Future Transport Helicopter da Eurocopter
A Eurocopter e a Boeing estão estudando o projeto de um helicóptero pesado chamado Future Transport Helicopter (FTH). O FTH terá uma configuração similar ao Chinook e deverá participar de futuras concorrências esperadas pela OTAN. A aeronave também poderá participar do projeto JMR-Heavy do US Army.
A cabina será mais larga que a do CH-53 e do C-27J com capacidade de carga de 18 toneladas. O peso máximo será de 33 toneladas.
Homenagem da Eurocopter aos 50 anos do Chinook.
Homenagem da Eurocopter ao mercado, que agora disponibiliza uma aeronave eventualmente capaz de rivalizar com o fantástico Chinook. Produtos europeus todos sabem que não são baratos, mas nesse caso o estadunidense tbm não é nada do que poderíamos chamar de “acessível”.
Esse modelo novo na verdade vai estar um nível acima do Chinook. Vai concorrer mesmo com o H-53K e com o Mi-26.
O projeto do HTH foi abandonado???
C-27J? Não seria CH-47… ou eu não entendi a comparação…
Operadores europeus de:
CH-47 Chinook: UK; Itália; Espanha; Grécia; Holanda; Turquia
CH-53 Sea Stallion: Alemanha
Que tenha preços, operação e logística da Boeing, a Eurocopter ficando só com as relações publicas…
“A Eurocopter e a Boeing estão estudando o projeto de um helicóptero pesado chamado Future Transport Helicopter (FTH);” Aparentemente está se formando um novo consórcio transatlântico para projetar, desenvolver, produzir e comercializar um novo e imenso helicóptero de transporte. No meu entendimento faz todo o sentido, pois o mercado para aeronaves deste porte é restrito e o investimento em P&D é vultoso. Um consórcio FTH poderia ter garantido o mercado da OTAN, somando o US Army e as forças armadas da Europa Ocidental. Com um mercado primário garantido é possível investir sem sustos. O “inimigo” a ser batido, pelo visto,… Read more »
Como escrevia acima, o ‘inimigo a ser batido’ é a Sikorsky,
mais precisamente o Sikorsky CH-53 K Super Stallion.
http://www.sikorsky.com/StaticFiles/Sikorsky/Assets/Attachments/Mission%20Downloads/CH-53K_Brochure.pdf
É impressionante a linhagem de aeronaves que saíram e continuam saíndo da Sikorsky, um grande legado do projetista Igor Ivanovich Sikorsky.
Será necessário um consórcio transatlântico para enfrentá-las?
Sds,
Ivan Ivanovich. 🙂
Antigamente, cueca era Zorba e helicóptero era Bell. Hoje em dia, helicóptero é Sikorsky (cueca sei lá, tanto faz…). Igor Sikorsky foi um gênio intuitivo e um idealista obstinado. Muito jovem, no início do século XX, já havia projetado e construído um helicóptero, inviável pelas limitações técnicas da época. Partiu para os aviões, sendo o criador do primeiro quadrimotor da história, um bombardeiro usado pela Rússia na WW I. Com a revolução comunista, partiu para os EUA, começando sua vida do zero. Logo voltou a projetar e construir aviões, notadamente hidroaviões, sendo responsável pelos primeiros “clippers” transoceânicos. Nunca desistiu da… Read more »