F-22: problema resolvido (será?)
Após meses de testes dos componentes do sistema de suporte à vida dos caças F-22 Raptor, militares estão confiantes de que realmente solucionaram os problemas fisiológicos inexplicáveis do avião que causaram diversos incidentes e até mortes com queda de aeronave, informou o diretor de operações da USAF no último dia 31 de julho em uma entrevista coletiva no Pentágono.
O secretário de Defesa Leon E. Panetta aprovou na semana passada um levantamento gradual das restrições ao voo do F-22.
O brigadeiro Charles W. Lyon, designado pelo Secretário da Força Aérea Michael B. Donley em janeiro para liderar uma força-tarefa de investigação, disse na entrevista coletiva que as mangueiras de oxigênio domiciliar, os pontos de engate rápido e de vez em quando, a vasilha do filtro de ar, são as causas básicas dos inexplicáveis incidentes fisiológicos em que alguns pilotos queixaram-se de sintomas de hipóxia.
Oficiais da Força Aérea utilizaram câmaras de altitude intensivamente e protocolos de centrifugação para isolar variáveis, disse o general. Eles também analisaram milhares de amostras de gases, voláteis e semi-voláteis, sólidos e líquidos, e compararam com os dados para padrões de risco ocupacional.
A frota permaneceu no chão por cinco meses do ano passado, realizou cerca de 8.000 saídas, totalizando mais de 10.000 horas de vôo desde o seu último inexplicável incidente relatado em março, disse Lyon.
Panetta autorizou a implantação de um esquadrão de aeronaves F-22 na Base Aérea de Kadena, Japão, impondo restrições de altitude e usando a rota norte do Pacífico. Após a conclusão dessa missão, a Força Aérea provavelmente vai aprovar a maioria dos vôos de longa duração, informaram os funcionários.
FONTE: U.S Air Force
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo
VEJA TAMBÉM:
- F-22: mais um caso de falta de oxigênio
- USAF: progressos na resolução dos misteriosos problemas do F-22
- Últimos Raptors deixam Marietta
- Estaria o F-22 deixando seus pilotos doentes?
- Sem oxigênio eu não entro aí
- Mais um F-22 aceito pela USAF – agora só faltam três
- USAF coloca em serviço a versão ‘Increment 3.1′ do Raptor
Do texto:
“Eles também analisaram milhares de amostras de gases, voláteis e semi-voláteis, sólidos e líquidos, e compararam…”
Eu já soube de “amostra” de gás líquido. Já me contaram que são voláteis e semi-voláteis, Agora: Amostra de gás “sólido”… Esta eu quero ver!
Prezado Franco Ferreira
Eu acredito que o texto está se referindo a compostos gasosos (voláteis e semi-voláteis) e também elementos nos estados líquido e sólido.
Ou seja, analisaram compostos e partículas diferentes, em diferentes estados da matéria.
Tem um texto no Flight Global com um pessoal contestando as afirmações da USAF. São pessoas ligadas ao programa de desenvolvimento do Raptor e até um pessoal da ativa. A USAF depois soltou um comunicado onde reiterava suas posição.
Só o tempo agora vai confirmar se os problemas foram solucionados ou não.