Rafales, Mirages e até Typhoons no desfile de 14 de julho em Paris
Poder aéreo francês em desfile sobre “les Champs Elysées” nas comemorações da Queda da Bastilha, neste 14 de julho de 2012. Pode-se ver jatos Rafale, Mirage 2000, Mirage F1, Super Étendard, Alpha Jet de treinamento e da “Patroille de France” e até um par de Typhoons participando do desfile aéreo.
Entre as diversas aeronaves de todos os tipos presentes, da Força Aérea Francesa (Armée de l’air) e da Aviação Naval da Marinha Francesa (Aeronavale), também participaram bimotores de treinamento Xingu, da Embraer.
Interessante: de onde será esses Thyphoons?!
Uma pena os belos Mirage IV não participarem mais do desfile!
São da RAF. Aliás, na véspera o chefe do Estado Maior da RAF (Air Chief Marshal Sir Stephen Dalton) visitou sua contraparte francesa (général Jean-Paul Paloméros), já que os países têm um acordo de cooperação de Defesa, para combinar um intercâmbio de pilotos de Rafale e de Typhoon que deverá ocorrer em setembro. Também estava programada, nesta visita à França do comandante da RAF, assistir ao desfile de hoje e entregar medalhas britânicas aos familiares de dois pilotos das Forças Aéreas Francesas Livres que lutaram com a RAF na Segunda Guerra Mundial e são considerados heróis de guerra: coronel Henry… Read more »
Aproveitando: não tive tempo ainda de subir post a respeito desse intercâmbio. Mais tarde vou colocar.
Gracias, Nunão! 😉
O Mouchotte era comandante, do primeiro esquadrão100% francês a operar na RAF, o nº eu não lembro, talvez 341. Ele veio a desaparecer em 43 e clo-clo, sargento e novato na época era seu ala. No meio do tumulto que acontece quando Spits e 190s se encontram, Closteman o perdeu de vista para nunca mais ser visto. Ele foi suspenso por perder seu líder e depois transferido para uma unidade menor e com menos prestígio. Depois da guerra é descoberto que Mouchotte morrera no mesmo dia que desapareceu. Foi encontrado na praia, de paraquedas, mas estranhamente não aparentava ter se… Read more »