Como melhorar o treino dos seus pilotos de caça
Na última década, a China vem colocando em operação um grande número de simuladores de voo para os seus pilotos de caça. Alguns foram comprados da Rússia, mas os chineses conseguiram desenvolver tecnologia para desenvolver os seus próprios simuladores. Os chineses também tiveram acesso a simuladores civis ocidentais, com tecnologia semelhante aos simuladores militares.
Os pilotos dos novos caças, como os Su-27 e Su-30, estão sendo os mais beneficiados. É uma grande economia disparar mísseis apenas nos simuladores. Para um piloto de caça conseguir disparar um míssil real é bem raro devido aos custos dos mísseis, deslocamento da aeronave para o estande de tiro, segurança ao redor, custos dos drones alvos se forem reais, etc.
A maioria dos simuladores chineses são bem simples para os padrões ocidentais. Até o fim da década de 90, o custo de um simulador podia ser o mesmo de uma aeronave de caça. Podia ser usado para diminuir o custo do treinamento de um piloto, mas não para diminuir os gastos. Já os atuais chegam a custar 10 vezes mais barato, permitindo um treinamento realista com mais frequência e com diminuição nos gastos.
Voar 100 horas em um bom simulador não substituir completamente as horas de voo reais, mas pode ser o suficiente para simular cenários reais que nem seriam possíveis com treino real. Com mais 40-50 horas de voo reais já é considerado o suficiente para ter um piloto competente, junto com simuladores bem mais simples encontrados no mercado civil.
O vídeo abaixo é do Falcon BMS, um simulador do F-16 encontrado no mercado civil. As imagens mostram como a tecnologia disponível avançou.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=26k1LxYaAkc&w=420&h=315]
Muito bom artigo, G-LOC.
Parabéns!
Abraço,
Justin
A beleza do simulador é que, além de reduzir os custos de treinamento de novos pilotos, permite aos veteranos experimentar e aperfeiçoar táticas de combate a vontade, sem se preocupar em poupar equipamento ou mal utilizar o nº de horas de voo disponível para treinamento. Foi assim que um esquadrão de Tornados ADV aplicou uma bela surpresa num treinamento com caças F-15 da USAF nos anos 90. Em condições normais os Tornados não teriam chance, mas com táticas inovadoras, derrotaram os pilotos do Eagle com facilidade. Só funciona a primeira vez, mas com um simulador do lado você sempre pode… Read more »
Eu comprei um TrackIR para jogos de simulação, com ele você pode ter o “6DOF”, consegue-se “ver” o que tem atrás do manche e outros detalhes da cabine.Voando um bombardeiro médio, que já não me lembo qual era, olhei para trás da cabine e vi um tripulante que antes nem tinha notado.
O bom mesmo é o combate aéreo e tráfego para pouso, sem o track não tem mais graça.
Quem ainda não tem, recomendo.
http://www.naturalpoint.com/trackir/
Olá Clésio, se não me engano os Tornados usaram o datalink e táticas BVR superônicas. Se os dois lados tem o mesmo equipamento, no caso o datalink, a diferença fica com o treinamento.
show, eu joguei muito o F15 da Jane´s (EA soa amadorismo) bem como os Raptors da Novalogic, Comanche 3 e F16/S27 Fulcrum… show! se eu ainda tivesse tempo eu ia querer um desses hehe
Roberto F Santana, Você utiliza qual simulador?
olha, de simulador eu posso falar! apesar de civis. a foto do primeiro simulador é do F-18 do qual eu fui instrutor. Na minha propria historia eu fui beneficiado por eles pois em meu primeiro voo eu pilotei um jato que já havia pilotado centenas de horas no simulador, resultado: Rota, AP e pilotagem todas feitas por mim, exceto a decolagem e o pouso, voo de jundiai a RJ noturno, e para minha felicidade, ao chegar sobre a restinga de eu visualmente consegui identificar os bairros e algumas vias no RJ, ou seja, pode nao contar para CIV mais que… Read more »
Eis uma solução para o programa FX-2.
Ao invés comprar caças, compramos só os simuladores, desses que se “voa” com teclado mesmo. E instala o software em uns 120 PCs. Teremos então uma bem equipada força aérea.
Prezado alphasr71a,
Eu utilizo o IL-2 1946 (4.10.1m UP3, DBW,DBW 1916).
E Eu com o meu Flying Corps…zinho…
Pra mim voces jogam é River Raid! 🙂
Na aviação offshore o uso de simuladores classe D (delta) é essencial para que a operação exista. As empresas de petróleo e os sindicatos estabeleceram como regra padrão de operação no mundo que os tripulantes cumpram a cada ano o programa de treinamento da empresa, bem como o treinamento de emergência. Então. se você estiver em um helicóptero voando para uma plataforma, seja aqui, no Mar do Norte, em Angola ou na Tailândia, esteja certo de que o piloto e co-piloto a bordo realizaram o treinamento em simulador de todo tipo de pane, tal como perda de rotor de cauda,… Read more »
Parece que já temos uma opção para o FX-3 :
Simuladores: quanto custariam 12 simuladores de F-16? E quanto sairia a hora-vôo deles????
[]’s
um basico sairia cada um aproximadamente a 150.000 reais, agora um full só Deus sabe!