PAMA-SP 2012: alinhando as asas do presente e do futuro da ‘Fumaça’
O local é o pátio de estacionamento de várias das aeronaves que participaram do “Fim de Semana Aéreo” do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), afastado do público, atrás do palco. Taxiando após o pouso, um A-29B Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) passa bem ao lado de onde estavam estacionados os T-27 Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), a “Esquadrilha da Fumaça”.
Por um instante, o “Tucanão” ficou praticamente alinhado aos “Tucaninhos”, como se quisesse fazer parte da linha de voo da “Fumaça”. O fotógrafo não se fez de rogado e aproveitou a oportunidade para esse flagrante do presente e do futuro das asas que levam as manobras do EDA para o público.
Mas, por enquanto, isso é apenas uma sequência de fotos do taxiamento do Super Tucano. Embora fosse anunciado pelo apresentador do evento que o A-29 vai reequipar a “Esquadrilha da Fumaça”, ainda faltam algumas apresentações para que isso ocorra de fato. Hora de aproveitar as últimas chances de ver os “Tucaninhos” nas cores do EDA manobrando pelo céu. Ano que vem, deverá ser a vez de ver os “Tucanões” riscando o céu com fumaça nos eventos aéreos.
Pensando nessa despedida que se aproxima, tiramos várias fotos dos T-27 da “Fumaça” para nossos leitores. Você verá esse “ensaio” na próxima matéria, aguarde!
VEJA TAMBÉM:
- PAMA-SP 2012: o segundo dia do ‘Fim de Semana Aéreo’
- PAMA-SP 2012: o primeiro dia do ‘Fim de Semana Aéreo’
- PAMA-SP 2012: F-5E ‘ex-Jordânia’, quem te viu, quem te vê
- PAMA-SP 2012: venha dar os parabéns, pessoalmente, a esse F-5 ‘quarentão’
- PAMA-SP 2012: preparando a casa para o ‘Fim de Semana Aéreo’
- Fim de semana aéreo 2012 no PAMA-SP: ‘Fumaça’ já está em São Paulo
- Até o fim do ano, ‘Fumaça’ deverá trocar Tucano por Super Tucano
- Fumaça 60 anos: quando uma das estrelas da festa virou arquibancada
- Conheça a história da Esquadrilha da Fumaça
- Super Tucanos vão para o EDA, mas talvez não agora, segundo a FAB
- Nacionalização do trem de pouso do T-27 Tucano rende royalties para a FAB
- As manobras, os aviões e os pilotos da Esquadrilha da Fumaça
O Super Tucano, apesar do nome e da aparência, não é substituto do T-27. É um avião COIN (“Counter-insurgency aircraft are a specialised variety of military light attack aircraft, designed for ground support against small, usually irregular groups of insurgents”). Seus similares são o OV-10 Bronco, o Pucara, o A-37 e outros, todos modelos superados, o que justifica o empreendimento da EMBRAER nesse mercado.. Seus méritos estão na capacidade de atacar o solo com máxima precisão e mínimo dano colateral, de dia ou de noite. Como turbo-hélice, permite emprego em pistas toscas, além de ter menor assinatura IR que favorece… Read more »
[…] PAMA-SP 2012: alinhando as asas do presente e do futuro da ‘Fumaça’ […]