VHF/UHF do KC-390 será da R&S
A Rohde & Schwarz vai entregar os primeiros transceptores aerotransportados VHF/UHF para o desenvolvimento do protótipo KC-390 até 2013. Cada uma das aeronaves KC-390 será equipada com dois rádios R&S M3AR de alto nível tecnológico, incluindo salto de frequência e recursos de criptografia.
O KC-390 é a última geração de aeronave de transporte a ser equipada com transceptores aerotransportados da Rohde & Schwarz. O transceptor R&S M3AR também é usado em vários outros tipos de aeronaves, tais como a A400M, Eurofighter, NH90, TIGER e F16. Clientes em todo o mundo optam pelo transceptor R&S M3AR para garantir comunicações por rádio seguras e confiáveis nos ambientes mais difíceis.
FONTE: Rohde & Schwarz
Antigamente você fazia tudo via circuitos eletrônicos. Um radio com características semelhantes a esse, 40 anos atrás, só se via no Air Force One americano, porque um caça não tinha espaço e carga paga suficiente para carregar um rádio sofisticado. Hoje basta uma caixinha com um processador, software, uns circuitos para modular a antena e bang, taí seu super rádio, por uma fração do preço de 40 anos atrás.
Nada mais lógico, haja vista que a Rohde & Schwarz fabrica hoje os rádios dos principais vetores da FAB. F-5M, AT-29, R-99 e futuramente A-1M.
Os modelos da R&R são a camada física do programa de data links da FAB, cujo desenvolvimento das camadas superiores é brasileiro.
Este programa, Link BR, é um bom exemplo de projeto sem “flu-flu” politico e que efetivamente gera incremento de capacidade operacional e conhecimento tecnológico.
Quem dera os outros projetos do MinDef fossem assim.
Deu o óbvio, escolha pertinente e coerente.
Grande abraço
E disse o Clésio Luiz. A miniaturização dos componentes associada à elevação da capacidade de processamento permitiu que aeronaves de pequeno porte tivessem equipamentos como esse.