‘O novo jato da Presidência sai antes dos caças da FAB’
A frase acima passou batida nos “clippings” da semana passada, mas achamos por bem colocá-la aqui, mesmo com uma semana de atraso, para apreciação dos leitores.
A informação é só essa mesmo, separada do tema principal (julgamentos do mensalão) da coluna de Eliane Cantanhêde no jornal Folha de São Paulo, publicada no último dia 10 (clique aqui para acessar).
Há mais de uma forma dessa possibilidade se concretizar (se é que a informação é “quente”), e convidamos os leitores a opinar sobre qual seria a mais provável das alternativas:
1 – O programa F-X2 vai demorar tanto para ser decidido, mas tanto, que até vai dar tempo das notícias ruins do cenário econômico passarem, permitindo justificar politicamente a compra de um avião presidencial (afinal, o anúncio de compra de aeronave vip no cenário de hoje seria um autêntico desastre quanto ao “timing” político);
2 – A compra de um novo jato para a Presidência é vista como algo tão urgente, mas tão urgente, que sairia antes da decisão do F-X2 esperada para este ano;
3 – O F-X2 estaria vinculado à compra de uma aeronave vip, então é só uma mera questão técnica a compra do jato presidencial sair antes da encomenda dos caças;
4 – a urgência da compra de um jato presidencial na verdade está ligada à urgência de compra de aviões reabastecedores (configuráveis como vip), e isso seria uma prioridade em relação a novos caças;
5 – sugira a sua própria alternativa.
Ora, ora . . . Que coincidência! A Boeing não ofereceu um “Air Force One” junto com os Hornets?
É nessas horas que bate um desanimo por ser brasileiro.
Opção 2! Na cabeça!
Eu podia ter ido dormir sem esta……
De políticos, estes que estão aí, ….. eu espero tudo…. até mesmo esta possibilidade ridícula e absurda….. para ser comedido e não escrever dois palavrões….
De Gaule tinha razão…. e nem foi pago para dizer o que disse !!
Sds.
OPS !!! É De Gaulle …. e não De Gaule !!
Sds.
Pois eu vou dar uma sexta alternativa, que tenho falado desde sempre: O tempo de fazer estas duas compras (caças e aeronave vip) era no final do reinado do El Rei-Sol e nos primeiros cem dias do Governo Dilma. Depois, acabou a lua-de-mel e os problemas de sempre, relacionados com a crise mundial, começaram a falar mais alto. Daí para frente, enquanto o GF esteve tentanto apertar o cinto, não teve como bancar o custo político de uma compra bilionária, ainda mais agora em 2012, que é um ano eleitoral. Em outras palavras, a sexta alternativa é: enquanto o Brasil… Read more »
Ocorre que dependendo da conjuntura economica, o “pibinho” tem tdo p/ piorar.
Aí sim, necas de pitibiriba de F-X 2 ou de nova aeronave presidencial.
Essa informação veio da Eliane Catanhêde, aquela que disse ao vivo no Globo News em Pauta que o F-18 é evolução dos F-16? Ah, tá…
5 – a Bruxa do 71 vai comprar seu “vassourão” doa a quem doer, e dane-se a opinião pública. Se puder ser desconto do FX2 melhor, senão…
Eu não entendo… O AeroLulla ficou obsoleto com tão pouco tempo de uso? Talvez 15 vezes menos do que o mais novo caça da FAB?… O AeroDilma não presta mais? Caducou talvez com 20 vezes menos tempo do que o mais novo dos caças da FAB?… P’rá Suas Excelências ideologíssimas saírem voando pelo mundo afora fazendo bobagem, fazendo com que sintamos vergonha delas, tudo? P’rá defesa do País, nada? Improbidade administrativa chamam-se a vaidade absurda e a omissão irresponsável.
Acho que só sai o “Vassourão” zero-bala bem bonitão e os caças vão de tampão…
Vou deixar uma sétima opinião, senhores e senhoras…..a Dona Dilma vai comprar o tal avião presidencial , o ” AERODILMA”, último modelo, zero-bala – para desespero do Comando da Aeronáutica – e vai comprar caças usados de 2ª ou 3ª mão, cancelando o FX-2 com a desculpa de crise econômica. opções de compra de caças usados: Dassault Mirage 2000-9, Lockheed-Martin F-16A, , Boeing F/A-18C Hornet, Sukhoi SU-27SK Flanker, , caças chineses , dentre outros. e tudo continuará como antes na terra de abrantes….
Usados são tudo o que a Embraer e a Elbit querem, pois já devem vir com necessidade de grandes upgrades.
Só para desopilar o fígado: Podemos fazer uma enquete para poder apelidar o novo avião presidencial…
– AeroDilma
– Vassourão
– TP-X
– Rolha do F-X
– outros
E o que vai ser feito do AeroLula? Transportar o Cachoeira? Ou apenas carregar os nobres Deputados e Senadores com excesso de peso no abdome e na cueca?
