Rolls-Royce e Snecma, juntas, vão desenvolver motor de avião de combate
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Contrato para o início dos estudos foi assinado com o Ministério da Defesa do Reino Unido
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Na segunda-feira, 30 de julho, a Rolls-Royce britânica e a Snecma francesa (so Grupo Safran) divulgaram notas à imprensa sobre contrato assinado com o Ministério da Defesa do Reino Unido, com o objetivo de realizar estudos para uma nova geração de motores para aviões de combate do Reino Unido e da França. O desenvolvimento será realizado por meio da parceria (joint venture) 50:50 “Rolls-Royce Snecma Ltd” , estabelecida em 2001.
Também foi anunciado um acordo de colaboração das empresas com a BAE Systems e a Dassault Aviation para trabalharem juntas na exploração de conceitos e tecnologias, como parte do contrato de fase preparatória do programa do demonstrador do futuro sistema de combate aéreo anglo-francês.
Segundo Nick Durham, presidente de negócios ao cliente da área de defesa da Rolls-Royce, “este acordo de colaboração reconhece a necessidade de fornecedores de sistemas de propulsão, geração de energia e de célula trabalharem juntos, para desenvolver e otimizar soluções acessíveis para a nova geração de aviões de combate do Reino Unido e da França. Ele representa um importante passo adiante para a ampliação da colaboração e, pela combinação das experiências e conhecimentos práticos da Rolls-Royce e da Snecma, podemos contribuir bastante para esses estudos.”
Por parte da Snecma, pronunciou-se Didier Desnoyer, vice-presidente e diretor geral da área de motores militares: “Essa parceria vai capitalizar sobre a colaboração de longa data entre a Safran e a Rolls-Royce em motores militares como o Adour e o TP400. Levando à frente essa tradição de parcerias fechadas, a Rolls-Royce Snecma Ltd. dispõe de uma posição única no acesso aos conhecimentos práticos de propulsão militar avançada das duas empresas-mãe, baseada nos resultados comprovados de desenvolvimento bem-sucedido de motores de aviões de combate.”
Ainda segundo a nota, esse acesso à base conjunta de conhecimento, tecnologia, infraestrutura, cadeia de fornecedores e instalações das duas empresas, líderes no setor na Europa, permite que a Rolls-Royce Snecma Ltd. ofereça uma gama de soluções em geração e propulsão para a próxima geração de veículos de combate aéreo, sejam elas baseadas em derivados de propulsores existentes ou desenvolvimento de novos conceitos em geração e propulsão.
FONTES / FOTOS: Rolls-Royce e Snecma
Senhores,
Alguém tem conhecimento se a evolução desses novos motores poderia ter utilidade para resolver o problema da “fraca” motorização reclamada por possíveis clientes do Rafale.
Edurval, Aumentar a potência do M-88 está mais do que dentro da capacidade da Snecma. Evidentemente, pesquisas conjuntas com a Rolls-Royce podem gerar aplicações em motores existentes nas duas empresas, mas a Snecma pode melhorar o M-88 sozinha, sem problemas: http://www.aereo.jor.br/2010/03/24/m88-eco-e-tco-sinalizando-mais-potencia-e-menos-custos-para-o-rafale/ A questão é só quem banca esse desenvolvimento, pra quem, e para que. Já pelo anúncio acima, trata-se de um novo motor para uma nova aeronave, e esse desenvolvimento deverá levar em conta equipes de quem produz motores, célula, sistemas diversos, para que o produto final não tenha falhas de planejamento em que uma parte tenha alguma incompatibilidade com… Read more »
Será que vem um novo “SEPECAT Jaguar” por aí?
Com certeza os indianos compram.
Pelo que está sendo publicado na mídia estrangeira, está mais p/ uma nova Adour,voltada p/ o mercado de UCAV’s.
Desta vez c/ a Snecma no lugar da Turbomeca.
Já começaram mal ignorando a MTU, Volvo e a Avio.
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