Segundo as FARC a aeronave foi abatida, governo nega

 

A Força Aérea colombiana afirmou que um de seus aviões de caça – um Super Tucano A-29, fabricado no Brasil – está desaparecido. A aeronave, que transportava dois tripulantes, sobrevoava o departamento de Cauca – onde ocorreram os mais recentes choques entre as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e o governo.

Nesta quarta-feira, o presidente Juan Manuel Santos foi à cidade de Toribío, em Cauca, para dar uma resposta à onda de violência. Ele fez uma reunião simbólica com seu conselho de ministros para elaborar soluções para o problema da violência

Mais cedo, na tarde de quarta-feira, um suposto guerrilheiro das Farc também teria comunicado à imprensa local que a guerrilha teria derrubado a aeronave.

De acordo com o comunicado, o piloto e o copiloto teriam morrido na queda do avião. As Farc chegaram a informar a região onde estariam os corpos dos oficiais, perto do município de Jambaló (sudoeste do país), a 542 km de Bogotá.

Neste momento, o Exército tenta encontrar a aeronave, por meio de operações aérea e terrestre. Oficiais do exército negaram que as Farc tenham abatido a aeronave.

A tripulação do avião fazia parte do Comando Militar de Transporte Aéreo 3, com sede em Cali. Eles foram até a região para apoiar a operação militar durante a visita do presidente Santos. O super-tucano é ideal para atacar tropas de infantaria e por isso é usado em operações de contrainsurgência.

O município de Jambaló, onde o avião teria caído, está localizado a cerca de uma hora de Toribío.

A cidade de Toribío enfrenta uma crise por causa da presença da guerrilha e do Exército. A população local e indígenas querem que os atores do conflito saiam da região. O Presidente Santos, no entanto, disse que não é possível desmilitarizar a região.

Além do incidente com um Super Tucano da Força Aérea, os jornais locais colombianos reportaram hoje um possível sequestro de dois pilotos de uma empresa que opera na região de Cauca. A aeronave civil teria feito um pouso de emergência em outra cidade próxima, Argelia. Também não há notícias da tripulação deste avião.

FONTE:
BBC Brasil

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Tomara que as FARC realmente tenham derrubado a aeronave, porque se foi alguma coisa que ninguém sabe que derrubou mais uma aeronave, a coisa pode complicar para o lado da Embraer.

Marcos

E aquele Super Tucano que “caiu” lá em Porto Velho, já descobriram a causa da “queda”????

Observador

Caro Marcos:

Muito pior para a imagem da Embraer se a aeronave foi derrubada por fogo inimigo. Seria um atestado de vulnerabilidade para o aparelho.

Particularmente, acho difícil as FARC terem abatido o avião com o armamento convencional da guerrilha. Só se compraram compraram alguns Igla no mercado negro e o A-29 por azar entrou na área de alcance de um destes SAM.

Mas, se quer torcer por algo favorável para a Embraer, torça por uma falha humana.

Só espero que a tripulação tenha escapado desta.

Baschera

Não parece ser um bom ano para o ST…. mas é claro quem está em serviço real de combate ou treinamento está sujeito a estas coisas.

Sds.

Mauricio R.

Não existe sistema de armas invencível ou invulnerável, a questão se resume em conhecimento p/ descobrir e explorar vulnerabilidades.
E não creio que esta aeronave possa ser abatida somente por manpads, seu desempenho cinemático não é dos mais espetaculares.
Portanto dependendo das circunstâncias de como se eram os fatos, metralhadoras .50 c/ a munição adequada, uma RPG-7 ou os supracitados manpads, tdos teriam condições de faze-lo.
Aguardemos.

Observador

Mauricio R. disse: 12 de julho de 2012 às 12:13 Sim, realmente a blindagem do A-29 não é defesa contra uma RPG ou uma metralhadora .50. Mas não as citei porque o alcance das mesmas é ainda menor do que o do Igla. Se pegar como exemplo a clássica Browning .50, ela tem um alcance útil de 1.500 metros, embora possa atingir alvos a 7.000 metros de distância. Ou seja, ou o avião está voando baixo ou o atirador vai ter que ser muito sortudo. Com um RPG a coisa piora: pelo que já li, tem um alcance de 500… Read more »

Mauricio R.

Observador,

Uma corrida p/ metralhameto ou lançamento de foguetes e sua recuperação, poderiam colocar a aeronave em um curso constante, próximo o bastante do alcance das armas citadas.
No Vietnam os americanos evitavam voar abaixo dos 3000ft., aproximadamente 900m., pois este era considerado o limite do alcance utíl do armamento típico de infantaria; exceto as metralhadores pesadas.

