Helibrás assinará MoU para a venda de 14 EC225 para o mercado civil

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O presidente da Helibras, Eduardo Marson, informou hoje que a empresa assinará um memorando de entendimento com a Líder Aviação para a venda de 14 helicópteros do modelo EC225.

As aeronaves, uma versão civil do modelo EC725, fornecido para as Forças Armadas Brasileiras, serão utilizadas pela Líder para atender às demandas da Petrobras e de outras empresas do setor, especialmente no transporte para plataformas de petróleo.

Lutz Bertling, presidente do grupo francês Eurocopter, controlador da Helibras, informou que a fabricante estará capacitada para projetar e produzir um helicóptero 100% nacional até meados de 2020.

A Helibras também assinou contrato com a brasileira Inbra Aerospace para fornecer blindagem de 48 helicópteros EC-725, que estão sendo fornecidos para as Forças Armadas Brasileiras.

FONTE:www.valor.com.br

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Augusto

Editor, como se vê do corpo da reportagem são 14 helicópteros e não 20, como foi colocado aqui no título. Opa! Segundo um colega aqui, os EC-725 nem poderiam voar porque é feio e se parece com uma Kombi! Como pôde a Líder, uma empresa privada que tem por meta o lucro, ter sido enganada pela Helibrás e Eurocopter a ponto de ter comprado uma “jaca voadora”? E 14 ainda por cima!!?? Então a Helibrás passou a perna no Governo Federal, no Ministério da Defesa, nas Forças Armadas e, agora, em uma empresa privada? E o que nos diria o… Read more »

Mauricio R.

Mentira!!!
O exemplar de Le Jaca C 137 entregue hoje c/ o radar AESA de produção, veja bem UM ÚNICO EXEMPLAR, estará em serviço ativo de esquadrão; somente lá pela metade de 2013.

“To enter French air force service around mid-2013, single-seat aircraft C137 is the first European fighter to be delivered with an AESA array…”

(http://www.flightglobal.com/blogs/the-dewline/2012/10/rafale-bags-euro-aesa-bragging.html)

Enquanto isso na América, o F-22 já tem AESA em serviço de esquadrão, o SH tb e os F-15, tanto o “C” como o “E” já tem upgrade p/ radar AESA em curso.

Augusto

Está escrito na Flightglobal: “The Rafale has gained an operational AESA sensor before European rivals the Eurofighter Typhoon and Saab Gripen, its developers note” Leia com atenção a palavra “operational”. o link: http://www.flightglobal.com/news/articles/picture-france-accepts-first-aesa-equipped-rafale-377216/ Se quiser argumentar que o radar está operacional, mas o Rafale equipado com ele, ainda não, então leia o que está escrito em outra fonte: “The Rafale is the first European combat aircraft in operational service equipped with this type of radar.” CLeia com atenção o “in operational service”. Continua, a mesma a fonte: “Dassault Aviation and Thales are proud to equip French forces with this advanced… Read more »

Augusto

Minha resposta está aguardando a moderação.

Grifo

Caro Augusto, a Líder não está comprando o EC-725 e sim o EC-225. E está comprando para uso civil, não para uso militar. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa bem diferente.

Vader

Augusto disse: 3 de outubro de 2012 às 2:04 “os EC-725 nem poderiam voar porque é feio e se parece com uma Kombi!” Quem está falando que a “Flying-Kombi” não poderia voar porque é feio é você. Eu jamais disse isso. Não tente colocar palavras que eu não disse em minha boca, como faz a catervuxa em outros blogs por aí… “Como pôde a Líder (…) ter sido enganada pela Helibrás e Eurocopter a ponto de ter comprado uma “jaca voadora”?” Parceiro preste atenção na notícia: o que a Líder diz que vai comprar é a versão C I V… Read more »

