Selex Galileo está perto de entregar novo radar Raven ES-05 AESA do Gripen

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Segundo notícias divulgadas pelos sites Flight Global e Aviation Week, faltam poucas semanas para que a nova versão do Raven ES-05 seja entregue à Saab para integração no demonstrador do Gripen E/F

Notícia divulgada pelo site Flight Global na terça-feira, 22 de maio, informa que a nova versão do radar AESA (varredura eletrônica ativa) Raven ES-05 está na fase final de testes nas instalações da Selex Galileo em Edinburgh, na Escócia. O equipamento deverá ser exposto juntamente com o Gripen no Farnborough air show, em julho.

Bob Mason, vice-presidente senior de marketing e vendas da Selex Galileo, afirmou: “Nós iniciaremos os voos de teste de desenvolvimento após Farnborough.” O equipamento também vai apoiar a avaliação do mais recente padrão AESA pelos pilotos da Força Aérea Suíça e da Armasuisse, a agência suíça de compras de defesa, no segundo semestre deste ano. Os suíços estão negociando uma aquisição de 22 aeronaves Gripen E/F, após uma decisão tomada de selecionar o caça da sueca Saab em novembro de 2011.

Segundo Mason, espera-se que a Suécia também adquira o sensor como parte de suas próximas compras de Gripen ou para modernizações de suas aeronaves do tipo já em serviço: “Será (uma compra) muito mais substancial do que os 22 aviões para os suíços”, disse o executivo.

Outro elemento da próxima evolução do caça sueco também está em avançada fase de desenvolvimento. Trata-se do sensor de busca e acompanhameno infravermelho Skyward-G, cuja entrega para testes é esperada entre o final deste ano e o início de 2013. A Selex Galileo também planeja oferecer versões do equipamento montadas em pods, para integração a outros modelos de aeronave.

Matéria do site Aviation Week, divulgada um dia antes, trouxe mais informações a respeito. Segundo a reportagem, o Raven ES-05 AESA entrará em testes no Gripen na segunda metade do ano, e que a Suíça e a Suécia estão tentando conciliar seus planos de aquisição da nova geração do Gripen para uma compra combinada de mais de 80 aeronaves. No atual cronograma, esse radar móvel poderá “aumentar seu campo de visão”, sendo colocado em operação por volta de 2018.

Enquanto isso, prossegue o desenvolvimento do Euroradar Captor-E AESA para o Eurofighter Typhoon

A reportagem do site Aviation Week também traz a informação de que a empresa, como parte do consórcio Euroradar que desenvolve o sensor Captor-E AESA para o Eurofighter Typhoon, espera entregar o primeiro exemplar de radar AESA para a campanha de testes no Typhoon no segundo trimestre de 2013. O primeiro voo de testes da aeronave com o equipamento está planejado para o mesmo ano. Segundo Mason, o “hardware” para a primeira versão do radar para testes de voo “está agora sendo reunido”. Os parceiros do Euroradar concordaram num conceito em que a Cassidian integrará o sistema e a Selex Galileo fornecerá os módulos de transmissão e recepção.

A matéria destaca, porém, que os clientes do Typhoon têm se mostrados vagarosos na hora de apoiar o programa AESA, ainda que diversos deles tenham expressado interesse na tecnologia. Isso deixou para a indústria o financiamento da maior parte do trabalho. Um contrato com respaldo governamental é esperado para o ano que vem, apesar de não se saber quais países vão assinar. Por exemplo, o Reino Unido anunciou recentemente que futuras modernizações do Typhoon são parte de seu plano de gastos de longo prazo.

A reportagem do site Flight Global destaca, a esse respeito, que o projeto do novo radar mantém um processador e receptor aprimorado do Captor-M (de varredura mecânica), porém acrescenta uma nova antena e um reposicionador que aumenta o campo de busca em aproximadamente 100 graus. Bob Mason afirmou, sobre o radar, que “o ganho em desempenho supera qualquer problema menor que possa aver em degradação no tempo entre falhas.”

Um contrato de produção pode ser assinado em meados de 2013, com entregas começando por volta de 2015. O Captor-E estará disponível como uma opção para os Typhoons Tranche 3A a serem montados para a Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido, e também como uma opção de modernização de aeronaves Tranche 2 desses países e da Arábia Saudita. O radar também está sendo oferecido para clientes de exportação em potencial, incluindo a Malásia e os Emirados Árabes Unidos.

Empresa também está mirando contratos nos Estados Unidos

Ainda segundo a matéria do site Aviation Week, a Selex Galileo está visando no curto prazo contratos nos Estados Unidos. O mais avançado refere-se a radares AESA sendo testados operacionamente pela “U.S. Customs and Border Protection”. A agência norte-americana, porém, não revelou quantos radares Vixen 500 deverá comprar para seus jatos executivos para substituir os APG-66 que equipam as aeronaves.

A Selex Galileo também estaria, segundo a reportagem, buscando vender radares Grifo para os F-5 utilizados nos Estados Unidos na função “aggressor”, além de manter discussões com a TAI turca para o uso do radar em caças F-16.

FONTES: Flight Global e Aviation Week (compilação, tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

IMAGEM DE BAIXO: Eurofighter

Colaborou: Ivan

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