Saab flygdag 2012
Nos dias 2 e 3 de junho de 2012, a Saab comemorou seu aniversário de criação de 75 anos, juntamento com o aniversário de 100 anos da Aviação Militar da Suécia. A comemoração foi realizada no aeródromo de Malmen, em Linköping, e os aviões presentes ao evento relembraram a história da indústria aeronáutica sueca.
FOTOS: Fredrik Kadesjö, Magnus Hedlund, Anette Holmberg e outros
Cinco gerações de caça
Tunnan
Lansen
Draken
Viggen
Gripen
e um jato de treinamento
Saab 105
Já numa grande potência ao Sul do Equador… nada!!!!
Já escrevi uma outra vez: acho interessante como o perfil esguio do Gripen se assemelha muito mais, na minha opinião, com o perfil do Draken ao invés do Viggen (que por seu lado tem os canards para se assemelhar como Gripen). O Viggen é bem “bojudo”, ao contrário de seu irmão mais velho e seu irmão mais novo.
Na foto do alto, ressalta-se também o tamanho do Lansen.
Raça forte. Pedigree.
A primeira foto é Linda Demais!!!
Como tem esses shows na UE… e aqui a gente com uns F-18 na ADA já entra em delírio, imagina esses shows europeus com spitfires, P-51’s, corsair’s.. ainda vou em um desses! 😛
P.S: Na quarta foto o Viggen tá a cara do F-4 !!! 😉
O Saab Lansen ( com o número 20) é o meu preferido… 😉
Esse Lansen está impecável, é notável o inusitado speed brake aberto na fuselagem.
É a tradição.
Não é para qualquer um. Mas é para quem quer e pode.
Lansen está lindo e o Tunnan é a cara do desenho proposto para o Focke-Wulf Ta 183.
Caras, nunca achei o Viggen bonito, mas nessas fotos ele está espetacular. Virou papel de parede.
OFF TOPIC, ou não tanto Parts row delays delivery of 6 Saab aircraft Published: 9/06/2012 at 03:12 The delivery of six more Saab aircraft from Sweden has been delayed, a Royal Thai Air Force source said yesterday. The delivery of the six Saab 340 AEW airborne early warning aircraft was set for last Tuesday at Don Muang military air base with the ceremony to welcome them scheduled for last Wednesday at Wing 7 in Surat Thani. But this has now been put off because an American parts supplier has refused to sell some key products to the Swedish manufacturer for… Read more »
Eu sempre gostei das engenhosas soluções da Saab, tais como o canard (o 1º em caças?) e o reverso (o único em caças?) do Viggen; o speed brake do Lansen, muito bem apontado pelo Roberto F Santana; o desing “ponta de lança” do Draken; a cobertura do trem de pouso do avião a hélice da última foto, que não sei o nome…
Nossa! Como é bom ver dois dos aviões que curto voarem juntos! O Tonel voador e o mais belo dos caças, o Draken!
O Viggen poderia ter sido um super caça, não fosse a submotorização dele e a falta de FBW. Talvez a segunda tenha sido a grande responsável por ele não ter sido “grande”…mas é um lindo caça.
Dinastia Sueca 🙂
Espero que não pare no Gripen e no futuro tenhamos o FS2025 se concretizando.
[]’s
Belas fotos. Belos aviões.
E um belo tapa na cara daqueles que denigrem a SAAB e os suecos, dizendo que o Gripen E/F é um avião de papel, que é uma aposta arriscada.
A SAAB não começou a fazer aviões a jato ontem. Na verdade, já faz mais de sessenta anos que o fazem.
Estão aí estas obras-primas da engenharia voando para confirmar.
Eu cheguei a conclusão que é um problema de vizinhança, essa nossa aqui, nunca vai motivar maiores preocupações; apesar de uma presepada ou outra que nos aprontem.
A solução seria mudarmos o Brasil ou p/ a Ásia, de preferência bem pertinho da China, ou então qndo aquele espaço que hoje se chama “Irã” estiver vago, podemos ocupa-lo.
Quem sabe daí, a percepção muda.
No mais, qndo olho tanto p/ o “Draken” e em especial p/ o “Viggen”, me pergunto:
Prá que é mesmo, que compramos esses Mirages???
Mauricio R. disse:
10 de junho de 2012 às 6:40
Maurício, “qndo aquele espaço que hoje se chama “Irã” estiver vago” ele vai continuar vago pelos próximos, digamos, dois ou três bilhões de anos.
É o tempo que o plutônio demora para se decompor. 😉
Groo
Na verdade o J29 Tunnan é a cara do Messerschmidt P.1011, que depois evoluiu para Bell X-5. O próprio conceito do P.1011 resultou no F-86 Sabre.
É engenhoso o sistema do trem de pouso principal do Viggen.