Saab esclarece e corrige informações de matéria do Poder Aéreo sobre o Gripen
Aeronave Gripen que cumpria a missão de demonstrador da nova geração do caça continuará voando sob a denominação 39-7, mas agora numa terceira fase, de certificação – A esta aeronave deverá se reunir, no programa de testes, o novo exemplar 39-8, que está em fase de projeto
Na terça-feira, 22 de maio, o Poder Aéreo publicou matéria a respeito da evolução do programa da nova geração do caça sueco Gripen (versões E/F), cujas informações foram fruto de conversa com o diretor de Marketing da Saab para a campanha do Gripen no Brasil, Andrew Wilkinson, realizada no evento de comemoração de 1 ano do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), na quinta-feira anterior.
A assessoria da Saab entrou em contato conosco para corrigir algumas informações equivocadas que publicamos, colocando hoje novamente o diretor Wilkinson em contato com o editor da matéria original (clique na imagem ao lado para acessá-la), para esclarecer e corrigir pontos importantes.
Segundo Wilkinson, o demonstrador da nova geração do Gripen participou de duas fases de demonstração, a primeira envolvendo principalmente o novo tanque de combustível interno combinado ao reposicionamento do trem de pouso, e a segunda fase relativa aos novos sistemas de radar, SATCOM (comunicação por satélite) e RWR (receptor de alerta radar). A fase de demonstração foi finalizada e a aeronave, que recebeu a denominação 39-7, entrou para a fase de certificação, dentro do programa de desenvolvimento das novas versões do caça sueco.
Assim, o código 39-7 não denomina uma nova aeronave de testes, e sim o próprio avião que antes cumpria o papel de demonstrador e que, agora, entra para a fase de certificação do programa da nova geração do Gripen.
Nesta nova fase, o 39-7 deverá receber a nova versão do radar AESA, conforme já noticiado, para iniciar a campanha de certificação do radar, dos aviônicos e do sistema IRST (busca e acompanhamento por infravermelho). Uma nova aeronave, denominada 39-8 e nova de fábrica, deverá se juntar à campanha para a certificação de outros itens que compõem a nova geração do caça, como as novas asas e outras mudanças estruturais que foram demonstradas nas fases anteriores. Segundo as informações corrigidas trazidas por Wilkinson, a aeronave 39-8 encontra-se atualmente em projeto, e não em produção, e a data de sua finalização e primeiro voo ainda deverá ser divulgada.
Assim, a informação sobre os voos de teste da nova fase de certificação do programa, a serem realizados nos próximos meses conforme divulgado na matéria anterior, refere-se ao avião 39-7 que já participou das fases anteriores do programa e não a uma aeronave nova de fábrica.
Demais informações trazidas pela matéria, como as negociações envolvendo a aquisição de aeronaves Gripen E/F de série pela Suécia e pela Suíça, assim como as modificações já cumpridas e demonstradas em relação à versão anterior, não receberam correções por parte da Saab.
Como compromisso do Poder Aéreo com a qualidade da informação trazida aos nossos leitores, ao invés de somente divulgar uma errata junto à matéria citada estamos divulgando as correções nesta nova matéria, com o mesmo destaque da reportagem anterior. Agradecemos ao diretor Andrew Wilkinson e à assessoria da Saab (Gaspar & Associados) pela disponibilidade em prestar os esclarecimentos.