Começa o Broa Fly-In 2012
Hoje começou o Broa Fly-In, evento realizado pelo Instituto Arruda Botelho (IAB) em parceria com outras instituições locais. Esta é a décima segunda edição deste encontro da aviação brasileira, que ocorre no aeródromo Dr. José Augusto de Arruda Botelho, localizado no município de Itirapina – SP. O evento conta com o patrocínio de diversas empresas do ramo aeronáutico como a BR Aviation, Boeing e Saab.
Este é o primeiro evento do tipo sem a participação do seu principal incentivador, o empresário Fernando de Arruda Botelho, falecido no dia 13 de abril durante um voo com uma aeronave tipo T-28 na região. O empresário receberá uma homenagem póstuma durante o evento.
Infelizmente as condições climáticas não eram boas e devido ao teto baixo poucas foram as atrações no ar. No final da tarde o tempo melhorou um pouco e um Extra 300 pôde se exibir. Trata-se de um novo modelo do Extra 300 (famoso avião acrobático, utilizado inclusive pela equipe chilena Halcones), agora com representação no Brasil.
Pela proximidade com a Academia da Força Aérea (AFA), a FAB sempre envia para exposição estática ou em voo as aeronaves que ali ficam baseadas. Falando em FAB, está programada a exibição do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido do público como ‘Esquadrilha da Fumaça’.
Estão presentes do Broa Fly0In, em exposição estática, um T-27 Tucano do 1ºEIA e um T-25 Universal do 2º EIA. Este último estava com uma pintura impecável. Um EMB-326 Xavante ex-FAB também faz parte da exposição externa de aeronaves. Após o almoço um A-29A do 3º/3º GAV (Campo Grande) e um Bandeirante do 3ºETA (este será apresentado em mais detalhes aqui no blog brevemente) chegaram ao local.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
No interior do hangar estão guardadas algumas “preciosaidades” como um réplica do Demoiselle (projeto de Santos Dumont); um Aeronca com pintura camuflada, semelhande ao Piper Club utilizado pela FAB na Itália; um Grumman Showcat (também camuflado); um Taylorcraft 15A; um DGA-15P e uma belíssima réplica do famoso Bleriot XI, avião muito usado por Roland Garros .
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
O local é bastante agradável e apresenta uma infraestrutura boa para um aeródromo de pequeno porte. Para saber mais o evento, visite a página do Broa Fly-In. Informações sobre o evento também podem ser baixadas através de um aplicativo para iphone.
O que: Broa Fly-In
Quando: de 22 a 24 de junho de 2012, das 9:00h às 18:00h
Onde: Rodovia Ayrton Senna, km 08 – entre Itirapina e São Carlos
VEJA TAMBÉM:
Por falar em eventos e apresentações, olha que interessante:
“Esquadrilha da Fumaça cancela apresentações nos EUA devido a cortes no orçamento
Fernando Valduga
A EAA (Experimental Aircraft Association) foi informada pela Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira, que a sua primeira aparição no AirVenture, programada para julho de 2012 em Oshkosh, além de outros dois shows aéreos norte-americanos, foram cancelados por causa de cortes orçamentários no Brasil.
A equipe brasileira também cancelou as apresentações em Julho nos shows aéreos em Dayton e Willoughby, Ohio…”
Fonte: Notimp do site FAB
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?datan=22/06/2012&page=mostra_notimpol
Saudações
Caro profjulioribeiro
Parte do assunto lá no Broa Fly-In é esse mesmo. Corte de verbas e redução das horas de voo. (Como se a FAB voasse muito).
Será que não tema ver com a não aparição dos Thunderbirds por aqui, no aniversário da EDA? Afinal, que eu me lembre nós fomos lá em um dos aniversários deles.
Caro Clésio Luiz, aplicando o princípio da navalha de Ockham, “a explicação mais simples é a correta”, creio que a falta de verba é mais provavel.
Os Thunder estiveram em cumbica em 1954 vieram de F84 H ouG e por diversas vezes na apresentação romperam a barreira do som nos mergulhos eu vivi aquilo era criança fui com meu pai,depois vieram em SJC com F4 foi demais ,inesquecivel,e agora apesar das grosserias do GF mandaram 2 F18 ta bom demais para quem não merece tanta gentileza.
Visto que o governo esta cortando horas de voo, estamos caminhando para o FX? . Mas gostaria de ver a opinião dos colegas na formação de um plano B para o FX2, como a marinha fez com a compra de 3 novos navios.
Abraços a todos
off topic, mas ainda dentro da questão da “falta de verba” ou “falta de vergonha dos governantes”:
“VANT da Polícia Federal está parado há quatro meses”
http://www.cavok.com.br/blog/?p=51689
Saudações…
Aproveitando a carona do FX2 e de quem entende.
Por que a India vai pagar 12 bilhões e dolares por 128 Rafale e o Brasil tem de pagar 10 bilhões de dolares por apenas 36 aviões se escolher o Rafale ?
E mais por que somente 36 aviões e não 128 como a India ?
Ora, Marcos… E a Arábia Saudita que levou 84 F-15 por US$ 11 Bi…