”, ao passo que o fabricante, a Saab, já a denomina “Aeronave de testes do Gripen E/F” (Gripen E/F test aircraft), pois a fase de demonstração de conceito já foi cumprida e, hoje, a principal função desta célula (denominada 39-7) é realizar a campanha de certificação de sistemas aviônicos e de radar, enquanto um protótipo planejado para voar no ano que vem (denominado 38-9), fará a campanha de certificação relacionada ao envelope de voo.

Sobre a notícia acima, vale lembrar que se trata da primeira vez que esta aeronave voa na Suíça (a avaliação da concorrência suíça foi feita com aeronaves Gripen C/D), já que voos anteriores de suíços neste exemplar foram feitos na Suécia. Já a  informação ao final da matéria original em alemão sobre a aquisição apenas do modelo Gripen E, monoposto, é um item presente no acordo-quadro assinado pela Suíça e Suécia, e que tem gerado controvérsia na mídia suíça. Veja mais informações sobre todos esses assuntos nos links a seguir.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

O Brasil perdeu uma enorme oportunidade de desenvolver essa aeronave em conjunto com a Saab.

O Mundo segue em frente e o Brasil…

Marcos

Não seria o caso de os suíços optarem somente pelo modelo F?

HRotor

ToT somente participando do desenvolvimento, assumindo parte dos custos e riscos.
Fora isso, conversinha fiada para justificar sobre-preco…

Marcos

Você pode fazer policiamento aéreo com uma aeronave biplace. Lhe sobrará ainda uma série de opções do que fazer com uma aeronave assim, inclusive treinamento.