PAMA-SP 2012: ‘Fox’ com o Grifo de fora
No “Fim de Semana Aéreo” 2012, realizado no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) nos dias 22 e 23 de setembro, uma multidão de pessoas visitou o “Hangar 3”, onde é realizada a revisão nível parque dos caças F-5 da FAB (Força Aérea Brasileira).
Mas, provavelmente, apenas os mais atentos repararam numa visão um tanto rara: um dos caças F-5M (modernizados) estava com o radome retirado e mostrava, ainda que de longe e num ângulo voltado para fora da visão da área restrita ao público, a antena do radar Grifo F que equipa os aviões modernizados. A imagem abaixo, que mostra outro ângulo, foi tirada da área só acessível à imprensa.
E o fato de ser um modelo “F” biposto, também conhecido como “Fox”, tornava a visão ainda mais rara para o público em geral. Vale lembrar que, atualmente, apenas três F-5 bipostos equipam a FAB, embora outros três deverão ser recebidos nos próximos anos, com a modernização dos caças usados adquiridos da Jordânia.
Nas fotos (clique para ampliar), pode-se ver como o formato da antena corresponde à forma “elíptica” da seção transversal do bico da aeronave e, comparando com a imagem de um modelo não modernizado e com o radome retirado (foto ao lado, de um F-5E “ex-Jordânia” ainda aguardando o início da revisão em 2011), pode-se perceber como a antena é maior do que a antiga.
Isso porque a antena anterior era instalada mais à frente no nariz da aeronave e a nova, com maior área, necessitou de um corte na fuselagem frontal para permitir sua instalação. Isso é explicado na matéria “PAMA-SP 2011: comparando os novos e os velhos bicos dos bicudos“, publicada no ano passado (disponível também na lista abaixo).
E, falando na antena antiga, algumas delas estavam empilhadas no chão do hangar, meio escondidas do olhar do público e aguardando destino ao lado de um contêiner identificado como “sucata”, como pode ser visto na imagem abaixo. Isso porque os caças F-5E “jordanianos” que ainda as traziam sob os radomes já iniciaram o processo de revisão estrutural e revitalização.
Para saber mais sobre o radar Grifo F, as mudanças realizadas nos F-5 para sua instalação, além de outras matérias relacionadas ao PAMA-SP e ao “Fim de Semana Aéreo”, clique nos links a seguir.
VEJA TAMBÉM:
- PAMA-SP 2011: comparando os novos e os velhos bicos dos bicudos
- F-5EM: por que é ‘bicudo’, entre outros detalhes interessantes
- Modernização dos F-5 da FAB: mais onze radares Grifo contratados
- PAMA-SP 2012: ‘walkaround’ do T-27 Tucano do líder da ‘Fumaça’
- PAMA-SP 2012: alinhando as asas do presente e do futuro da ‘Fumaça’
- PAMA-SP 2012: o segundo dia do ‘Fim de Semana Aéreo’
- PAMA-SP 2012: o primeiro dia do ‘Fim de Semana Aéreo’
- PAMA-SP 2012: F-5E ‘ex-Jordânia’, quem te viu, quem te vê
- PAMA-SP 2012: venha dar os parabéns, pessoalmente, a esse F-5 ‘quarentão’
- PAMA-SP 2012: preparando a casa para o ‘Fim de Semana Aéreo’
- Fim de semana aéreo 2012 no PAMA-SP: ‘Fumaça’ já está em São Paulo
- BASP 70 anos: Bandeirante do 4º ETA mostra suas ‘partes íntimas’