FAB realiza primeiro treinamento noturno de simulação de combate
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou pela primeira vez um treinamento noturno de simulação de combate. A missão ocorreu (5/9) durante o Exercício Sabre II e envolveu mais de vinte aeronaves. As esquadrilhas eram compostas por caças Mirage 2000-C, F-5 Tiger, A-1 e A-29 Super Tucano. O treinamento inédito também envolveu aviões radar R-99 e E-99.
O Exercício Sabre II reuniu durante dez dias cerca de 60 aeronaves na Base Aérea de Anápolis (GO). A operação é realizada em um cenário composto por dois países: Veritas, país amigo, e Araguaia, que representa as forças inimigas. A missão de Veritas é tomar o controle do ar sobre Araguaia.
Para cumprir esse objetivo, as aeronaves aliadas têm que cumprir diversas missões de ataque e reconhecimento. Durante o treinamento noturno, os caças da FAB realizaram ataques simulados com bombas guiadas a laser utilizando óculos de visão noturna.
Para o Brigadeiro do Ar Paulo Erico Santos de Oliveira, Comandante da Terceira Força Aérea (III FAE), o exercício Sabre II é uma oportunidade de reunir todas as unidades de caça, reconhecimento e controle e alarme em voo da FAB. “O vôo noturno é o coroamento desse exercício. Esse tipo de missão potencializa nossa capacidade de combate”, disse.
O Sabre é um exercício genuinamente nacional, em que é possível treinar dentro da realidade brasileira. As missões de ataque e destruição dos alvos inimigos trazem treinamento integral para pilotos, controladores e aqueles que fazem o planejamento das missões. É também uma oportunidade de pilotos mais jovens terem contato com os mais experientes.
“Espero que possamos aperfeiçoar as próximas edições. Tivemos muitos ganhos, mas queremos melhorar ainda mais, buscando chegar o mais próximo possível da realidade”, afirmou o Comandante da III FAE.
FONTE: Agência Força Aérea
SAIBA MAIS:
Estranho o nome que eles escolheram para o exercicio . . . “Veritas” (verdade) e “Araguaia”. Será que estão querendo mandar mensagem para alguém? Talvez para algum ex militante da esquerda?????
Primeiro!?!
Pois é…estranho essa informação…na segunda década do Século XXI e a primeira operação de treinamento de combate???? Não creio…a Força não é tão amadora assim…
Eu ia escrever que deve ter sido o primeiro BVR, mas mesmo assim seria um atraso e tanto.
O exercício deve ter alguma característica que o torna original no período noturno; Talvez a abrangência de meios.
Abraços
Devemos lembrar que desde 1982 a FAB realiza operações reais de defesa e interceptação aérea. Cito o caso do Ilyushin cubano que adentrou em nosso território sem autorização durante a guerra das Malvinas.
Mas acho que mesmo antes desse episódio, a FAB estava capacitada à operar durante a noite………. mesmo que em pequena envergadura, coisa de elemento ou esquadrilha.
Esse treinamento de agora é bem mais amplo, pois inclui amplo uso de NVG e demais tecnologias atuais à disposição dela.
abraços.
Combate noturno é GCI. Não que o diurno não exija um bom GCI, mas de noite, ele é fundamental! Realmente, penso que o texto tenha sido generalista de mais, deve ter sido o primeiro treinamento de combate simulado noturno BVR e NVG. Muito bem, mas mesmo assim, muito tarde. Vale lembrar que os EUA já usavam NVG em 1991…e convenhamos, isso não é uma tecnologia de outro mundo…mas, antes tarde do que nunca…
Mas se nada for feito, acabaremos assim…liderando o elemento…
http://www.airliners.net/photo/Colomban-MC-15-Cri/1407310/L/
GCI???? Não seria GCC Grupo de Comunicações e Controle.
Grande abraço
juarezmartinez escreveu:
GCI???? Não seria GCC Grupo de Comunicações e Controle.
Caro Juarez
Acredito que o Giordani esteja se referindo à vetoração por controle de solo (GCI – Ground control Interception)
[…] FAB realiza primeiro treinamento noturno de simulação de combate […]