juarezmartinez

ugusto disse: 3 de outubro de 2012 às 2:04 Editor, como se vê do corpo da reportagem são 14 helicópteros e não 20, como foi colocado aqui no título. Opa! Segundo um colega aqui, os EC-725 nem poderiam voar porque é feio e se parece com uma Kombi! Como pôde a Líder, uma empresa privada que tem por meta o lucro, ter sido enganada pela Helibrás e Eurocopter a ponto de ter comprado uma “jaca voadora”? Com o sr. bem afimou “voadora!, lembrando que voar não é operar, são coisas bastante distintas, como o tempo moistrará ao colega. E 14… Read more »

ricardo_recife

O título da materia esta equivocado. Não são vinte e nem do modelo EC-725. A reportagem fala de 14 e do modelo EC 225 . Caro Juaremartinez deixe por favor fazer uma correção. Não são 45 milhões de dólares, o valor exato é 49 milhões de doletas. O Eurocopter EC 725 Caracal é uma evolução do AS532 Cougar que voou pela primeira vez em 1977. Todo seu desenho interno é de um aparelho do final dos anos 70. Por mais updates e upgrades que tenha, ainda vai carregar toda a concepção daquela época. Ele é um bom helis para uso… Read more »

Corsario137

Como diria o esquartejador… 1. Juarez Martinez, perfeitas suas colocações. 2. A diferença entre o EC 225 e o 725 são poucas, mais de equipamentos do que de performance em voo. Como já disse aqui antes, acho o EC 225 uma excelente aeronave, que tem prestado um serviço excelente aos operadores de offshore desde o vô puminha até o L2 que ainda está em serviço em alguns lugares do mundo. Se o EC 725 é a melhor aeronave para as FAAs brasileiras já são outros quinhentos mas o helicóptero é comprovadamente bom. Além disso o Geraldo não é doido, se… Read more »

edcreek

OLá,

Bom ai está resposta ao EC ser bom ou ruim, empresas privadas já comprando…O resto é chora de ante-frança sem argumento…

O preço pode ser questional a aeronave não…

Abraços,

edcreek

*questional=questinavel

Corsario137

E o pior, perdi a inauguração da “nova” fábrica. Disseram que a comida foi ótima 🙁

Marcos

A questão dos Ec-725 adquiridos pelas FFAA não é o bom ou ruim, a questão é o preço pago.

Augusto

Minha resposta ainda está aguardando a liberação da moderação.

Augusto

Vader disse:
3 de outubro de 2012 às 7:30

Mauricio R. disse:
3 de outubro de 2012 às 2:42

ricardo_recife disse:
3 de outubro de 2012 às 9:45

Não sou fonte de informação militar, mas sei analisar uma notícia pela credibilidade da fonte. Já que a moderação acaba de liberar minha resposta lá em cima, leiam bem a palavra “operational” em relação ao Rafale com AESA e, se não concordarem, entrem em contato com as duas fontes internacionais, uma delas a Flightglobal.

Baschera

Me chamaram ?? Rsssss. Bem….. tanto o Juarez quanto o Ricardo e o Corsário…já responderam algumas dúvidas ou questões. O EC-225 é civíl, muito bem equipado, segundo me dizem e também por um vídeo que recentemente ví. Mas ….. teve problemas, como outros modelos de outros fabricantes também, no Mar do Norte e inclusive aquele novinho da Omni que “tombou” recentemente….. que aliás, teve perda total. O último probleminha do EC-225 (o mesmo do “rotor” do seu tio militar) causou uma advertência via boletim do fabricante : é necessário fazer inspeção da cabeça do rotor principal a cada… 4 horas!….… Read more »

Mauricio R.

Se Le Jaca C 137 está “operacional”, c/ o ÚNICO radar AESA de produção, qual é o esquadrão em que está de serviço???
Ah e tem que ser esquadrão de combate, unidade de teste e avaliação, em Mont de Marsan ou Istres por exemplo, não conta.

