Fumaça 60 anos: a vez do transporte
Nem só de acrobacias e pós-combustão em excesso viveu a Academia da Força Aérea (AFA) durante as comemorações dos 60 anos da “Esquadrilha da Fumaça” (EDA – Esquadrão de Demonstração Aérea). A Aviação de Transporte compareceu como sempre, tanto em exposições estáticas como no ar.
E não era apenas a aviação de transporte da FAB que estava presente. Logo no início do dia 12, um CC-130J da RCAF (Royal Canadian Air Force) foi a segunda aeronave a decolar para o público naquela fria e chuvosa manhã.
O “J” é a última variante de uma longa linhagem de aviões de transporte projetados e construídos pela Lockheed. Embora o desenho como um todo pouco mudou (mantendo suas vantagens e desvantagens), externamente chama atenção os novos motores Rolls-Royce AE 2100D3 turboprop de 4,637 shp e as hélices tipo cimitarra de seis pás.
A RCAF possui 17 CC-130J recentemente adquiridos e muitos deles já foram empregados no Afeganistão em apoio às tropas da ISAF (International Security Assistance Force). O último dos 17 Hercules foi recebido na semana passada! Exatamente por operar em áreas como o Afeganistão, estes aviões estão equipados com uma suíte completa de sistemas defensivos como MAWS (Missile Approach Warning System), RWR (radar warning receiver) e contramedidas. Algumas das antenas podem ser vistas ampliando-se as fotos acima e abaixo.
–
A Aviação de Transporte da FAB
–
Além do Hercules canadense, aeronaves da V FAe (uma das quatro grandes unidades do COMGAR, responsável pela Aviação de Transporte e Reabastecimento Aéreo da FAB) estiveram presentes ao evento. Ainda antes da decolagem do Hercules, decolou um C-99 com as cores do GTE (Grupo de Transporte Especial), mas a forte chuva não permitiu que tirássemos uma boa foto da aeronave.
Logo após a decolagem do Hercules canadense, ainda sob chuva intensa, chegou um C-99A (FAB 2524) do 1º/2º GT trazendo convidados para festa dos 60 anos da “Fumaça”.
No estacionamento da AFA estava um C-105A Amazonas do 1º/15º GAv (Esquadrão Onça, baseado em Campo Grande-MS) e mais para a metade do dia, quando o tempo melhorou, ele decolou para a apresentação da equipe de paraquedismo.
Também estiveram presentes ao evento um C-98 Caravan da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr) e um C-97 Brasília do 4º ETA. Pudemos fotografar o C-97 pousando (veja entre as imagens abaixo) bem na cabeceira das pistas principais da AFA, local de onde também fotografamos a decolagem do C-105 Amazonas, das fotos acima.
Ao final do evento, no dia 13 (domingo), o CC-130J canadense decolou mais uma vez, mostrando suas belas linhas em passagens rápidas e lentas sobre a pista. Após o pouso, um dos tripulantes exibiu a bandeira brasileira para o público da AFA, enquanto o quadrimotor taxiava de volta ao pátio.
Fiquem atentos! Nos próximos dias, continuaremos trazendo mais matérias contando o que aconteceu no aniversário do EDA e trazendo mais fotos.
VEJA TAMBÉM:
- Fumaça 60 anos: caças da FAB no solo e no céu de Pirassununga
- Fumaça 60 anos: público conhece o P-3AM pela primeira vez
- Fumaça 60 anos: um floco de neve intrigante
- Fumaça 60 anos: o homem que domou o Super Hornet
- Fumaça 60 anos: conheça os Super Hornets que vieram ao Brasil
- Fumaça 60 anos: um ex-’Silent Hornet’ no Brasil?
- Fumaça 60 anos: meu nome é Hornet, Super Hornet
- Fumaça 60 anos: meu nome é Hornet, CF-188 Hornet
- Fumaça 60 anos: the show must go on!