Voa o Su-30SM, desenvolvimento da família Su-30MK para a Rússia
Na última sexta-feira, 21 de setembro, decolou pela primeira vez o Su-30SM desenvolvido pelo bureau de projetos JSC Sukhoi e projetado para o Ministério da Defesa da Rússia. O voo foi realizado no aeródromo da fábrica Irkutsk Aviation, braço da JSC IRKUT Corporation (parte da United Aircraft Corporation).
A entrega de 30 caças multitarefa deverá ocorrer até o ano de 2015, conforme contrato assinado entre o Ministério da Defesa da Rússia e a JSC IRKUT Corporation em março de 2012.
O caça multitarefa Su-30SM é o mais novo desenvolvimento da família de aviões de combate Su-30MK. O caça foi projetado de acordo com requerimentos da Força Aérea Russa relacionados aos sistemas de radar, de rádio e de reconhecimento, aos assentos ejetáveis e a diversos sistemas de apoio. A aeronave também traz mudanças na configuração de armamentos.
O voo durou 2 horas, sem ocorrência de problemas. A aeronave foi tripulada por pilotos de testes do bureau de projetos JSC Sukhoi, o comandante Sergey Kostin e o navegador Pavel Malovechko.
FONTE / FOTOS: Irkut Corporation (as duas primeiras fotos são do Irkut Press Service via Russian Aviation – já a foto de baixo, do site da Irkut, é do modelo Su-30MK mostrando em destaque as tubeiras dos motores AL-31FP TVC)
NOTA DO EDITOR: a Sukhoi também divulgou nota a respeito, com o mesmo conteúdo, porém apenas em russo. Na versão escrita em russo, a capacidade multitarefa do caça é acompanhada da menção à sua manobrabilidade (сверхманевренный).
VEJA TAMBÉM:
- Rússia deverá produzir PAK-FA em massa a partir de 2015
- Rússia: cem novos caças em cinco anos
- Sukhoi abocanhará 22% do mercado de caças, segundo instituto russo
- Rússia acena com parceria na produção e na venda dos caças para a FAB
- Superioridade aérea por um precinho camarada
- Índia comprará 42 ‘Super Sukhoi’
- Índia vai converter seus Sukhoi-30MKI em ‘Super Sukhois’
- Mais Su-30MKI para a Índia
- A Supermanobrabilidade comparada
- O Brasil adia mais uma vez o F-X2 e a Venezuela mostra o Su-30MKV com AA-10
- Irkut Corporation finaliza entrega dos SU-30МКМ à Malásia
- Índia corre o mundo em busca de fornecedores de sobressalentes russos
- Design russo, americano e francês compartilhando o céu
- IAF perde terceiro Su-30MKI
- Check your six!
- Até Uganda comprou Sukhoi…
- Índia afirma que Rússia é incapaz de garantir manutenção de armamentos
- “Indra-Dhanush”: Sukhois da IAF contra Typhoons da RAF
- ‘Pitch Black’ 2012 na Austrália: onde Flankers, Hornets, Super Hornets, Hawks, Eagles e Falcons se encontram
qual é a necessidade da Força Aérea Russa desta versão? Não estão recebendo os Su-34? Parece mais um caso de divisão de recursos entre programas, que também acontece na aviação civil deles (Tu-204 vs Sukhoi RRJ vs An-148 vs MS-21 etc.). Como o bolo é pequeno, cada um fica com uma fatia fininha, fininha…
Além da briga interna por recursos para os vários programas de rearmamentos e a troca de “favores” entre membros do governo e os diversos bureaus de desenvolvimento….. Isto parece ficar patente, quando verificamos que há encomendas de Su-34 (versão export do Su-32), Su-35 e agora esta de Su-30SM….fora o PAK/FA T-50 em desenvolvimento. O que sei é que a versão SM do Su-30 tem requerimentos digamos mais modernos e de tecnologia mais atual do que os Su-27 da Força Aérea Russa. Aparentemente esta versão SM em muita semelhança com os Su-30 MKI vendidos para a Índia e China, Os da… Read more »
Caro Marcelo,
Segundo o amigo Rustam, basicamente é uma necessidade de empregos. Visa manter a fábrica aberta, já que afinal o SU-35S deverá ser muito mais capaz do que esse SU-30SM.
[]’s
[…] Voa o Su-30SM, desenvolvimento da família Su-30MK para a Rússia […]