uitinaxavier

Augusto disse: Não perde tempo colega, o pessoal aqui é tão francofobico, que doí na Alma ler qualquer noticia que vier de lá, dá uma dor de cotovelo tão grande que se escorar doí. Eles não vão dar o braço a torcer nem aplicando uma Kimura, podem entrar em operação 100 “Jacas como eles adoram chamar” com radar AESA eles vão achar que é mentira. Qualquer coisa que é francesa não presta, não funciona, solta pecinha e mais blá blá blá blá. Eles falam e depois dizem que não falam, que estão pondo palavras em vossas bocas kkkkkkkkkkkkkk. Eles querem… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Gente, que conversa de doido essa do Rafale operacional ou não com AESA… Não tem nada de mais nem de menos na notícia colocada pelo Augusto lá em cima. Simplesmente segue o caminho normal, que já publicamos aqui mais de uma vez. Não há que se criar celeuma a respeito, nem para deturpar nem para exagerar. Em resumo: a primeira aeronave de série com radar AESA está entregue, para entrar em serviço (realizar operações) em esquadrão para que, gradativamente e com mais aeronaves, o primeiro esquadrão equipado com Rafales com radar AESA possa ser declarado operacional. O planejamento está aqui:… Read more »

Augusto

Mauricio R. disse:
3 de outubro de 2012 às 13:23

Aí o senhor terá de perguntar para a Flightglobal. Ou será que eles são menos informados que as “fontes” daqui?

uitinaxavier disse:
3 de outubro de 2012 às 13:26

Estou contigo, 100%. A turma da francofobia diz e depois diz que não diz e por aí vai, com suas ideologias canhestras. Mas o bom mesmo é quando começam como papo de que “um amigo meu da Aeronáutica falou que os EC-725”, ou com “o EC-725 não pode voar porque parece uma Kombi”.

Nick

O mais importante é saber quanto a Lider pagará por esses EC-725 civis. Ou será vice-versa? 🙂

Se pagar um valor na versão civil EC-225 que corresponda a metade do EC-725. A FAB poderá exigir um descontão! 😀

[]’s

juarezmartinez

Relamente Augusto, tu vais me desculpa, até o presente momento tentei te elucidar com fatos a situação deste projeto, mas infelizmente perecebi agora que ao invés de miolos tu deves ter_____________ no cérebro que te bloqueia o raciocinio, se tu e “cumpanhero’ Uitinã preferem pagar US$ 45.000.000,00 de dólares por heli que é vendido ali na esquina do vizinho por US$ 18.000.000,00, realmente é um caso de para ser estudado por um psiquiatra….. Peço desculpas pelo palavreado aos colegas e moderadores, mas apenas ______________ Grande abraço NOTA DO EDITOR: SEM DESCULPAS. COMENTÁRIO EDITADO. FAVOR NÃO USAR PALAVRÕES OU OFENDER OUTROS… Read more »

juarezmartinez

relamente Realmente desculpa desculpar

Augusto

juarezmartinez disse: 3 de outubro de 2012 às 16:14 A conversa de quem não tem argumentos geralmente descamba para o tipo de palavreado usado pelo senhor. Em respeito aos colegas, deveríamos todos nos ater a argumentos baseados em fontes (de credibilidade, notadamente). Quanto à francofobia do senhor, guarde-a para a Eurocopter e Dassault porque elas é que são francesas, e eu não sou representante comercial de nenhuma dessas empresas, apenas gosto de ter compromisso com a verdade. NOTA DO EDITOR: QUE TAL PARAR COM ESSA HISTÓRIA DE FRANCOFOBIA E DE ROTULAR OS DEMAIS PARTICIPANTES E, AO INVÉS DISSO, DISCUTIR COM… Read more »

Vader

Augusto disse: 3 de outubro de 2012 às 16:29 “apenas gosto de ter compromisso com a verdade” ____________. Porque de novo está falando que eu disse que “o EC-725 não pode voar porque parece uma Kombi” quando quem está dizendo isso é você. Eu só disse que a aeronave em questão é uma “Kombosa-Voadora”. O que é mesmo. Não disse que não voa. A sua credibilidade, o seu compromisso com a verdade, e nada, é a mesma coisa. COMENTÁRIO EDITADO. SUGERIMOS NÃO CONCENTRAR O DEBATE EM DISCUSSÕES SOBRE QUEM ESTÁ MENTINDO OU NÃO. A DISCUSSÃO PODE SER MAIS CORDIAL E… Read more »

Gilberto Rezende

O importante é saber se os EC-225 da Líder vão ser construídos na França ou no Brasil…

ACHO que pela urgência do atendimento da Petrobrás eles vão ser construídos na FRANÇA mesmo.

