Suécia quer substituir ou modernizar seus C-130 até o final da década

7

Programa do C-130, de novo sistema de treinamento e do desenvolvimento da frota de caças Gripen são as três prioridades da Força Aérea Sueca – porém, eles poderão competir entre si por verbas

Tim Ripley

A Suécia está procurando por um substituto ou uma modernização dos seus oito Lockheed Martin C-130H Hercules, aviões de transporte tático e reabastecimento aéreo, até o final da década.

Segundo o tenente-brigadeiro Micael Bydén, chefe do Estado-Maior da Força Aérea Sueca, o futuro da frota dos C-130 é uma das prioridades para os próximos dez anos, juntamente com o desenvolvimento do Saab JAS 39 Gripen e a substituição do sistema de treinamento de voo da Força Aérea.

Na abertura da Farnborough este ano, ele disse em um evento dedicado à Força Aérea Sueca que estes três projetos “estão competindo por recursos” até 2017-18. O desenvolvimento do Gripen depende de conversas com os suíços sobre a variante E/F, disse Bydén.

As opções consideradas para a frota de  C-130, da qual fazem parte três aviões adquiridos na década de 1960, incluem uma grande modernização que prolongaria a vida destas aeronaves por mais 10-15 anos, a compra de uma nova aeronave ou a retirada da aeronave e de suas funções da Força Aérea Sueca. Bydén disse que a frota de Hercules está se aproximando de uma encruzilhada, mas a exclusão da capacidade de transporte tático não foi discutida até o momento.

No meio tempo, pequenas mudanças serão necessárias para manter a frota em atividade, disse ele.

Os C-130 suecos foram extensivamente utilizados nos últimos dez anos, incluindo missões regulares para Mazar-e-Shariff no Afeganistão para apoiar a ISAF (International Security Assistance Force)  e missões de reabastecimento  durante as operações sobre a Líbia em 2011.

Bydén também disse que a Força Aérea Sueca está ansiosa para levar a diante a substituição do atual sistema de treinamento de pilotos e do jato Saab 105, mas enfatizou que pretende manter um elevado controle nacional sobre qualquer decisão: “Na minha visão, nós precisamos manter o treinamento de pilotos para controlar a qualidade do que estamos fazendo.Talvez nós façamos isso junto com mais alguém ou nós vamos para outro país como fazemos com os helicópteros. Isso precisa estar sob o nosso controle.”

FONTE/FOTO: Jane’s/Forças Armadas da Suécia

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments