Rei Juan Carlos I da Espanha voa no NH90
Na manhã de hoje, Sua Majestade o Rei Juan Carlos I da Espanha realizou um voo no moderno helicóptero NH90 fabricado pela Eurocopter, a partir da Base Aérea de Cuatro Vientos (Madrid). O início das entregas da aeronave para as Forças Armadas espanholas está prevista para o próximo ano, em particular para as Fuerzas Aeromóviles del Ejército de Tierra (FAMET).
Sua Majestade o Rei Juan Carlos I é um aviador experiente, com 3.740 horas de voo como piloto de helicópteros, a maioria dos quais em aeronaves Eurocopter aeronaves e especialmente em “Super Puma”, mas também em EC135, EC145, EC225 e até mesmo no helicóptero de combate “Tiger”.
Em dezembro de 2006, o Ministério da Defesa da Espanha e a Eurocopter assinaram um contrato para adquirir 45 helicópteros NH90 TTH (Transporte Tático) para as Forças Armadas.
Enquanto os dois primeiros NH90 espanhóis foram fabricados na fábrica francesa da Eurocopter, a Eurocopter Espanha é responsável por montar as restantes 43 aeronaves NH90 e a entrega de todos eles para as Forças Armadas espanholas. A Eurocopter Espanha, localizado em Albacete e inaugurada em 2007, é também uma das duas únicas fábricas da fuselagem dianteira do helicóptero, a mais moderna de seu tipo e com mais de 500 pedidos em todo o mundo.
Produzido em duas versões básicas – Transporte Tático (TTH) e Operações Navais (NFH), o NH90 é um helicóptero de categoria de 11 toneladas, para missões militares em terra, mar e ar.
Até o momento, o NH90 tem 529 encomendas por parte de 14 países, 418 dos quais da versão TTH. São seis linhas de montagem do NH90 na França, Alemanha, Espanha, Itália, Finlândia e Austrália, sob a organização industrial pan-europeia NH Industries, que pertence à Eurocopter (62,5%), Agusta Westland (32%) e Fokker Aerostructures (5,5%). 119 helicópteros já foram entregues às Forças Armadas dos países contratantes, 100 deles da versão TTH e já alcançaram mais de 20.000h de voo.
LEIA TAMBÉM:
Totalmente fora do tópico, mas…
Eu pensava que Sua Majestade preferisse outro tipo de arma.
Um rifle de cano duplo .577 Nitro Express.
Arma para matar elefante, se é que me entendem.
(Essa realeza européia curte mesmo ser piloto de helicóptero de combate, quem diria…!) O NH-90 nasceu para ser o helicóptero padrão da OTAN. Apesar de ser um projeto moderno e estar sendo vendido às centenas, tem mostrado algumas características negativas quando empregado em campo, tanto que só recentemente foram enviados para o combate no Afeganistão, pelos italianos. Há algum tempo, soubemos de algumas deficiências pelos alemães, notadamente a limitação de espaço na cabine, fragilidade do assoalho e rampa, ausência de janela ou abertura para o atirador de metralhadora lateral e outras. Por essas e outras se entende a razão pela… Read more »
11 toneladas é incorreto. O NH-90 é da classe de 9 toneladas.
NH90 Max. takeoff weight: 10.600 kg (23.370 lb)
Para El Rei dar uma voltinha tem, p/ entregar p/ o cliente que encomendou e pagou, não.
O back log desse helicóptero, é imenso.
Dizem os espanhois que esse rei ta é biruta!
Eu vi voando e fazendo acrobacias na Suécia. Impressiona!
Esse heli foi mal concebido. Os suecos foram os primeiros a perceber o erro e estão fugindo em direção ao Blackhawk.
Galante, neste caso o fabricante deve estar errado. No site da Helibras – não é demais lembrar que se trata de subsidiária da Eurocopter – está expresso: “O NH90 é um helicóptero biturbina da classe de 9 toneladas para transporte tático e missões navais, aprovado pela OTAN e que preenche todos os requisitos para satisfazer as necessidades das Forças Armadas da Europa.” Eis o link: http://www.helibras.com.br/produtos_det.php?id=108 Já o EC-725 é diferente. Esse sim é da classe de 11 toneladas, veja-se: “O EC 725 é um helicóptero biturbina médio da classe de 11 toneladas, com performance garantida pela já experiente família… Read more »
Placar: 683 NH-90 x 71 EC-725…..
Não fosse “sua Majestade Rei Sol Lula I” este placar seria ainda mais favorável…..
A diferença é que os reis e principes europeus pilotam helicópteros militares …. e os nossos “reis e principes” compram sem nunca ter voado em um antes. O negócio é comprar….. não importa a missão e nem quanto custa… menos ainda se há algo melhor.
Sds.
A Austrália comprou alguns, mais ou menos na mesma época em que nos entubaram os “Super Caracal”, os problemas de motorização e transmissão foram e continuam persistentes; a pto de a RAN optar pelos SH-60R em uma concorrência recente.
E os “Tigre”, tb andaram dando a sua dose de dores de cabeça, “F-22 style”, sem que a Eurocopter tenha sido mto útil em resolve-los.
Baschera, não que vá mudar alguma coisa, mas o EC-725 já passou das 100 encomendas.
Parece que meu 2o comentário sobre a classe do helicóptero ficou bloqueado…
NOTA DOS EDITORES:
CAIU NO FILTRO DE SPAM POR CAUSA DOS LINKS. JÁ FOI LIBERADO.
acar: 683 NH-90 x 71 EC-725….. Não fosse “sua Majestade Rei Sol Lula I” este placar seria ainda mais favorável….. A diferença é que os reis e principes europeus pilotam helicópteros militares …. e os nossos “reis e principes” compram sem nunca ter voado em um antes. O negócio é comprar….. não importa a missão e nem quanto custa… menos ainda se há algo melhor. Sds. Leia mais (Read More): Rei Juan Carlos I da Espanha voa no NH90 | Poder Aéreo – Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil Pois é “Basca”, tanto que o negócio é comprar(se… Read more »
Clésio Luiz,
É vero…… mas eu usei o placar do link abaixo, matéria do Aéreo de algum tempo atrás, que está logo abaixo da matéria acima…. onde diz “Leia Também”…… deveria ter conferido antes, desculpe-me.
http://www.aereo.jor.br/2009/12/07/placar-atual-683-nh-90-x-71-ec-725/
Normalmente, gosto de dar “a César o que é de César”…. porém não sei de onde o fabricante tirou vendas de “mais de 550 unidades”…. só se for da “famiglia”….
Sds.
Juarez,
Vc acha que a Helibrás/Eurocopter nos daria um emprego ???
KKKKKKKKKKKK…….
Sds.
Graças a Deus nós precisamos disto Basca, ainda mais de gente desta “pelagem”……….
Grande abraço