Os diversos governos brasileiros (e isso deve ser consequencia de uma visao distorcida da geopolitica), nao possuem uma Politica de Estado, sao demasiadamente ingenuos ao priorizar a diplomacia como solucao de conflitos, e finalmente, se sentem como que que se o pais estivesse localizado em outro planeta; ou seja, longe das consequencias de uma guerra de grandes proporcoes (essa guerra nao vai demorar muito a se materializar). Sera que eles nao entendem que o Brasil se tornou um alvo estrategico??? Sera que eles nao entendem que um holocausto economico, ira empurrar o mundo em direcao a Terceira Guerra ??? Sera… Read more »
Errata: foi enviado apenas um esquadrao de F-22 para a regiao do Golfo.
Não acredito que Dilma compre o Vassourão, simplesmente porque não tem a ambição de passear como tinha o antecessor, que toda crise que se via, saia pelo Mundo, além de que Dilma é uma burocrata, no pior sentido da palavra. Dilma cairia como uma luva em algum país da Europa Oriental durante a década de 50/60, enquanto Lula encarna mais o estilo populista sul-americano.
É, Tadeu, sinais não faltam, mas parece que não tem ninguém que sabe lê-los. A China avança sobre reservas minerais e sobre terras na África e onde pode mais.
O Brasil PRECISA de um avião presidencial de longo curso ZERO BALA pois o principal eixo econômico-político-estratégico do país é o BRICS e como o AEROLULA só dá para ir com folga a África do Sul. O Brasil PRECISA dos novos reabastecedores com urgência para que o uso dos nossos F-5 Forevis e os AM-1 Modernizados possam ser potencializados ANTES da chegada dos primeiros KC-390; O Brasil PRECISA mais que tudo de definir de vez o FX-2 não só por ser o caça de primeira linha nos próximos 15 anos, mas a SUA definição implica na consequência da definição dos… Read more »
P.S. O RFP (Request For Proposal dos reabastecedortes está previsto para o início do mês de AGOSTO. O prazo de 90 dias conta depois do envio da RFP em 9 de maio de 2012 para Boeing, EADS e IAI entregarem suas propostas… Como existe o requerimento de urgência, a requisição para a IAI que reforma aviões civis para reabastecedores é um sinalizador a EADS e a Boeing que se o fornecimento de reabastecedores NOVOS for muito demorado (emparelhando com a entrada em serviço dos KC-390 em 2016/17) a FAB pode optar pela IAI que possivelmente será a proposta que atenderá… Read more »
Gilberto Rezende disse: 18 de julho de 2012 às 11:16 “O Brasil PRECISA de um avião presidencial de longo curso ZERO BALA pois o principal eixo econômico-político-estratégico do país é o BRICS e como o AEROLULA só dá para ir com folga a África do Sul.” Não deixa de ser curioso ver que o cidadão só excluiu o segundo maior parceiro comercial brasileiro do seu “eixo econômico”… Mas cabe a pergunta: para esses tal BRICS não tem vôo comercial não? Sempre lembrando que a família real sueca e o papa católico, só pra ficar em dois exemplos (mas há muitos… Read more »
Vader presidente não deve ir de voo comercial por razões ÓBVIAS de estado e segurança. Seu argumento é tosco e ingênuo. O avião presidencial é uma ferramenta de ESTADO, nas “caronas” a outros chefes de estado se negocia em voo e se chega nas reuniões de cúpula com posições alinhadas. Quem ACHA que o Brasil não é uma potência econômica, que não é líder regional e não merece ter uma cadeira no CS da ONU só pode achar uma aeronave de longo curso presidencial desnecessária. Não fui eu que exclui os EUA, os EUA continuam relevantes como parceria comercial mas… Read more »
Gilberto Rezende disse: 18 de julho de 2012 às 12:28 Continua curioso seu argumento, na medida em que tanto o Rei da Suécia quanto o papa católico (exemplos citados – mas há outros) são chefes de ESTADO… Seu argumento se encontra, portanto, furado. No mais, minha pergunta continua: qual o imenso, grande, monstruoso problema em ter de fazer escala para reabastecimento (1:00 hora, se muito?) num moderníssimo jato que, segundo consta, possui até chuveiro e luxuosas instalações de conforto para o nosso(a) glorioso(a) chefe de Estado? Quanto às outras polêmicas, não irei entrar em debate aqui, menos ainda contigo. Apenas… Read more »
Caro Marciomacedo,
E deixei de fora outro probleminha complicado: a explosao demografica mulsumana na Europa (Inglaterra, Franca, Italia, Espanha).
O Cavalo de Troia mulsumano ira destruir a homogenidade racial e etnica deses paises europeus.
Sera um retrocesso de 1300 anos quando a Lei Sharia for implantada como norma nessas nacoes.