Rússia deverá produzir PAK-FA em massa a partir de 2015
–
Comandante das Força Aéreas Russas também informou que produção em massa do Su-35 será dois anos antes, em 2013 – Jatos Sukhoi, desde o Su-7 de 1964, já acumulam mais de 2.500 unidades exportadas até hoje
–
Na segunda-feira, 6 de agosto, a versão em inglês do site da “China Radio International” divulgou a notícia de que, em 2015, a Rússia vai produzir em massa caças de quinta geração. A informação sobre a produção em série do caça PAK-FA T-50, de quinta geração, foi dada pelo comandante das Forças Aéreas Russas, major-general Victor Bondarev.
Segundo o comandante, a aeronave será produzida em volume após 2015, devendo suceder os caças MiG-29 e Su-27 pelos próximos 30 anos. Já o Su-35, atualmente o caça topo de linha da quarta geração “plus”, entrará em produção em massa ainda em 2013, segundo Bondarev.
Ainda sobre o Su-35, o site da Sukhoi divulgou nota nesta terça-feira, 7 de agosto, de que prosseguem as provas de voo do caça multipropósito dotado de supermanobrabilidade, visando testar o uso do caça em situações de combate. Os dados técnicos e a precisão dos sistemas de vigilância e modos de combate estão consistentes com as estimativas. Entre as características que distinguem o Su-35 estão o uso de tecnologias de quinta geração, novos aviônicos digitais, novo radar de longo alcance e varredura eletrônica, com grande capacidade de acompanhar e engajar alvos simultaneamente, além de novos motores com mais potência e empuxo vetorado.
Sobre o desempenho em voo, a Sukhoi informou que vêm sendo testadas as características técnicas em voo, resistência estrutural, estabilidade, controle e propulsão. Também estão sendo testados os aviônicos, a operação dos sistemas de gerenciamento de informação, de navegação e sistemas de radar, com a participação ativa dos subcontratados da Sukhoi. No total, já foram realizados mais de 650 voos.
A Sukhoi informou também, no dia anterior, que mais de 2.500 aeronaves com código “Su” (indicando Sukhoi) já foram exportados desde 1964, o que inclui jatos como o Su-7, Su-17, Su-20, Su-22, Su-24, Su-25, Su-27 e Su-30, assim como suas variantes. Os jatos foram exportados para clientes na Europa, Ásia, África e América do Sul, e em diversas forças dessas regiões eles ainda operam.
Na última década, o jato Sukhoi mais exportado foi o Su-30 multipropósito em suas diversas versões vendidas desde 1996. Atualmente, há negociações com clientes para a exportação do Su-35.
FONTES: CRI (China Radio International) e Sukhoi
FOTOS: Sukhoi
VEJA TAMBÉM:
- Venezuela quer comprar caças russos Su-35
- Chávez quer mais caças Sukhoi
- Primeiro lote experimental de caças T-50 chegará à Força Aérea da Rússia em 2013
- Atrasos e desafios para o Sukhoi/HAL FGFA
- Venda do Su-35 para a China: negociações congeladas
- China vai de Su-35
- Sukhoi abocanhará 22% do mercado de caças, segundo instituto russo
- Fotos do terceiro Su-35S
- Voa o terceiro Su-35 de série
- Primeiro Su-35S de série inicia ensaios em voo
- Apresentação do Su-35
- Sonhando com o Sukhoi?
- Números do mundo dos caças: Su-35 faz 500º voo de testes
- Sukhoi promove caça Su-35 em mercados da América Latina
- Nelson Jobim descarta entrada da Rússia na licitação dos caças
- Su-35 pode voltar ao F-X2
- Rússia acena com parceria na produção e na venda dos caças para a FAB