Nick

Caro Gilberto,

O teor da notícia dá a entender que será a filial a montar os helis, e não a matriz. Talvez eles venham semi-montados, bastando à Helibrás pintar os mesmos. E pronto temos uma fábrica de R$420 milhões pago pelo contribuinte brasileiro funcionando. 🙂

[]’s

Augusto

Prezado editor,

recado bem entendido, mas peço que leia os meus comentários com atenção e não se achará ofensa pessoal a qualquer participante. Também se verá que sempre faço uso de fontes que tenham credibilidade, nacionais ou internacionais ao invés de consignar fatos sem nenhum lastro na realidade, baseados em simples “achismos”. De mais a mais, o que foi entendido por “rotulação” de minha parte em relação a alguns membros foi apenas resposta a fatos sem lastro na realidade.

Corsario137

Baschera, Apenas complementando… 1. O Super Puma não tem lá muita sorte aqui no Brasil. Lembra-se daquele acidente do 332 L2 da BHS em que perdemos o Calmon? A BHS ficou com as aeronaves groundeadas por uns 2 anos. 2. Ano passado fui para uma apresentação do EC 175 e ele é claramente uma reação ao AW. Tem tudo para subsituir o Super Puma mas só vai estar a venda em 2014 e por enquanto não tem nenhuma encomenda firme. Sinceramente, eu é que não seria o primeiro a operar isso. Ainda que a aeronave pareça fantástica. 3. Sobre uma… Read more »

juarezmartinez

O importante é saber se os EC-225 da Líder vão ser construídos na França ou no Brasil… ACHO que pela urgência do atendimento da Petrobrás eles vão ser construídos na FRANÇA mesmo. Leia mais (Read More): Helibrás assinará MoU para a venda de 14 EC225 para o mercado civil | Poder Aéreo – Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil Eu acho bom eles comprarem da unidade Francesa, pois se for aqui vão ter que pagar o mesmo preço que as FAs pagaram, porque se for um centavo a menos, já recebi uns 50 e mais de gente que… Read more »

Baschera

Corsário137,

Procedentes seus esclarecimentos, obrigado.

Sobre o EC-175….interessante notar que o próprio fabricante mudou a motorização comumente usada (Makila), ….será usado o PT6C-67F Canadá da P&W.

Sds.

HRotor

“Era uma vez” um vendedor que viu no Brasil uma excelente oportunidade para desencalhar uma certa linha de montagem para X Super Puma que um cliente não queria mais. Foi pra Brasília e ofereceu o pacote para mobiliar as FFAA. De olho no boom do pré-sal, sugeriu a presença da Petrobras na reunião. O representante da Petrobras, que realmente sabia o que esperar de um helicóptero off-shore, alertou que o modelo oferecido, seu velho conhecido, não atenderia os requisitos de alcance e carga-paga para a exploração do pré-sal. Sem o aval da Petrobras, o negócio prestes a afundar, alguém tira… Read more »

HRotor

A hélice de um avião serve para gerar tração (movimentar, deslocar a aeronave), sendo a sustentação necessária para o voo gerada pelas asas (o que ocorre quando essas asas se deslocam pelo ar). As pás de uma hélice variam o passo sempre simultaneamente, aumentando ou diminuindo a tração. Já o rotor do helicóptero fornece tanto sustentação necessária para o voo (as pás são asas rotativas), como a tração que desloca a aeronave (ao inclinarmos o disco do rotor na direção desejada para o deslocamento). Essa inclinação do disco do rotor ocorre ao se variar o passo das pás de forma… Read more »

HRotor

Rsrsrsrs…..
Poggio, apenas compartilhando com os amigos do blog, pra relaxar….