Fumaça 60 anos: Hornet ou Super Hornet?
Diferenciar um Hornet de um Super Hornet para um especialista em aviação militar pode parecer algo trivial, mas para os oficiais de sinalização de pouso (LSO) da US Navy esta não era uma questão tão simples assim.
Embora sejam aeronaves distintas, o Hornet e o Super Hornet apresentam um formato externo muito semelhante. Durante os pousos a bordo de porta-aviões, dependendo da distância, fica difícil distinguir um do outro.
É interessante observar que esta confusão também ocorria entre o A-6 Intruder e o EA-6B Prowler. Mas no caso das duas aeronaves da Grumman, um símbolo de radiação bem no centro do nariz do Prowler foi pintado para distingui-lo do seu irmão mais velho.
Para diferenciar as duas aeronaves, a Boeing instalou um dispositivo na perna do trem de pouso do nariz do Super Hornet, um dos poucos componentes realmente comuns aos dois aviões. Localizado logo abaixo e um pouco para a esquerda do farol do trem existe uma pequena caixa retangular branca com três luzes. Este dispositivo não existe no “Legacy Hornet”.
É interessante observar que esta confusão também ocorria entre o A-6 Intruder e o EA-6B Prowler.
Agora que você já sabe distinguir ambos durante uma aproximação, qual é a resposta para a pergunta do título, considerando a imagem de cima?
Vou de Hornet!
Abc
É Hornet.
Ou vou ter que ir no oftalmologista?
Sim, é um Hornet canadense.
Pra mim é Hornet! Tá mais fácil identificar pelas tomadas de ar redondas do que pelo farol do trem de pouso.
CF-18 Hornet: as “pernocas” são mais finas e abertas.
Realmente só se especializando, pois com o farol acionado e as luzes guia de pouso acionadas, como o especialista vai enxerga-las, num pouso noturno? Só desligando o farol, ou talves por outro meio eletrônico. Em uma menção feita por vocês nos AF-4, o trio de luzes ficam nas asas. No Rafale naval, tambem é algo próximo do SH. Um farol do lado e a “caixa” ao lado, mas no normal, são dois faróis, fora o trem de pouso bem diferentes.