Marcos

Observador

É melhor ter sido abatida do que se descobrir que a aeronave tenha falhas estruturais.

Caiu uma em Porto Velho, caiu outra em Campo Grande e agora essa.

Obviamente pode ocorrido pane de motor, mas …

Mauricio R.

O EMB-312/T-27 Tucano é tristemente famoso, pela pane da bomba de combustível.

Giordani RS

Temos de considerar a hipótese(bem real) de que o “cumpañero” hugo chaves tenha municiado as farcs com alguns IGLAs…

Marcos

Boeing: US$37 bi em vendas
Airbus: US$16 bi em vendas
Embraer: nada

É, a coisa começa a complicar.

edcreek

OLá,

Lamentavel isso, se realmente for compravado que foi abatido por SAM ainda da para levar….Agora se foi derrubado por outro meio a coisa complica….

Embraer zerada na feira Inglesa, a casa ta caindo para Embraer e petralhada…

Abraços,

helder junior

Todo avião está sujeito a isso mesmo que seja o mais avançado!
Mas ele devia estar voando a baixa altura para ser sido atingido por um igla
Dificilmente mais se foi abatido isso é totalmente ruim para a imagem do avião!

Mauricio R.

Cadê o novo ERJ, o 198??? Nada ainda???
Xí…

Tadeu Mendes

A aeronave estava voando a 11 mil pes de altura, dando cobertura as tropas de terra, aonde os combates ja duram 48 horas. Os corpos ja foram encontrados, aparentemente nao foram ejetados. E possivel que a aeronave tenha sido derrubada. A Venezuela forneceu missieis Igla para a Venezuela ja faz algum tempo (anos). O chefe de operacoes das FARC (Timochenko) esta vivendo em territorio venezuelano. A cumplicidade do Chavez com as FARC e uma vergonha para todo o continente. Essa e a Democracia que o Ministro Patriota defende e a Dilma bajula. O fato do ST ter sido derrubado, nao… Read more »

Tadeu Mendes

Quero esclarecer que os 11 mil pes. sao relativos ao nivel do mar, e como essa e uma zona de cadeias de montanhas, podemos discontar 4 ou 5 mil pes na altitude da aeronave.

Qualquer guerrielheiro escondido enter as montanhas e portando um Igla, poderia fazer um estrago desses.

Observador

Caro Marcos: Não sei. Não acredito em falha estrutural. Um avião como o ST, que já é um aperfeicoamento de uma outra aeronave de sucesso, e que é utilizado por FAs de três continentes, e ninguém nunca aventou um problema de projeto? Eu acredito mais é na hipótese levantada pelo Maurício R. Ou em uma Pane seca mesmo. Caro Maurício R: Sim, qualquer avião é vulnerável ao fogo de armas portáteis. Até mesmo um A-10 pode ser, em tese, derrubado por um RPG. A verdade é que ainda não inventaram um tanque de guerra com asas. Até por causa desta… Read more »

aldoghisolfi

” comandante da Força Aérea colombiana, general Tito Pinilla, afirmou nesta quinta-feira, 12, que o caça desaparecido é um Super Tucano A-29, fabricado pela companhia brasileira Embraer. O general considera improvável que a guerrilha tenha derrubado o avião, dizendo que tais afirmações são “pura especulação”. Devido à velocidade e altitude em que o avião estava voando, “é altamente improvável que tenha sido atingido pela Farc”, afirmou Pinilla. Ele também informou que os insurgentes não têm acesso a mísseis terra-ar.” ESTADÃO, atualizado às 16:35h Penso que a queda não desacredita o avião, pois só tomba quem está em combate SALVO problema… Read more »

Observador

Senhores, Postei meu último comentário sem ter visto os comentários sobre a situação em que voava o aparelho antes da queda. No entanto, não mudam o que falei. Inclusive o comentário do Aldoguisolfi, transcrevendo a declaração do comandante da FA Colombiana, vem a corroborar a minha opinião. Agora, se o que disse o comandante é correto (o avião voava a grande altura e as FARC não tem SAM) e a informação repassada pelo colega Tadeu Mendes também for correta (de que os pilotos não ejetaram), então realmente se pode acreditar em um sério problema mecânico. Vamos ter que esperar para… Read more »

Tadeu Mendes

Caro Observador,

Para colocar um pouco mais de pimenta no assunto, o sub-oficial ejetou, mas foi baleado quando caia de paraquedas, e o piloto foi encontrado entre os destrocos. Nao teve tempo de ejetar ou foi morto quando ainda pilotava o aviao?