Mais um furtivo chinês
Uma foto recente mostrada na internet, onde se suspeitava ser um treinador L-15, na verdade pode ser o novo caça chinês F-60. O formato é similar ao F-22 Raptor, mas em escala menor. Na foto acima, o protótipo da aeronave estava sendo transportada em uma carreta. Por estar sem a cauda foi identificado como sendo um treinador L-15, mas análises detalhadas mostraram que é bem maior que o treinador e com formato de asa e entradas de ar diferentes.
Em outubro de 2011, o Poder Aéreo comentou sobre o novo projeto aqui:
http://www.aereo.jor.br/2011/10/01/shenyang-f-60/
A imagem abaixo mostra uma arte de um F-60 nas cores da Força Aérea do Paquistão.
Devíamos olhar para os chineses. É um BRIC não? Encomende-se uns 80 J10 e depois vemos no que dá.
Enquanto isso na sala de justiça…
Informamos a todos que a sala de justiça está sem energia…
… para o cérebro de seus ocupantes.
Poderíamos comprar o projeto e “ocidentaliza-lo” 🙂
[]’s
Nao me digam que aquela grande __________chamada Paquistao, vai ter jatos de quinta geracao.?
Enquanto que o Brasil (a sexta economia mundial) continua reformando os F-5 oriundos do Terceiro Mundo, para “equipar” sua semi-forca aerea.
EDITADO: FAVOR RESPEITAR OUTRAS ETNIAS, NACIONALIDADES E DIFERENÇAS CULTURAIS
Nenhum país árabe/muçulmano pode colocar as mãos em brinquedos assim…
^^ Olha o preconceito.
Além do mais, quando eles receberem, Israel já vai ter equivalente, o F-35.
Nem terminei de ler o resto, só li o título e já “me tapei de nojo”. Estamos assistindo sentados a invasão de produtos chineses tomando conta de nosso país e dos paíse vizinhos, também. Esses dias reparei que estava com luvas chinesas (no RS é muito frio, 2°), tênis Reebook comprado em freeshop do Uruguay chinês, japona Gilbert (marca inglesa) made China, meias de camelô chinezas, meu celular N75 de origem chineza, caneta de brinde no bolso chineza e se vocês repararem na casa ou trabalho de vocês acontece o mesmo. Com a carga tributária esmagadora de nossos governos federal… Read more »
Pelo menos nossa presidente vai andar de B747 novinho…….
Senhores editores, Usei aquele adjetivo com relacao ao Paquistao, porque tal pais nao passa de uma economia agricultural, sub-industrializado, um povo sem educacao academica formal, completamente submisso a uma religiao primitiva, totalmente fechado ao mundo moderno; e cujo arsenal nuclear o Brasil nem pode sonhar em possuir. Usei esse pais como um contraste, pois o Brasil sendo a sexta economica mundial, altamente industrializado, com recursos humanos e capacitacao cientifica e tecnologica de bom nivel, uma sociedade dinamica e livre, possui uma Forcas Armadas em estado quase que precario. O Brasil nao e uma grande favela, e uma grande nacao, comandada… Read more »
O Paquistão tem um inimigo potente do lado, no caso a Índia e por isso investe pesado em meios bélicos. A Índia terá seu caça de 5 geração na força do PAK FA e depois como AMCA. Não vejo nada de errado também investirem no seu que pode ser o J-20 ou o F-60.
Nick, está idéia de ocidentalizar o F-60, pelo menos com os aviônicos e armas ocidentais, realmente é tentadora para o FX-3 ou FX-4.
Quem sabe já não estão planejando uma versão navalizada do F-60 visto que o J-20 é bem grande.
G-LOC, Eu conhecomuito bem as razoes pelas quais o Paquistao possui um arsenal pesado. Mas e por esse mesmo prisma (falta de um inimigo, uma ameaca) e que os sucessivos governos deixaram as FFAA. chegar ao estado de perambulancia. O Chavez criou uma inimigo imaginario (EUA), para se armar ate os dentes. Provavelmente a Venezuela sera o pais mais bem armado da AS. Per capita e por kilometro quadrado eles se tornarao uma potencia belica. O Chile tem a mais bem equipada Forca Aerea do continente. A Colombia possui mais helicopteros militares que o Brasil e o segundo exercito da… Read more »
crsitiano.gr
A China vai destruir todas as economias industriais do ocidente.
A 500 anos chegaram aqui uns barquinhos e de cara afirmaram que os nativos desses continentes eram selvagens, assim como eram selvagem os africanos, esse pensamento de achar que um povo é melhor que outro, que uma cultura é mas avançada que outra é fruto da estreitisse intelectual.
Sou Brasileiro e Muçulmano e tenho certeza que entre o que é Noticiado sobre o Islam e o que é o Islam existe uma diferença enorme. Lamentável.
Achar que todos os povos sao iguais, e que as nacoes do mundo estao em um mesmo patamar de desenvolvimento moral, cultural e social, chega a ser de uma ingenuidade beirando a insanidade. Salvo fato de que possuimos o mesmo DNA, no resto, basta estudar a historia das civilizacoes para entender o que digo. Nossa unica semelhanca esta no DNA (homegeinidade biologica), porque as diferencas culturais (sociologicas, economicas, historicas) promoveram uma assimetria exsitencial; um abismo enorme entre as varias nacoes e sociedades conteporaneas, o qual ainda persiste e persisitira ate o final da civilizacao humana. O terrorismo islamico existe, a… Read more »
E o J-20, o Stealth Delta/Canard? Desistiram? O F-35, ou ainda, o X-35 fez seu primeiro vôo em Outubro de 2000. Estamos em 2012 e a expectativa é que as primeiras unidades estejam operacionais lá por 2014. Resumo: vai levar um bom tempo para essa(s) aeronave(s) chinesas estarem operacionais. Entrarão em operação, não tenho dúvida, mas até lá possivelmente existirá um X-50. O que realmente é lamentável é que nosso país esteja nessa situação. A vinte anos atrás a China não era nada. Hoje é isso ai: caças de quinta geração desenvolvidos por lá. Mandando homens ao espaço. E por… Read more »
Senhores, Um pouco de cada: -Somos muito parecidos com o Paquistão….. é só sair do centro da cidade em que moramos para se ver….. – Somos muito diferentes do Paquistão, é só olhar as FFAAs para se ver… – O Brasil também tem seus “homens bomba”….. os políticos ! – A China, é o Brasil de ontem …. que deu certo !! Se este vetor chinês se concretizar….. parabéns para eles. Emquanto isto, em Banânia, na tal “Sala da Justiça”….. entre um cafezinho colombiano e outro….. durante as discussões da compra ou não de um “Air Forçe One” ou “Vassourão”…..… Read more »
Marcos, A Venezuela sim, ira se tornar a Coreia do Norte sulamericana. E por essa razao, o Brasil tera que se aliar ao Tio Sam para se transformar em uma Coreia do Sul, ou seja, desenvolver seu proprio jetfighter. Quem diria; a Coreia do Sul ja desenvolveu seu propiro jato, baseado no F-16, o T-50 Golden Eagle. E pelo andar da carruagem, e bem possivel que o Chile e/ou a Colombia venham a aquirir os F-35 e um futuro nao muito distante. Mas nao tem problema nao, a nossa FAB tem um montao de F-5 (combat ready) para enfrentar qualquer… Read more »
Nessas alturas merecemos o B.747, que já podemos chamar carinhosamente de Aerobú.
Tadeu:
Foge um pouco os objetivos do site, que é tratar da área de defesa, mas não posso deixar de dizer que realmente acredito que o Brasil esteja indo para um caminho não muito bom. Dia a dia os alicerces da democracia vem sendo golpeados.
“E o J-20, o Stealth Delta/Canard? Desistiram?”
Pode ser que sim, mas tb pode ser que não, tdo depende de arrumarem as turbinas adequadas, ao monstrengo.
Ocorre que esse F-60, tendo o tamanho um tanto menor, poderia usar a motorização disponível hoje e que no J-20 não está ajudando nada.
Caro Mauricio R
Acredito que existe espaço tanto para o J-20, como esse F-60. J-20 poderia ser destacada para esquadrões de caça-bombardeiros, e o J-20, substituir os J-11 no futuro. Ou até antes, vai saber.
[]’s
corrigindo : F-60 substituindo os J-11.
[]’s
Senhores A China é um dos poucos países que tem um projeto de país, planejou seu futuro e vem executando os planos. Estabeleceu como objetivo voltar a ser o grande império que fora no passado e segue firme rumo a este objetivo. Daí o programa espacial, o investimento na formação de uma marinha poderosa, uma força aérea bem equipada, etc. Os chineses não esquecem as humilhações que sofreram no século XIX e XX com os ocidentais e japoneses e para eles praticamente nada é pior que perder a face, passar vergonha pela própria incapacidade. Isto sem contar que, dada a… Read more »
Control,
O Brasil ja teve um projeto de Estado. Os militares tiraram o Brasil da condicao de sociedade pre-industrial/pastoral, e o impulsionarm para o patamar de economia industrial e de servicos.
Eles montaram a infraestrutura que tirou o Brasil do bloco terceiro mundista. Foram os que mais investiram em Ciencia, Tecnologia e Educacao.
Mas os anarquistas estao destruindo tudo. Se nao fosse pela iniciativa privada o Brasil ja seria outra Cuba da vida.